Frases de Cecília Meireles
Um dos maiores nomes da história da literatura nacional. Além de poetisa, Cecília também foi pintora, professora e jornalista. Aprecie um pouco da genialidade desta grande mulher.
Aprendi com a primavera Cecília MeirelesAprendi com a primavera a me deixar cortar e a voltar sempre inteira.
CopiarCompartilhar
Curiosa Cecília MeirelesRecolhida, tímida, deslumbrada, me debruçava no mistério das palavras e do mundo. Queria saber, mas tinha imenso pudor de confessar minha ignorância.
CopiarCompartilhar
Cultura Cecília MeirelesCultura, para mim, é emoção sempre nova.
CopiarCompartilhar
Constantemente Cecília MeirelesVivo constantemente com fome de acertar. Sempre quase digo o que quero. Para transmitir, preciso saber.
CopiarCompartilhar
Vício Cecília MeirelesMeu vício é gostar de gente. Você acha que isso tem cura? Tenho tal amor pela criatura humana, em profundidade, que deve ser doença.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 7 de Novembro
Famosos que faleceram dia 9 de Novembro
Significado do nome Cecília
Bíblia Cecília MeirelesAcho linda a continuidade humana através da poesia. Só viajo com a Bíblia. A Bíblia é uma biblioteca. Tem tudo: história, poesia, religião. Já disse que, se tivesse que escolher o meu livro para uma ilha deserta, levaria a Bíblia.
CopiarCompartilhar
Houve um tempo Cecília MeirelesHouve um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém minha alma ficava completamente feliz.
CopiarCompartilhar
Eco Cecília MeirelesUma das coisas que mais me encantavam em minha vida de infância era o eco que vivia em casa de minha avó. Eu vivia procurando o meu eco.
CopiarCompartilhar
Esperar Cecília MeirelesNunca esperei por momento algum na vida. Vou vivendo todos os momentos da melhor maneira que posso.
CopiarCompartilhar
Educação Cecília MeirelesEducação, para mim; é botar, dentro do indivíduo, além do esqueleto de ossos que já possui, uma estrutura de sentimentos, um esqueleto emocional. O entendimento na base do amor.
CopiarCompartilhar
Minha memória Cecília MeirelesTudo isso vem a minha memória, como visitantes inesperados.
CopiarCompartilhar
Não consegui entender Cecília MeirelesNão sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranqüilo. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.
CopiarCompartilhar
Maior Pena Cecília MeirelesA maior pena que eu tenho, não é de me ver morrendo, mas de saber quem me mata.
CopiarCompartilhar
Antes de meu nascimento Cecília MeirelesTodos morreram antes de meu nascimento. E minha mãe se foi quando eu tinha apenas três anos. Fui criada por minha avó materna, Jacinta Garcia Benevides, nascida nos Açores, Ilha de São Miguel.
CopiarCompartilhar
Pequeno gesto Cecília MeirelesBasta-me um pequeno gesto, feito de longe e de leve, para que venhas comigo e eu para sempre te leve.
CopiarCompartilhar
Esquecemos tudo Cecília MeirelesNós esquecemos tudo: quando o poeta fala num pássaro, o leitor pensa que é leitura.
CopiarCompartilhar
Pago-te Cecília MeirelesPago-te em sonho, pago-te em cantiga, pago-te em estrela, em amor de amiga.
CopiarCompartilhar
É mais facil... Cecília MeirelesÉ mais facil pousar o ouvido nas nuvens e sentir passar as estrelas do que prende-lo à terra e alcançar o rumor dos teus passos.
CopiarCompartilhar
Novo Avanço Cecília MeirelesDai-me, Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço.
CopiarCompartilhar
Noção ou sentimento Cecília MeirelesA noção ou sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento da minha personalidade.
CopiarCompartilhar
De onde vem? Cecília MeirelesDe onde vem o sussurro que zumbe do mais profundo do silêncio?
CopiarCompartilhar
Secreto calendário Cecília MeirelesFases que vão e que vêm no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso. E roda melancolia seu interminável fuso! Não me encontro com ninguém.
CopiarCompartilhar
Precária e veloz felicidade Cecília MeirelesÉs precária e veloz felicidade custas a vir e quando vens não te demoras foste tu que ensinastes aos homens que havia tempo e para te medir se inventaram as horas.
CopiarCompartilhar
Solitária, perfeita e pura Cecília MeirelesNunca tive os olhos tão claros e o sorriso em tanta loucura. Sinto-me toda igual às árvores: solitária, perfeita e pura.
CopiarCompartilhar
Dia Cecília MeirelesNo dia de alguém ser meu, não é dia de eu ser sua.
E, quando chegar esse dia, o outro desapareceu.
CopiarCompartilhar
Até Deus pensou que fosse felicidade Cecília MeirelesPus-me a cantar minha pena com uma palavra tão doce, de maneira tão serena, que até Deus pensou que fosse felicidade - e não pena. Anjos de lira dourada debruçaram-se da altura. Não houve, no chão, criatura de que eu não fosse invejada, pela minha voz tão pura. Acordei a quem dormia, fiz suspirarem defuntos. Um arco-íris de alegria da minha boca se ergue apondo o sonho e a vida juntos. O mistério do meu canto, Deus não soube, tu não viste. Prodígio imenso do pranto: - todos perdidos de encanto, só eu morrendo de triste! Por assim tão docemente meu mal transformar em verso, oxalá Deus não o ausente, para trazer o Universo de pólo a pólo contente!
CopiarCompartilhar
Imagem da minha vida Cecília MeirelesMeus pés vão pisando a terra
Que é a imagem da minha vida:
Tão vazia, mas tão bela
Tão certa, mas tão perdida!
CopiarCompartilhar
Pássaros da madrugada Cecília MeirelesOs pássaros da madrugada não têm coragem de cantar, vendo o meu sonho interminável e a esperança do meu olhar.
CopiarCompartilhar
A bondade está ali Cecília MeirelesA bondade está ali – detrás daquela porta que se abre em silêncio, na sala onde a mesa está sempre posta – Inutilmente o relógio marca o dia e a noite, pois a vida é sem fim. Ninguém estremece. Ninguém pensa nas horas muito a sério. Todos se sucedem, todos se lembram uns dos outros. Todos estão ali à espera dos que chegam.
CopiarCompartilhar
Arte de amar Cecília MeirelesA arte de amar e a mesma de ser poeta.
CopiarCompartilhar
Sonho humano Cecília MeirelesLiberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.
CopiarCompartilhar
Permita que... Cecília MeirelesPermita que eu que me conforme em ser sozinha.
CopiarCompartilhar
Nunca me esforcei Cecília MeirelesEm toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento da minha personalidade.
CopiarCompartilhar
Um pouco das sombras serenas Cecília MeirelesTraze-me um pouco das sombras serenas que as nuvens transportam por cima do dia! Um pouco de sombra, apenas, - vê que nem te peço alegria.
CopiarCompartilhar
Avó Cecília MeirelesA dignidade, a elevação espiritual de minha avó influíram muito na minha maneira de sentir os seres e a vida.
CopiarCompartilhar
Amizade Cecília MeirelesTenho amigos em toda parte. Mas sou feito o Drummond que é tão amigo quase sem a presença física. Esse meu jeito esquivo é porque eu acho que cada ser humano é sagrado, compreende? Eu sou uma criatura de longe. Não sei se me querem mas eu quero bem a tanta gente! Sou amiga até dos mortos.
CopiarCompartilhar
Marcam para Sempre Cecília MeirelesHá pessoas que nos falam e nem as escutamos;
Há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam.
Mas há pessoas que, simplesmente, aparecem em nossa vida...
E que marcam para sempre...
CopiarCompartilhar
O escritor é... Cecília MeirelesO escritor é a pessoa que diz o que muitos sentem e não sabem expressá-lo. Nossa responsabilidade é de dizer essas coisas com clareza. E há, também, essas coisas que nem todas as pessoas sentem, mas que o escritor ensina a sentir.
CopiarCompartilhar
Pelo mundo Cecília MeirelesCada lugar aonde chego é uma surpresa e uma maneira diferente de ver os homens e coisas. Viajar para mim nunca foi turismo. Jamais tirei fotografia de país exótico. Viagem é alongamento de horizonte humano. Na Índia foi onde me senti mais dentro de meu mundo interior.
CopiarCompartilhar
Isto é a minha alma Cecília MeirelesOh! meu Deus, isto é a minha alma: qualquer coisa que flutua sobre este corpo efêmero e precário, como o vento largo do oceano sobre a areia passiva e inúmera.
CopiarCompartilhar
Voltar sempre inteira Cecília MeirelesAprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira.
CopiarCompartilhar
Minha falta Cecília MeirelesNão perguntavam por mim, mas deram por minha falta.
CopiarCompartilhar
Memória acesa Cecília MeirelesEu quero a memória acesa depois da angústia apagada.
CopiarCompartilhar
Um poeta é... Cecília MeirelesUm poeta é sempre irmão do vento e da água: deixa seu ritmo por onde passa.
CopiarCompartilhar
Cantos dos Grilos Cecília MeirelesNeste mês, as cigarras cantam e os trovões caminham por cima da terra, agarrados ao sol. Neste mês, ao cair da tarde, a chuva corre pelas montanhas, e depois a noite é mais clara, e o canto dos grilos faz palpitar o cheiro molhado do chão.
CopiarCompartilhar
Silêncio e solidão Cecília MeirelesMinha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão.
CopiarCompartilhar
Águas do meu sonho Cecília MeirelesParei as águas do meu sonho para teu rosto se mirar. Mas só a sombra dos meus olhos ficou por cima, a procurar...
CopiarCompartilhar
Por que insisto em te imaginar? Cecília MeirelesProcurei-te em vão pela terra, perto do céu, por sobre o mar. Se não chegas nem pelo sonho, por que insisto em te imaginar?
CopiarCompartilhar
Tenho fases Cecília MeirelesTenho fases, como a lua.
Fases de andar escondida fases de vir para a rua.
Perdição da minha vida!
Tenho fases de ser tua tenho outras de ser sozinha.
CopiarCompartilhar
Caminho de sol Cecília MeirelesEscuto a chuva batendo nas folhas, pingo a pingo. Mas há um caminho de sol entre as nuvens escuras.
CopiarCompartilhar
Noites e dias no vento Cecília MeirelesIrmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento.
CopiarCompartilhar
Minha vida está completa Cecília MeirelesEu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem triste: sou poeta.
CopiarCompartilhar
Nem te peço ilusão Cecília MeirelesTraze-me um pouco da alvura dos luares que a noite sustenta no teu coração! A alvura, apenas, dos ares: - vê que nem te peço ilusão.
CopiarCompartilhar
Fechar meus olhos Cecília MeirelesQuando vierem fechar meus olhos, talvez não se deixem fechar. Talvez pensem que o tempo volta, e que vens, se o tempo voltar.
CopiarCompartilhar
Estranha potência Cecília MeirelesAi, palavras, ai, palavras, que estranha potência, a vossa!
CopiarCompartilhar
Não sei, não sei... Cecília MeirelesSe desmorono ou edifico, se permaneço ou me desfaço, - não sei, não sei. Não sei se fico ou passo.
CopiarCompartilhar
Para que tu me adivinhes Cecília MeirelesPara que tu me adivinhes, entre os ventos taciturnos, apago meus pensamentos, ponho vestidos noturnos, - que amargamente inventei.
CopiarCompartilhar
Sangue eterno e asa ritmada Cecília MeirelesSei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno e asa ritmada. E sei que um dia estarei mudo: - mais nada
CopiarCompartilhar
A vida vai sendo levada para longe... Cecília MeirelesA vida vai sendo levada para longe, como um livro, que tristes querubins contemplam, resignados.
Ah, mas as pálidas imagens ainda resistem: saem dos seus primitivos lugares, aparecem onde não as esperávamos, desdobram-se de outras figuras que nos apresentam, acordam as primeiras experiências, as indeléveis curiosidades do nosso amanhecer no mundo.
CopiarCompartilhar