Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Livro Judas - Bíblia online sagrada

Trabalhar a fé é uma ação muito importante e que deve ser levada a sério pelos cristãos. Não só porque é assim que seguimos os ensinamentos do Senhor mas, também, porque é dessa forma que nos blindamos contra falsos profetas, apóstatas e outras pessoas de más intenções. É isso que é abordado no livro de Judas que, apesar de ser considerado breve, traz uma série de informações importantes para quem não quer cair em tentação. Ficou curioso e interessado? Aprenda, agora, mais detalhes sobre o seu significado, origem, resumo, curiosidades, em qual contexto ele foi desenvolvido e até mesmo indicações que vão te ajudar a se aprofundar nessa importante missão!

Direto ao ponto

Significado do nome Judas

Quem escreveu o livro de Judas?

Quando e onde foi escrito o livro de Judas?

Versículos populares de Judas

Resumo de Judas

Curiosidades sobre Judas

Livro Judas em áudio

Livro Judas em vídeo

Significado do nome Judas

De origem hebraica, o nome Judas vem da palavra "Yehudah", que significa "louvor e exaltação a Deus". Apesar de o termo ter ficado marcado na mente das pessoas pela traição do apóstolo Judas Iscariotes a Jesus, ele possui uma interpretação muito bela. Além disso, a epístola em questão trata de Judas Tadeu, também apóstolo do senhor e meio-irmão do filho de Deus. Sua obra é precedida por João e sucedida por Apocalipse, fazendo parte do Novo Testamento.


Copiar
Compartilhar

Capítulos do livro de Judas

O livro de Judas é composto por apenas um capítulo, que possui 25 versículos, sendo dividido em quatro partes: saudação (1-2), descrição do propósito da carta (3-4), denúncia de falsos cristãos e forças apóstatas (5-16) e, por fim, o encorajamento dos verdadeiros fiéis (17-25). Veja na íntegra.

Leia a Epístola de Sao Judas


Copiar
Compartilhar

Quem escreveu o livro de Judas?

O livro de Judas foi escrito por São Judas Tadeu, também conhecido pelos nomes de São Judas Apóstolo, Judas Lebeus, São Tadeu e Judas, irmão de Tiago. Não há nenhum tipo de dúvida referente à sua autoria porque, logo no primeiro versículo, ele se apresenta de forma bastante clara e direta. Essa é uma figura muito querida, tanto na época, sendo adorado pela Igreja, quanto atualmente, obtendo muito carinho dos fiéis.


Copiar
Compartilhar

Quando e onde foi escrito o livro de Judas?

Acredita-se que o livro de Judas tenha sido escrito entre 60 e 80 d.C., porém, é impossível ter mais exatidão do que essa estimativa. Também não se sabe com certeza qual foi o local em que o apóstolo desenvolveu sua carta, mas existem duas opções e suposições muito aceitas entre as pessoas e estudiosos: Palestina e Egito. De qualquer forma, o livro de Judas é considerado autêntico e não deixa de ser importante.


Copiar
Compartilhar

Versículos populares de Judas

Judas 1:3 'Judas 1:3: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.”' - Livro de Judas

“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.”


Copiar
Compartilhar
 
Judas 1:6 'Judas 1:6: “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”' - Livro de Judas

“E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;”


Copiar
Compartilhar
Judas 1:10

“Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.”


Copiar
Compartilhar
Judas 1:17-19

“Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.”


Copiar
Compartilhar
Judas 1:24-25 'Judas 1:24-25: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.”'

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.”


Copiar
Compartilhar

Livro Judas em áudio

Spotify ouça a música

Copiar
Compartilhar

Resumo de Judas

Saudação
Na primeira parte do livro de Judas, nos versículos 1 e 2, ele se apresenta a quem está lendo sua carta, saudando a todos os interessados pelas suas palavras cristãs.

Descrição do propósito da carta
Já nos versículos 3 e 4, que representam a segunda parte desta epístola, o apóstolo começa a se aprofundar no motivo pelo qual está enviando aquela carta, explicando que ela funciona, inclusive, como uma petição pela fé verdadeira.

Denúncia de falsos cristãos e forças apóstatas (5-16)
A partir do versículo 5 até o 16, Judas explica por que ele sentiu a necessidade de desenvolver aquela carta: infelizmente, falsos cristãos e forças apóstatas, ou seja, pessoas afastadas do Evangelho, estavam influenciando outras pessoas a desviarem de seu caminho de fé. Ele relembra castigos divinos passados que foram causados por essa desobediência e expõe quem não deve ser seguido também.

Encorajamento dos verdadeiros fiéis (17-23)
Por fim, na última parte deste livro, entre os versículos 17 e 23, o apóstolo incentiva os fiéis a seguirem em seu caminho de fé. Ele oferece conselhos e palavras encorajadoras para ajudar nesse momento cheio de provações pelo qual eles passavam.


Copiar
Compartilhar

Curiosidades sobre Judas

'Curiosidades sobre Judas: (1) Judas se identifica, em seu livro, como servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago. Ele não faz referência à sua relação próxima com o filho do Senhor, mesmo sendo seu meio-irmão, por conta de sua humildade e reverência; (2) O livro de Judas possui forte relação com o livro 2 Pedro. Acredita-se que, a depender da verdadeira cronologia, um tenha influenciado o outro.' - Livro de Judas

- Judas se identifica, em seu livro, como servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago. Ele não faz referência à sua relação próxima com o filho do Senhor, mesmo sendo seu meio-irmão, por conta de sua humildade e reverência.

- O livro de Judas possui forte relação com o livro 2 Pedro. Acredita-se que, a depender da verdadeira cronologia, um tenha influenciado o outro.

- Esse é o único livro bíblico que fala, diretamente, sobre o acontecimento da apostasia, denunciando os falsos profetas e problemas de fé da época.

- O apóstolo desenvolveu uma carta encíclica. Isso quer dizer que ela não foi enviada para uma Igreja ou pessoa em particular mas, sim, distribuída em diferentes locais para que cada vez mais pessoas ficassem cientes da situação cristã e lutassem pelo caminho de fé.

- Alguns assuntos abordados nessa epístola, como a briga pelo corpo de Moisés (versículo 9) e a profecia de Enoque (versículo 14), são abordadas somente por Judas e não são encontradas em nenhuma outra parte da Bíblia.


Copiar
Compartilhar

Livros sobre Judas

Montagem com livros sobre Judas em fundo branco.

1. "EPÍSTOLA DE JUDAS: A batalha pela fé", por Sinesio Santos
Essa obra faz parte da série "A Bíblia Sem Mistério" e busca esclarecer os principais pontos abordados por Judas em sua epístola. Para isso, o autor reforça a importância dessa carta bíblica e traz contextos históricos e religiosos para que se entenda melhor o momento em que ela foi desenvolvida e o papel que exerceu na época.

Veja este livro na Amazon

2. "Comentário do Novo Testamento - Epístolas de Pedro e Judas", por Simon Kistemaker
Tanto o livro de Judas quanto o de Pedro abordam temas similares e importantíssimos para a fé. Por isso, nessa obra, o autor busca fazer conexões entre ambas as epístolas e ensinar como os pregadores e, também, os estudiosos bíblicos podem fazer para entender mais sobre esses assuntos e compartilhá-los com outros seguidores cristãos.

Veja este livro na Amazon

3. "Epístola de Judas - uma interpretação exaustiva da carta - versículo por versículo: Condenando os falsos profetas", por Alefe Luís Pinto
O autor deste livro se debruça completamente sobre a epístola de Judas, detalhando e explicando cada versículo. Além disso, ele fala bastante, também, sobre os falsos profetas. Para isso, até mesmo faz paralelos entre Judas Tadeu, um grande seguidor da fé, e Judas Iscariotes, o traidor de Jesus Cristo, traçando ações para se seguir e ações para repudiar.

Veja este livro na Amazon

4. "Judas: um estudo dessa epístola", por Ailton Amorim Coutinho
Apesar de curto, o livro de Judas não só trata de um assunto importantíssimo para os fiéis como também faz referência a acontecimentos bíblicos marcantes. Nessa obra, o autor busca contextualizar sobre tudo o que é falado pelo apóstolo, trazendo informações interessantes para o leitor.

Veja este livro na Amazon

5. "Atos dos apóstatas - A Epístola de Judas e o combate aos falsos mestres", por Wesley Abdel Valério
Apesar de antigo, o livro de Judas ainda representa uma questão muito atual na vida do cristão moderno. Afinal, cada vez mais falsos profetas e apóstatas tentam desviar os cristãos de seu caminho iluminado. Nessa obra, o autor fala mais sobre as dificuldades que a Igreja enfrenta nesse sentido e como combater esses desafios.

Veja este livro na Amazon


Copiar
Compartilhar

Livro Judas em vídeo


Copiar
Compartilhar
fechar