Origem do Ovo de Páscoa
Difícil achar alguém que não goste de Ovo de Páscoa e para quem quiser saber de onde veio, aqui temos a história completa desta gostosura de chocolate!
PáscoaQue a Páscoa simboliza a ressurreição de Cristo todo mundo já sabe, e que ela serve como um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo, também.
Mas você já parou para pensar de onde vem toda a comemoração? O hábito de se presentear as pessoas com ovos de chocolate?
Eis que agora respondemos essas perguntas para você. Confira!
CopiarCompartilhar
ComeçoTudo começou na China, no dia 15 de abril, na Festa da Primavera. Os chineses embrulhavam os ovos naturais com cascas de cebola e os cozinhavam com beterraba. Após o cozimento, os ovos ganhavam desenhos mosqueados na casca, um belo ornamento para ser oferecido como presente. Esse costume alcançou o Egito, sendo adotado pelos cristãos, que consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição de Cristo. Mas foi somente no século XVIII, que a Igreja Católica adotou-o oficialmente como o símbolo da Páscoa.
CopiarCompartilhar
PaísesEm casa local, a Páscoa tem uma simbologia, e o ovo também. Conheça alguns:
CopiarCompartilhar
Estados UnidosA caça ao ovo de Páscoa tornou-se uma tradição nos Estados Unidos. Os ovos são cozidos e pintados com as mais diversas cores, em seguida, são escondidos para que as crianças os encontrem.
CopiarCompartilhar
ChocolateMas afinal, quando foi que o ovo de chocolate realmente surgiu?
Foram os culinaristas franceses que tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate, como uma forma atraente e deliciosa.
CopiarCompartilhar
SubstituiçãoEntão os ovos naturais foram substituídos pelos famosos e atuais ovos de chocolate. E para isso, existem duas histórias diferentes. A primeira conta que que a Igreja Católica proibia, durante a Quaresma, a alimentação que incluísse ovos, carne e derivados de leite. Já a segunda, afirma que na Idade Média, a bênção de ovos, durante a missa, antes de entregá-los aos fiéis era bastante comum.
CopiarCompartilhar
BulgáriaOs búlgaros colorem ovos cozidos, na Quinta-Feira Santa, após serem abençoados na missa. Em seguida, eles presenteiam-se os amigos turcos da família, que se sentem muito honrados e retribuem com dinheiro. Por tradição, os ovos são quebrados após a missa da meia-noite.
CopiarCompartilhar
Final FelizPor fim, todos acabam se divertindo e engordando alguns quilinhos na Páscoa. Além de celebrarmos a ressurreição de Cristo, praticamos mais ainda o amor, o carinho e a comunhão.
CopiarCompartilhar