Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Ícones Negros

Certamente você já deve ter ouvido falar em Barack Obama, Pelé, Nelson Mandela e Machado de Assis, não é mesmo? Esses são alguns dos ícones negros que fizeram história pelo mundo. Mostraram a muitos negros que é possível conquistar aquilo que mais anseiam. Apesar de o racismo não ser algo extinto, essas pessoas são os maiores exemplos de que a cor da pele não é nada comparado ao tamanho dos nossos sonhos, e que pessoas negras podem conquistar as mesmas coisas que as pessoas brancas. A cada ano que passa, parece que a intolerância aumenta, mas ficar calado não é a melhor solução para destruir o preconceito. Preparamos grandes histórias de ícones negros que irão te motivar e inspirar. Conheça!

Angela Davis

Angela Davis, nascida em 1944, é uma acadêmica, ativista e autora renomada, cujo impacto na luta por justiça social e igualdade é imensurável. Sua dedicação à luta contra o racismo, sexismo e injustiça sistêmica a tornou uma figura emblemática. Conhecida por seu ativismo pelos direitos civis nos anos 60 e 70, Angela destacou-se por sua defesa das prisioneiras e pela abolição do complexo industrial prisional. Sua influência ultrapassa fronteiras, continuando a inspirar gerações de ativistas na busca por um mundo mais igualitário.


Copiar
Compartilhar
Oprah

Oprah Winfrey, nascida em 1954, é uma apresentadora, atriz, produtora e filantropa cujo impacto transcende o entretenimento. Como uma das personalidades mais influentes da mídia, Oprah usou sua plataforma para destacar questões sociais, empoderar minorias e promover a literatura e a educação. Sua dedicação à representatividade negra e ao avanço das mulheres fez dela uma voz poderosa. Fundadora da Oprah Winfrey Leadership Academy, seu legado é marcado por sua capacidade de inspirar e transformar vidas, oferecendo esperança e oportunidades a muitos.


Copiar
Compartilhar
Ta-Nehisi Coates

Considerado um dos mais proeminentes jornalistas e escritores de sua geração, Coates nasceu em Baltimore, nos Estados Unidos, em 30 de setembro de 1975. Ele se notabilizou por ser correspondente da revista The Atlantic, escrevendo, sobretudo, sobre questões relacionadas a racismo e a desigualdade social. Além de ter trabalhado para muitas outras revistas e jornais, como o The New York Times, Coates publicou três livros de não ficção, além de um romance ficcional. Ele também escreveu os roteiros séries de histórias em quadrinhos dos personagens Pantera Negra e Capitão América para a Marvel Comics.


Copiar
Compartilhar
Combata o racismo com as músicas dessa playlist!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Desmond Tutu

O sul-africano Desmond Tutu, nascido na cidade de Transvaal, em 7 de outubro de 1931, foi o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo da Cidade do Cabo e foi o líder da Igreja Católica na África do Sul, entre 1986 e 1996. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984, em reconhecimento à sua luta contra o regime racista do Apartheid, que reinava sobre a África do Sul. Foi um grande parceiro de Nelson Mandela e se notabilizou por causa de seus pensamentos a respeito da paz, da harmonia, do perdão e das boas relações entre as pessoas, sendo considerado uma figura central do movimento negro no século passado.


Copiar
Compartilhar
Chadwick Boseman Ator, diretor e roteirista Chadwick Boseman na Comic Con de San Diego, 2017.

Chadwick Aaron Boseman nasceu nos Estados Unidos, em novembro de 1976. Ele interpretou muitos personagens na TV e no cinema, inclusive James Brown, outro ícone negro. Ganhou notoriedade como Pantera Negra, franquia da Marvel para a telona. Faleceu em agosto de 2020, vítima de câncer colorretal, após uma luta de quatro anos. Foi uma voz de igualdade racial e a sua figura renovou a autoconfiança na população negra. Uma perda que causou comoção mundial.


Copiar
Compartilhar
Stela do Patrocínio Poetisa

Stela do Patrocínio (1941-1997) foi uma poetisa brasileira. Esquizofrênica, passou grande parte da vida internada na Colônia Juliano Moreira. Por utilizar frases extremamente poéticas ao se comunicar, Stela se diferenciava dos outros internos. Suas poesias orais foram registradas em fita cassete e, posteriormente, transcritas e publicadas no livro “Reino dos bichos e dos animais é o meu nome”. Em 2005, suas poesias foram transformadas em ópera.


Copiar
Compartilhar
 
Martin Luther King Jr. Pastor e ativista Martin Luther King Jr. à frente de avião.

Luther King foi o mais famoso dos ativistas que lutou pela pró-igualdade racial dos Estados Unidos. Pastor da Igreja Batista, Martin palestrou e discursou por todo o território americano sempre pregando a igualdade e o ativismo pacífico. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. O seu assassinato ocorreu momentos antes de uma marcha em um hotel em Memphis no dia 4 de abril de 1968.

Conheça a história de Martin Luther King
Copiar
Compartilhar
Stevie Wonder Cantor, compositor e ativista de causas humanitárias e sociais Stevie Wonder sorri.

Stevland Hardaway Morris nasceu nos Estados Unidos, em maio de 1950, e ficou cego seis semanas depois. Aprendeu a tocar e a cantar ainda criança. Faz sucesso desde os 11 anos de idade, tendo composto 30 músicas a alcançar o top ten da Billboard. Ganhou 25 Grammy Awards, um Oscar de melhor canção original, em 1985, e muitos outros prêmios. Wonder tem voz ativa e apoia causas humanitárias no mundo todo. Inspirou músicos como Michael Jackson e Prince.


Copiar
Compartilhar
Malcolm X Ativista Malcolm X.

Malcolm Little ficou órfão aos 6 anos e passou a adolescência em orfanatos e internatos. Junto com Martin Luther King Jr., representa a luta antissegregacionista americana. Ao contrário de Luther King, Malcolm defendia que os negros deveriam responder com hostilidade à violência imposta pelos brancos. Foi assassinado com 13 tiros, em 1965, enquanto discursava.

Orgulho negro! Traga reflexão para seu dia com frases de Malcolm X
Copiar
Compartilhar
James Baldwin Escritor James Baldwin sorrindo.

James Arthur Baldwin (1924-1987) foi um romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico social estadunidense. As obras de Baldwin exploram temas como homossexualidade, racismo e questões existenciais nas sociedades ocidentais, em especial nos Estados Unidos. Neto de um escravo, Baldwin viu na literatura uma forma de denunciar as mazelas sociais daqueles que, assim como ele, eram deixados à margem do sonho americano.


Copiar
Compartilhar
Bob Marley Cantor Bob Marley em concerto.

Símbolo da cultura reggae e rastafári, Bob Marley é uma das personalidades mais conhecidas do mundo. Vendeu mais de 75 milhões de discos e é considerado o maior artista do Terceiro Mundo, países de extrema pobreza e esquecidos pelo mundo. Bob Marley sempre passou uma mensagem de paz, amor e comunhão em suas músicas.

Saiba mais sobre Bob Marley!
Copiar
Compartilhar
Machado de Assis Escritor Machado de Assis.

Considerado como o maior escritor da literatura nacional, Machado de Assis, que mal estudou e nunca fez universidade, escreveu com maestria em todos os gêneros literários. Viveu durante a época da Proclamação da República e foi ávido comentador dos fatos. Junto aos outros colegas autores, fundou e foi o 1º presidente da Academia Brasileira de Letras.

Confira as grandes obras de Machado de Assis!
Copiar
Compartilhar
Nelson Mandela Ativista e Presidente da África do Sul Nelson Mandela.

Ganhador do Nobel da Paz, em 1993, Nelson Mandela foi o mais poderoso símbolo da luta contra o Apartheid, o regime segregacionista na África do Sul. Conhecido como Pai da Pátria em seu país, Mandela foi presidente da África do Sul por 5 anos, de 1994 a 1999. Para alcançar esse posto, símbolo da igualdade democrática, Nelson Mandela passou 3 décadas na prisão por "praticar terrorismo contra o regime Apartheid".

Entenda mais sobre o Dia Internacional de Nelson Mandela
Copiar
Compartilhar
Rosa Parks Costureira e ativista Rosa Parks sorrindo.

Rosa Parks foi a personagem principal do ato que marcou o início da luta antissegregacionista nos Estados Unidos. Em dezembro de 1955, Rosa recusou-se a ceder seu lugar num ônibus para uma pessoa branca e foi expulsa do veículo. A partir daí, iniciou-se o Boicote aos ônibus de Montgomery e muitas outras ações pró-igualdade em solo americano.


Copiar
Compartilhar
Joaquim Barbosa Presidente do STF Joaquim Barbosa.

Joaquim Barbosa nasceu em uma família pobre em Minas Gerais e, aos 16 anos, foi sozinho para a Brasília tentar a vida. Hoje, mais de 40 anos depois, é fluente em francês, inglês, alemão e espanhol, tem mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris, foi Oficial de Chancelaria no Itamaraty e o primeiro negro a assumir o posto de presidente do Supremo Tribunal Federal.

Veja a biografia de Joaquim Barbosa
Copiar
Compartilhar
Pelé Jogador de Futebol Pelé sorrindo e olhando para o lado

Considerado por grande parte do público brasileiro e internacional como o maior e melhor jogador de futebol de todos os tempos, Pelé acumulou títulos durante sua carreira no Santos Futebol Clube, New York Cosmos e a Seleção Brasileira. É considerado pela FIFA como o Melhor Jogador de Futebol do Século XX.

Recorde algumas frases de Pelé, o Rei do Futebol!
Copiar
Compartilhar
Charles Drew Médico e Cientista Mural do Doutor Charles R. Drew no Campus Educacional / Escola Intermediária Charles Richard Drew no Bronx, NY

O Dr. Charles Richard Drew foi um médico e pesquisador norte-americano que fez pesquisas no campo das transfusões e armazenamento sanguíneo no início da Segunda Guerra Mundial. Charles Drew protestou contra a segregação racial na doação de sangue e deu contribuições que são usadas até os tempos atuais.


Copiar
Compartilhar
Michael Jackson Cantor Michael Jackson em concerto na Dangerous World Tour, 1993.

O Rei do Pop, tanto em carreira solo quanto em sua infância com os irmãos no Jackson 5, abriu caminho para os cantores e artistas negros na mídia norte-americana e mundial. Michael teve a pele de sua cor alterada por conta da doença vitiligo, em que altera a pigmentação da pele, mas sempre manteve o orgulho de ser negro.

Descubra a história de vida do eterno Rei do Pop, Michael Jackson!
Copiar
Compartilhar
Barack Obama Presidente dos EUA Barack Obama usando roupas sociais e conversando com alguém em sua frente

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2009, Barack Obama foi o primeiro negro eleito à presidência da República dos Estados Unidos. Antes disso, Obama conquistou uma carreira singular, sendo nesse ínterim o único senador negro representando a legislatura.

Aprecie a representatividade no cinema com esses filmes de diretores negros
Copiar
Compartilhar
Ray Charles Cantor Ray Charles em concerto.

Ray Charles é um dos cantores negros de maior sucesso. Considerado pela revista Rolling Stone como o 2º maior cantor de todos os tempos, Ray, que também era cego e tocava piano, sempre se recusou a cantar em estabelecimentos somente para brancos.


Copiar
Compartilhar
Jesse Owens Atleta Jesse Owens em salto.

Jesse Owens ganhou espaço na mídia nas Olimpíadas de Berlim, em 1936. Vencedor de 4 medalhas de ouro nas provas de atletismo, Owens não foi cumprimentado pelo líder nazista Adolf Hitler, muito menos pelo presidente de seu próprio país Franklin Roosevelt, apenas por um motivo: ser negro.

Quais foram os negros mais influentes da história?
Copiar
Compartilhar
Muhammad Ali Pugilista Muhammad Ali ao lado de outro homem.

Eleito pela renomada revista esportiva Sports Illustrated, em 1999, como o "Desportista do Século". O americano Muhammad Ali ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e tem em seu nome o incrível cartel de 57 vitórias e somente 5 derrotas na carreira. Encerrou sua carreira em 1981, quando ainda era Campeão Mundial dos Pesos-Pesados.


Copiar
Compartilhar
Zumbi dos Palmares Líder quilombola Busto Zumbi dos Palmares em Brasília.

Zumbi é um ícone da resistência negra à escravidão no Brasil. Em meados de 1670, passou a liderar o Quilombo dos Palmares, reunião de negros resistentes ao trabalho forçado. Conhecido como Zumbi dos Palmares por liderar o quilombo que carregava o mesmo nome, Zumbi foi morto em 1696 e teve sua cabeça exposta no estado de Pernambuco.

Reflita em mensagens sobre o Dia da Consciência Negra
Copiar
Compartilhar
fechar