Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

50 melhores novelas da Globo

Mesmo que você não seja noveleiro, sabe muito bem o que é Malhação, Avenida Brasil, Senhora do Destino e outras tantas grandes novelas que a Rede Globo produziu e colocou no ar! As novelas globais são tão presentes na vida do brasileiro que é possível pensar em uma novela e se lembrar exatamente de como era sua vida na época em que ela estava sendo transmitida. Preparamos uma lista com as 50 melhores novelas da Globo para que você se lembre das melhores produções que a maior emissora da televisão brasileira colocou no ar. Aproveite também para relembrar grandes papéis dos maiores atores brasileiros da história da nossa teledramaturgia!

Pantanal Bruno Luperi (2022)

O remake de 2022 do grande sucesso da novela transmitida em 1990 pela Rede Manchete, “Pantanal” segue fiel ao que o público já conhece e conta com adição de temas mais atuais. O drama da vida de Joventino Neto (Jesuíta Barbosa), que retorna ao Pantanal para retomar os laços com seu pai, de quem teve que se despedir na infância. No meio disso, Joventino se apaixona por Juma (Alanis Guillen), uma moça vista e criada como selvagem no Pantanal. Devido a visões de mundos diferentes, o jovem e seu pai vivem muitos conflitos e ele decide voltar ao Rio de Janeiro, mas resolve levar Juma consigo. O que eles não sabem é que a moça herdou de sua mãe o que muitos julgam ser uma lenda e ela pode se transformar em onça.


Copiar
Compartilhar
Anjo Mau Cassiano Gabus Mendes (1976)

A telenovela traz duas versões: a primeira, de 1976, e o remake, de 1997. A história tem por objetivo mostrar a relação entre as classes alta e baixa e o amor que foi construído, apesar de tanta armação, entre a empregada e o patrão, que fazia de tudo para conquistar a sua ascensão e subir na vida, cometendo muitas maldades durante toda a trama. A novela traz a história de Nice, filha adotiva de uma família bem humilde e uma pessoa considerada muito ambiciosa e disposta a querer mais. Sempre insatisfeita com o trabalho, Nice vivia sendo demitida por ser displicente. Porém, ao longo do enredo, a personagem consegue uma vaga como babá na casa de uma família de posses e passa a se infiltrar no cotidiano da família, arrumando muitas confusões por causa do desejo de conquistar o filho mais velho da família, por quem ela se apaixona de verdade e acaba fazendo de tudo para que ele rompa com sua namorada, que era apaixonada pelo seu irmão e mantinha um caso com ele. Nice descobre e acaba se envolvendo literalmente com o patrão. Rodrigo definitivamente se apaixona por ela, que fica grávida e acaba falecendo após dar à luz.


Copiar
Compartilhar
Sete vidas Jayme Monjardim (2010)

“Sete vidas” foi uma novela inovadora da Globo. A trama se passava a partir da investigação da vida de sete pessoas que tinham o mesmo pai, um doador de esperma anônimo, que decide procurar seus filhos quando se sente solitário. As relações entre os irmãos são amorosas, turbulentas e envolventes, e uma delas levanta uma questão ética que pode causar muitas divergências de opiniões.


Copiar
Compartilhar
2. Irmãos Coragem Janete Clair (1970/71) Atores dos personagens principais da novela Dois Irmãos em foto em preto e branco

A novela conta a luta dos irmãos João, Jerônimo e Duda (Tarcísio Meira, Cláudio Cavalcanti e Cláudio Marzo) para vencer a dominação do Coronel Pedro Barros ( Gilberto Martinho ) na zona mineradora de Coroado, interior de Goiás. João encontra um enorme diamante, fato que vai desencadear a trama.

Foi a primeira novela da Globo a atingir, de fato, todo o Brasil. O país ficou viciado pela obra, que durou um ano no ar. É considerada o primeiro marco da liderança nacional que a emissora teria a partir dali.


Copiar
Compartilhar
O Profeta Duca Rachid e Thelma Ghedes

A trama, também do ano de 2006, narra a história de Marcos, um homem agraciado pelo dom de prever o futuro. Porém essa característica não foi o suficiente para interferir e impedir a morte de seu irmão mais novo, Lucas. Entre reflexões morais sobre utilizar ou não suas habilidades psíquicas para obter fama e dinheiro, o profeta é colocado diante de Sônia, funcionária de uma fábrica de cristais e, assim ele crê, a mulher de sua vida.


Copiar
Compartilhar
3. O Primeiro Amor Walter Negrão (1972)

O elenco de O Primeiro Amor sofreu um duro golpe no dia 18 de agosto de 1972, restando apenas 28 capítulos do final da novela: Sérgio Cardoso, o protagonista da novela, faleceu vítima de um ataque cardíaco. A morte do ator gerou comoção nacional. Para substituí-lo, foi convocado Leonardo Villar. Sua primeira cena foi ao ar no capítulo 200, com uma singela homenagem a Sérgio Cardoso. A imagem no vídeo foi congelada após o ator deixar um aposento.

Todos os capítulos de O Primeiro Amor se perderam no incêndio da TV Globo do Rio de Janeiro em 1976, restando apenas as chamadas da novela.


Copiar
Compartilhar
Negócio da China Miguel Falabella (2008/2009)

A novela é uma comédia romântica que traz em seus capítulos muito romantismo e ação, com cenas de muito kung fu. A trama de Miguel Falabella, que foi ao ar em 2008, conta a história de um grande roubo milionário em um cassino na China. Todas as informações sobre o assalto e o paradeiro do dinheiro serão descobertas somente quando alguém encontrar um pen drive onde estão armazenados todas as informações sobre o destino da grande fortuna. Em toda a sua história, a trama nos trouxe como abordagem o esporte, por meio da prática do kung fu, além de alguns tipos de doença, como tumor cardíaco, loucura, psicopatia e muitos tipos de relações, como o amor entre pessoas de vários tipos de classes sociais, diferenças raciais, relacionamentos entre pessoas de diferentes faixas etárias, além de diversos tipos de crimes, como:roubo milionário, sequestro, assassinato, máfia chinesa, entre outros. Bruna Marquezine, Grazi Massafera, Natália do Valle, Herson Capri e Fábio Assunção foram alguns dos grandes destaques da novela das seis, que teve 136 capítulos.


Copiar
Compartilhar
4. Gabriela Walter George Durst (1975) Sônia Braga interpretando a personagem Gabriela em novela homônima

Em meio às questões políticas e sociais, como a seca do Nordeste, a simples Gabriela (Sônia Braga) esbanjou sensualidade no papel de protagonista. A adaptação do romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado teve um remake no ano de 2012, e também foi considerada a melhor produção do ano de 1975, pela APCA.


Copiar
Compartilhar
5. Selva de Pedra Janete Clair (1972/73)

O romance entre Simone (Regina Duarte) e Cristiano (Francisco Cuoco), tumultuado pelos perigos da cidade grande: ambição, dinheiro, poder, convenções sociais. Os vilões Miro (Carlos Vereza) e Fernanda (Dina Sfat) são os principais responsáveis pelos infortúnios do jovem casal.

A novela Selva de Pedra atingiu um clímax inédito, tendo 100% de audiência em um de seus capítulos. Em 1986, a Globo produziu um remake da novela.

Conheça as melhores novelas mexicanas
Copiar
Compartilhar
Verdades Secretas Walcyr Carrasco (2015)

Em 2015, Verdades Secretas foi ao ar com 65 capítulos e abordou o mundo das modelos nas passarelas e também o “book rosa”, que é a prestação de serviços sexuais. A protagonista da trama é Arlete (Camila Queiroz), que recebe também o nome artístico de Angel. Agenciada por Fanny (Marieta Severo) para trabalhar nas passarelas, logo ela descobre que para ganhar dinheiro é preciso prestar outros tipos de serviços, e é onde ela conhece o rico empresário Alex (Rodrigo Lombardi). Eles vivem algo intenso, que desperta os sentimentos de ambos. Em busca de ficar mais perto de Angel, Alex se envolve com Carolina (Drica Moraes), a mãe da garota. Cheia de segredos e explorando um mundo sombrio, Verdades Secretas envolve o público do começo ao fim.


Copiar
Compartilhar
6. Escrava Isaura Gilberto Braga (1976) Lucéçia Santos e Rubens de Falco em cena de novela Escrava Isaura de 1976

Vendida para 80 países, a novela narra a história de Isaura (Lucélia Santos), uma escrava que desperta a paixão do vilão Leôncio (Rubens de Falco).


Copiar
Compartilhar
7. O Bem-Amado Dias Gomes (1973)

O primeiro folhetim colorido da TV. Criticava com humor o Brasil da ditadura militar. A história baseava-se em um prefeito capixaba que tinha como plataforma eleitoral de sua cidade a construção de um Cemitério.


Copiar
Compartilhar
8. Pecado Capital Janete Clair (1975/76) Betty Faria e Francisco Cuoco em 'Pecado capital'

Com o objetivo de retratar a ambição, a trama contava a história do motorista de táxi Carlão (Francisco Cuoco), que encontra em seu carro uma mala repleta de milhões, fruto de um assalto a banco. Em dúvida sobre entregar a mala à polícia ou se apossar do dinheiro, Carlão decide ficar com a fortuna. O motivo: ele quer reconquistar a ex-noiva, Lucinha ( Betty Faria ), agora envolvida com o empresário Salviano Lisboa (Lima Duarte). A ascensão de Lucinha acompanha a decadência de Carlão, que termina morto, vítima da própria ambição.


Copiar
Compartilhar
Caminho das Índias

A novela Caminho das Índias foi produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, durante o ano de 2009. Escrita por Glória Perez, a trama retrata a realidade da convivência entre castas na sociedade indiana. Casamentos prometidos, a luta pelo amor e muita cultura são alguns dos temas abordados que tornaram essa novela tão amada pelo público.


Copiar
Compartilhar
9. Saramandaia Dias Gomes (1976) Abertura da novela Saramandaia

Em Bole-Bole, os moradores se dividem entre os que querem mudar o nome da cidade e os que preferem mantê-lo. A trama também contou com personagens inulsitados, como o João Gibão (Juca de Oliveira), que esconde um par de asas e Dona Redonda (Wilza Carla) que come tanto que acaba explodindo, além de Marcina (Sônia Braga), Encolheu (Wellington Botelho), entre outros. O remake foi exibido no horário das 23h em 2013.

Conheça os 50 melhores atores da rede Globo
Copiar
Compartilhar
 
10. O Astro Janete Clair (1977/78)

Uma febre que dominou o país. O Astro é sobre a escalada social de Herculano Quintanilha (Francisco Cuoco), golpista que se disfarça de vidente em uma churrascaria do subúrbio carioca. Ele se aproxima da milionária família Hayalla, e penetra no poderoso grupo empresarial do clã. A morte do patriarca Salomão (Dionísio Azevedo) desencadeia a trama.
O visual de Herculano como vidente, com o turbante azul turquesa e a maquiagem oriental, marcou tanto que foi resgatado no recente remake da obra , em 2011.


Copiar
Compartilhar
11. Dancin Days Gilberto Braga (1978/79) Abertura da novela 'Dancing days'

A novela lançou inúmeras modas. Meias de lúrex com sandálias de salto, roupas coloridas e brilhantes, penteados, músicas, perfumes, brinquedos. Considerada uma das tramas mais cultuadas da história, Dancin Days conta a história de Júlia Matos (Sônia Braga) que após sair da prisão depois de 11 anos, tenta conquistar o amor da filha adolescente, Marisa (Glória Pires). Mas a irmã de Júlia, a socialite Yolanda Pratini (Joana Fomm), que criou a sobrinha, faz de tudo para impedir a aproximação de mãe e filha.


Copiar
Compartilhar
12. Guerra dos Sexos Silvio de Abreu e Carlos Lombardi (1983/84)

A trama girava em torno da rivalidade entre homens e mulheres. Quem não se lembra da cena antológica da guerra de tortas com Paulo Autran e Fernanda Montenegro? Ou para quem viu o remake em 2012/13 com Tony Ramos e Irene Ravache?


Copiar
Compartilhar
13. Roque Santeiro Dias Gomes e Aguinaldo Silva (1985/86) Personagens da novela Roque Santeiro abraçando-se e sorrindo em campo

A novela havia sido proibida em 1975, após ter 30 capítulos gravados. O motivo: Dias Gomes tentou adaptar para a TV sua peça teatral "O Berço do Herói", proibida pela censura em 1965. A censura descobriu o plano e vetou a novela. Em 1985, dez anos depois de ter sido engavetada, a obra foi finalmente realizada. "Roque Santeiro" estreou em junho e simbolizou a fase da Nova República, com o fim da ditadura militar no Brasil - em março, José Sarney tomara posse como presidente, encerrando o ciclo de 21 anos de militares no poder.

A trama se define ao redor de Roque Santeiro ( José Wilker ), que retorna à cidadezinha de Asa Branca, 17 anos após ser dado como morto. Roque é considerado santo milagroso na região, e sua volta ameaça os poderosos da cidade.

Relembre as frases mais marcantes de novelas famosas
Copiar
Compartilhar
Éramos Seis

“Éramos Seis” foi uma novela que começou a ser transmitida no ano de 2019 e se estendeu até o início de 2020. O enredo conta a história de uma família paulistana de classe média entre os anos de 1920 e 1940, trazendo todos os aspectos da época à tona na trama. A novela conquistou o público com o enredo repleto de romance, brigas e muitos aprendizados valiosos.


Copiar
Compartilhar
14. Vale Tudo Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1988/89)

Raquel e Fátima simbolizavam dois extremos, um que ia pelo caminho da honestidade e o outro daqueles que preferiam levar vantagem em tudo. A trama contava a história sobre a honesta Raquel (Regina Duarte) que vivia um duelo com a filha, a ambiciosa e desonesta Fátima (Glória Pires). Fátima acaba vendendo a casa da família e foge para o Rio de Janeiro. Raquel vai atrás dela, passa a vender sanduíches na praia e torna-se dona de uma rede de restaurantes, enquanto Fátima dá o golpe do baú.

O país se envolveu nas discussões propostas pela novela. Praticamente todos os personagens tornaram-se inesquecíveis, como a alcoólatra Heleninha (Renata Sorrah) e a produtora de modas Solange Duprat (Lídia Brondi). Além da monstruosa vilã Odete Roitman (Beatriz Segall).


Copiar
Compartilhar
15. Tieta Aguinaldo Silva (1989/90) Betty Faria e Joana Fomm em fot de divulgação de novela Tieta

A novela de maior audiência da história da TV Globo. Teve vários bordões que caíram na boca do povo brasileiro como Mistério!, U-U! e Nos trinques!. Tieta (Betty Faria) volta à sua cidade natal, anos após ter sido expulsa pelo pai. Agora Tieta é rica, mas o que ninguém sabe é a origem de seu dinheiro: ela enriqueceu comandando um prostíbulo. A volta de Tieta tumultua a região, interferindo na vida de todos, principalmente de sua interesseira irmã, Perpétua (Joana Fomm).


Copiar
Compartilhar
Salve Jorge

Nos anos de 2012 e 2013 ia ao ar a novela Salve Jorge, transmitida no horário das 21 horas. Escrita por Glória Perez, o elenco foi composto por grandes nomes como Rodrigo Lombardi, Nanda Costa, Cláudia Raia, Flávia Alessandra e Giovanna Antonelli. A trama ganhou visibilidade após abordar temas delicados como o tráfico de mulheres, tornando-se uma das novelas mais assistidas da rede.


Copiar
Compartilhar
16. O Salvador da Pátria Lauro César Muniz (1989)

O boia fria Sassá Mutema (Lima Duarte) é preso, mas prova sua inocência com ajuda da professora Clotilde (Maitê Proença). Torna-se popular e vira prefeito de Tangará.


Copiar
Compartilhar
17. Rainha da Sucata Silvio de Abreu e Alcides Nogueira (1990)

A história contrapões os novos-ricos, como Maria do Carmo (Regina Duarte), e a elite decadente representa por Laurinha Figueirôa (Glória Menezes).

Os finais mais decepcionantes de séries e novelas
Copiar
Compartilhar
18. Barriga de Aluguel Gloria Perez (1990) Cássia Kiss e Cláudia Abreu contracenando na novela Barriga de Aluguel

Com um tema incomum para a época, a inseminção artificial, a novela contava a história de Ana (Cássia Kis Magro) que contrata Clara (Cláudia Abreu) para ser sua barriga de aluguel. Porém, depois que a criança nasce, ambas lutam para ficar com ela.


Copiar
Compartilhar
19. Vamp Antônio Calmon (1991/92)

Gênero de comédia. A novela conta a história de um viúvo com seis filhos, Jonas (Reginaldo Faria) se casa com Carmem Maura (Joana Foom), que também é viúva e tem seis filhos. Os dois formam uma família diferente, que se vê às voltas com problemas dos jovens e com uma roqueira perseguida por vampiros.


Copiar
Compartilhar
Sangue Bom Dennis Carvalho

Com uma temática jovial e leve, a novela foi exibida em 2013 e mostra o empenho de seis jovens para atingir seus sonhados objetivos. Amora, Bento, Fabinho, Maurício, Malu e Gianne vivem tramas diferentes e emocionantes, cada qual à sua maneira, e são unidos por um fato em comum: todos cresceram no mesmo lar de adoção.


Copiar
Compartilhar
20. Mulheres de Areia Ivani Ribeiro (1993) Gloria Pires interpretando gêmeas rivais em Mulheres de Areia

A história das inesquecíveis e gêmeas rivais Ruth e Raquel, fez com que Glória Pires brilhasse. Além de Marcos Frota que conquistou o público interpretando o personagem apaixonado por Ruth Tonho da Lua.


Copiar
Compartilhar
Pé na Jaca Carlos Lombardi (2006/2007)

Inspirada na lenda do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, a novela de Carlos Lombardi, “Pé na Jaca”, conta a história de cinco amigos de infância que se conheceram em uma fazenda no interior do estado de São Paulo. A novela ficou marcada pelo humor do personagem Arthur (interpretado por Murilo Benício), pelas relações amorosas e familiares cheias de segredos dentro da cidade de Deus Me Livre e pelos encontros e desencontros do quinteto.


Copiar
Compartilhar
21. Renascer Benedito Ruy Barbosa (1993)

Primeira vez de Benedito Ruy Barbosa no horário nobre da Globo, conta a saga de José Inocêncio (Antônio Fagundes), que ergue um império do cacau em Ilhéus, Bahia. Apaixonado pela esposa Maria Santa (Patrícia França), tem quatro filhos com ela. Mas a mulher morre no parto do último, fazendo com que o pai rejeite o caçula, João Pedro (Marcos Palmeira). No futuro, pai e filho disputarão a mesma mulher.

Oi, oi, oi! Relembre as frases da novela Avenida Brasil
Copiar
Compartilhar
Da cor do pecado João Emanuel Carneiro (2004)

Com Taís Araújo como Preta e Reynaldo Gianecchini como o rico Paco, a novela girava em torno do romance inter-racial dos dois. Para completar o triângulo amoroso e também permear os conflitos, temos Giovanna Antonelli no papel de Bárbara. No começo da trama, Paco está noivo de Bárbara, mas se apaixona por Preta. Ele está disposto a romper o relacionamento, porém descobre a gravidez da noiva. Desnorteado, ele foge, disposto a casar com Preta, mas Bárbara não pretende deixar que isso aconteça. No enredo também temos a família Sardinha, que além de contribuir para a trama, traz um toque de humor para a narrativa.


Copiar
Compartilhar
22. A Viagem Ivani Ribeiro (1994) Abertura da novela 'A viagem'

A trama fala sobre vida após a morte segundo a doutrina espírita. O casal principal da novela foram protagonizados pela Christiane Torloni e Antônio Fagundes.


Copiar
Compartilhar
23. História de Amor Manoel Carlos (1995)

Folhetim leve e charmoso, apresentou temas como câncer de mama e gravidez precoce. Os esportes e deficientes físicos também foram abordados a partir do personagem de Assunção (Nuno Leal Maia), que após ficar paraplégico consegue se recuperar totalmente. História de Amor foi vendida para cerca de 30 países, entre os quais Angola, Bulgária, Ilhas Maurício, Jordânia, Malásia, Marrocos, Martinica, Panamá, Polônia, Portugal, República Dominicana, República Tcheca, Rússia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.


Copiar
Compartilhar
Bang Bang Mário Prata e Carlos Lombardi (2005/2006)

A proposta de “Bang Bang” era misturar comédia, drama familiar e faroeste americano do século 19. O enredo é resultado dos conflitos do fazendeiro Paul Bullock (interpretado por Mauro Mendonça) com seu ex-sócio John McGold (interpretado por Tarcísio Meira). Bullock e McGold se tornaram inimigos quando o primeiro, na intenção de expandir o seu rebanho, organizou uma chacina que resultou no assassinato de todos os colonos da região. Vinte anos depois, um sobrevivente da chacina, o forasteiro Ben Silver (interpretado por Bruno Garcia) retorna à cidade obstinado a vingar a morte de sua família, mas acaba se apaixonando pela filha do seu maior inimigo.


Copiar
Compartilhar
24. A Próxima Vítima Silvio de Abreu (1995) Camila Pitanga e Roberto Bataglin em cena na novela 'A Próxima Vítima'

Em plena metade dos anos 90, Sílvio de Abreu criou uma novela onde, pela primeira vez, o suspense policial era a espinha dorsal, e todas as tramas estavam subordinadas aos crimes. O público tinha de adivinhar quem matava, e também quem seria o próximo a morrer.

A trama contava a história de um serial killer, que eliminava diversas pessoas. Antes de morrer, cada vítima recebia uma lista com o horóscopo chinês. Em meio aos crimes, acontecia a decadência da família Ferreto, e o triângulo amoroso entre Juca (Tony Ramos), Ana (Susana Vieira) e Marcelo (José Wilker). Na reta final, a novela conseguiu virar assunto nacional, com o público aguardando a revelação do assassino.


Copiar
Compartilhar
25. O Rei do Gado Benedito Ruy Barbosa (1996)

Novela de grande sucesso, é mostrada a luta pela posse de terra. O Rei do Gado mostrou a realidade do Brasil rural e traçou forte paralelo com a realidade do país, principalmente na questão dos sem-terra. A trama recebeu o Certificado de Honra ao Mérito no Festival Internacional de Cinema de São Francisco, concorrendo com 1.525 produções de 62 países.

Veja quais foram as melhores temporadas de Malhação
Copiar
Compartilhar
26. Por Amor Manoel Carlos (1997) Personagens da novela Por Amor interpretados por Regina e Gabriela Duarte de testas coladas e sorrindo.

Helena (Regina Duarte) troca seu filho recém-nascido com o bebê da filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte) que morreu ao nascer. Tudo para impedir que a jovem sofra, fazendo com que seu marido Atílio (Antônio Fagundes) não se conforme.


Copiar
Compartilhar
27. Torre de Babel Silvio de Abreu (1998)

José Clementino (Tony Ramos) passa 20 anos preso e quer se vingar de quem testemunhou contra ele. Na trama acontece a morte de duas mulheres homossexuais, pois o público não aceitava esse amor.


Copiar
Compartilhar
28. Terra Nostra Benedito Ruy Barbosa (1999) Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio em cena de Terra Nostra

A história se trata sobre a imigração da sociedade brasileira. Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda) se apaixonam ainda no navio que os traz da Itália, mas são separados no desembarque.


Copiar
Compartilhar
29. O Cravo e a Rosa Walcyr Carrasco (2000)

Adaptação de A Megera Domada de Shakespeare, retratava o amor e ódio de Catarina (Adriana Esteves), uma jovem feminista dos anos 20, e Petruchio (Du Moscovis) um caipirão louco por ela.

Lembra das Empreguetes? Veja as frases mais legais da novela!
Copiar
Compartilhar
30. Laços de Família Manoel Carlos (2000/01) Reynaldo Gianecchini e Carolina Dieckmann em foto de divulgação de novela 'Laços de família'

Helena (Vera Fischer) faz de tudo para felicidade da filha, Camila (Carolina Dieckmann), que tem leucemia, desistindo até do amor de Edu (Reynaldo Gianecchini).


Copiar
Compartilhar
31. Chocolate com Pimenta Walcyr Carrasco (2003)

Inspirada na opereta A viúva alegre, de Franz Lehár, e também na peça A visita da velha senhora, de Durrenmatt. A novela foi duas vezes reapresentada. A trama se passa em 1922, em que a jovem Ana Francisca (Mariana Ximenes), que vai morar em Ventura com parte de sua família que ela não conhecia. Lá ela conhece Danilo (Murilo Benício) e os dois acabam se apaixonando.


Copiar
Compartilhar
32. O Clone Gloria Perez (2001) Giovanna Antoneli e Murilo Benício contracenando na novela 'O Clone'

Um dos maiores sucessos internacionais da Rede Globo. O tema abordado foi sobre clonagem humana. O romance ficou por conta da mulçulmana Jade (Giovanna Antonelli) e de Lucas (Murilo Benício) que também vive o irmão gêmeo que morre, e seu clone. A novela rendeu a autora inúmeros prêmios no Brasil e no exterior, como o Prêmio INTE (o mais importante da televisão latina) de melhor autor e, prêmios concedidos pelo DEA e pelo do FBI, em razão da campanha pelos dependentes químicos.


Copiar
Compartilhar
33. Senhora do Destino Aguinaldo Silva (2004)

A trama conta o embate de Maria do Carmo (Suzana Vieira) com uma das piores vilãs da TV, Nazaré Tedesco (Renata Sorrah).

10 fatos sobre a novela Dez Mandamentos
Copiar
Compartilhar
Salve-se quem puder

A novela “Salve-se quem puder” começou a ser exibida em janeiro de 2020 e entrou em pausa por causa da pandemia de coronavírus. Apesar dessa situação, a novela conquistou muitos fãs com seu enredo, e eles estão ansiosos pela volta da trama. A história gira em torno de duas personagens que, após presenciarem o assassinato de um juiz, entram no Programa de Proteção à Testemunha e recomeçam sua vida.


Copiar
Compartilhar
34. Alma Gêmea Walcyr Carrasco (2005) Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em cena de novela 'Alma gêmea'

A história da busca de dois seres apaixonados, um homem e uma mulher, separados pela tragédia, pelo tempo e pelas diferenças sociais até o eterno reencontro. Dividida em duas fases, começa na década de 20 e depois é ambientada nos anos 40. A novela é cercada de misticismo e espiritismo. E teve como protagonistas, o casal Serena (Priscila Fantin), Rafael (Du Moscovis) e a vilã Cristina (Flávia Alessandra).


Copiar
Compartilhar
Cobras e Lagartos João Emanuel Carneiro

Exibida em 2006, a telenovela narra a história de um jovem milionário que está com seus dias contados. Com o objetivo de encontrar um herdeiro para sua lucrativa empresa, ele se disfarça de faxineiro e segue em busca de alguém responsável e honesto para dar andamento aos seus projetos.


Copiar
Compartilhar
35. Páginas da Vida Manoel Carlos (2006)

A novela retratava todo o preconceito, a adoção e a relação da família com os portadores de síndrome de Down.


Copiar
Compartilhar
Sete Pecados Walcyr Carrasco (2007)

Nesta novela de Walcyr Carrasco, os personagens são guiados pelos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. E também há personagens que representam virtudes como caridade, paciência, humildade, diligência, temperança, castidade e generosidade. A história acontece a partir das relações entre esses opostos. No elenco principal temos a rica e mimada Beatriz (Priscilla Fantin), que se apaixona pelo simples e ético taxista Dante (Reynaldo Gianecchini), mas ele não corresponde, já que é casado com Clarice (Giovanna Antonelli). Sem sucesso em conquistar o rapaz, Beatriz procura ajuda de um guru que é ligado a uma sociedade secreta dirigida por Ágatha (Cláudia Raia). O guru diz que, para conquistar Dante, ela terá de fazê-lo cometer os sete pecados capitais.


Copiar
Compartilhar
36. A Favorita João Emanuel Carneiro (2008) Patricia Pillar e Claúdia Raia em divulgação de novela 'A favorita'

Muitos recordam dessa novela por causa da inesquecível vilã Flora (Patricia Pillar), considerada uma das mais frias da televisão ao lado de Donatella (Claúdia Raia).


Copiar
Compartilhar
Caras & Bocas Jorge Fernando (2009/10)

“Caras & Bocas” foi um sucesso global do horário das sete. Com Flávia Alessandra e Malvino Salvador como protagonistas, a novela abordava o romance entre Dafne e Gabriel, separados pelo avô da moça porque ele temia que o jovem estivesse interessado na fortuna da neta. Comédia e drama se intercalam sutilmente na trama, e há uma discussão interessante sobre quem pode fazer arte.


Copiar
Compartilhar
37. Viver a Vida Manoel Carlos (2009)

A modelo mimada Luciana (Alinne Moraes) acaba sofrendo um acidente de carro, no qual a deixa paraplégica e faz com que ela mude todo o seu jeito de ser. No desenrolar da trama ela se apaixona pelo médico Miguel (Mateus Solano).

Inspire-se com as músicas de novelas para o dia dos namorados
Copiar
Compartilhar
Escrito nas Estrelas Rogério Gomes

Apresentada em 2010, escrita por Elizabeth Jhin e abordando temas como reprodução e espiritualidade, a trama envolve muitas questões éticas em sua narrativa. Um médico especializado em fertilização humana espera que seu filho, Daniel, desenvolva-se no mesmo ramo.

Todavia o garoto falece e, ao perceber que possui sêmen congelado do filho, seu pai se vê em uma busca incessante para encontrar uma mulher que deseje gerar seu neto


Copiar
Compartilhar
38. Avenida Brasil João Emanuel Carneiro (2012) Personagens Carminha e Rita, da novela Avenida Brasil, contracenando.

A inesquecível sede de vingança e ódio visceral permeou durante toda a trama entre Nina (Débora Falabella) e a querida vilã Carminha (Adriana Esteves). Além disto, a novela demonstrou o subúrbio de uma forma diferente e ainda faz sucesso pelo mundo.


Copiar
Compartilhar
39. Ti Ti Ti Maria Adelaide Amaral (2010)

A autora juntou em um remake duas grandes novelas de sucesso a original Ti Ti Ti e Plumas e Paetês, ambas de autoria de Cassiano Gabus Mendes. A novela está na lista das sete mais assistidas nos últimos anos.

A trama apresenta a guerra entre os costureiros Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Victor Valentim (Murilo Benício).


Copiar
Compartilhar
40. Amor à Vida Walcyr Carrasco (2013) Abertura de novela 'Amor à vida'

O querido vilão homossexual Félix (Mateus Solano) que no começo da trama só queria a herança disputada com a filha preferida Paloma (Paolla Oliveira), se redime e se apaixona por Niko (Thiago Fragoso). Rola, então, o primeiro beijo gay masculino da TV.


Copiar
Compartilhar
41. Jóia Rara Thelma Guedes e Duca Rachid (2013)

Em 2014, a novela ganhou um dos principais prêmios de televisão, o Emmy Internacional, como a melhor novela do ano. A trama se passa nos anos 1930/40 e conta a história de Pérola (Mel Maia), uma criança com poderes especiais, filha dos personagens Franz Hauser (Bruno Gabliasso) e Amélia Fonseca (Bianca Bin).


Copiar
Compartilhar
42. Império Aguinaldo Silva (2014) Marina Ruy Barbosa e Alexandre Nero em cena da novela 'Império'

Jovem e desempregado, José Alfredo muda-se para a casa do irmão e vive uma paixão proibida por sua cunhada, Eliane. Ele foge sem rumo e conhece o Monte Roraima, onde encontra o garimpo que muda o curso de sua vida. O eterno Comendador junto a Maria Marta constroem seu Império. A trama é cheia de disputa pela herança e revira voltas. Mesmo com uma audiência não tão boa, a novela fez sucesso na internet.


Copiar
Compartilhar
43. Meu pedacinho de chão

“Meu pedacinho de chão”, escrita por Benedito Ruy Barbosa, ficou no ar entre 7 de abril e 1 de agosto de 2014. A novela teve 96 capítulos de aproximadamente 35 minutos. Conhecida por sua estética fantasiosa e colorida, a trama acompanha a chegada da professora Juliana (Bruna Linzmeyer) à Vila de Santa Fé. No vilarejo, ela encontra um povo humilde e assustado com o jeito autoritário do coronel Epaminondas (Osmar Prado), um homem violento e pouco afeito ao diálogo, que dita as regras na região. O elenco ainda tinha Irandhir Santos, Antônio Fagundes, Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, entre outros.


Copiar
Compartilhar
1. A Moreninha Otávio Graça Mello (1965) Cena de novela moreninha de casal principal

Baseada no romance de Joaquim Manuel de Macedo, foi a primeira novela global com cenas externas, rodadas na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Carolina (Marília Pêra) uma moça sonhadora fazia par romântico com Augusto (Claúdio Marzo), um estudante de Medicina determinado e galanteador.

Veja os bordões das novelas que jamais serão esquecidos
Copiar
Compartilhar
44. Malhação Abertura da novela 'Malhação'

No ar desde 1995, a novela Malhação (há quem chame de seriado) já teve mais de 25 temporadas. O público-alvo do folhetim é adolescente e serve também como celeiro de novos talentos e novos atores para a Rede Globo. Quem foi criança ou adolescente entre o fim dos anos 90 e o início dos anos 2000 certamente se lembra da inesquecível abertura da novela ao som de “Te Levar”, de Charlie Brown Jr, e de personagens incríveis, como o icônico Cabeção (Sérgio Hondjakoff).


Copiar
Compartilhar
45. Deus salve o rei!

“Deus salve o rei” foi a aposta da Rede Globo para se aproveitar do bom momento da temática medieval proporcionada pelo seriado norte-americano “Game of Thrones”. A trama mostrava a relação entre os reinos de Montemor e Artena, que girava em torno de um acordo para fornecimento de água, que era escasso em um reino e abundante no outro. Apesar de ser uma novela das sete, o elenco foi recheado de estrelas globais: Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine, Tatá Werneck, Marco Nanini, Caio Blat, entre outros.


Copiar
Compartilhar
46. A dona do pedaço Juliana Paes como Maria da Paz em novela 'A dona do pedaço'

“A dona do pedaço” foi ao ar entre 20 de maio e 22 de novembro de 2019 e é um dos maiores sucessos recentes da Rede Globo. Duas personagens fizeram bastante sucesso entre o público: a confeiteira e empresária Maria da Paz (Juliana Paes) e a influencer digital Vivi Guedes (Paolla Oliveira). O elenco ainda contou com Nathalia Dill, Marcos Palmeira, Reynaldo Gianecchini, Caio Castro, Malvino Salvador, José de Abreu, Marco Nanini, entre outras estrelas globais.


Copiar
Compartilhar
47. Velho Chico

Gravada entre o Rio de Janeiro, a Bahia e o Amazonas, “Velho Chico” é uma das mais aclamadas novelas globais dos últimos anos, com críticas especiais para sua direção de fotografia. Dividida em duas fases, a primeira fase da produção contou com nomes como Rodrigo Santoro, Rodrigo Lombardi, Tarcísio Meira e Fabiula Nascimento. Já a segunda fase foi protagonizada por Camila Pitanga, Domingos Montagner, Antônio Fagundes, Christiane Torloni, entre outros. A produção também ficou marcada por uma tragédia: a morte do ator Domingos Montagner, que se afogou no rio São Francisco, na região do Sergipe, onde a novela estava sendo gravada.


Copiar
Compartilhar
Sinhazinha Flô Lafayette Galvão

Sinhazinha Flô é uma novela brasileira da Rede Globo que foi exibida no ano de 1977 e foi a 13ª a ocupar o posto de "novela das seis" da emissora. Baseada nos romances “Til”, “O Sertanejo” e “A Viuvinha”, todos de José de Alencar, a telenovela foi escrita por Lafayette Galvão e dirigida por Sérgio Mattar e Herval Rossano. O enredo conta a história de um amor que nasce em meio à luta pela liberdade dos escravos no ano de 1880.


Copiar
Compartilhar
48. A força do querer Isis Valverdes em cena como Ritinha em novela 'A força do querer'

“A força do querer” é outra novela recente muito bem avaliada pela crítica especializada. Com trilha sonora de Caetano Veloso, a novela ficou bastante conhecida por causa do embate entre as personagens Bibi Perigosa (Juliana Paes) e Jeiza (Paolla Oliveira). O elenco ainda contou com Isis Valverde, Fiuk, Débora Falabella, Maria Fernanda Cândido, Dan Stulbach, Lília Cabral, entre outros.


Copiar
Compartilhar
A vida da gente Licia Manzo (2011)

Exibida em 2011, “A Vida da Gente” traz a história de uma forte amizade entre irmãs, a brilhante tenista Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano). Eva (Ana Beatriz Nogueira) é casada com Jonas (Paulo Betti), que tem um filho, Rodrigo (Rafael Cardoso), que é criado junto às meninas boa parte da vida. Ana e Rodrigo se apaixonam, ao mesmo passo que seus pais se divorciam. A jovem descobre uma gravidez e, por influência da mãe, opta por fazer uma viagem para esconder isso. O plano era entregar o bebê à adoção mas, por não conseguir, a avó Eva assume a criança. Ao voltar ao Brasil, Ana não consegue lidar bem com sua mãe e decide, junto à sua filha e à sua irmã Manuela, mudar-se para a casa da avó. Mas um trágico acidente muda o rumo desta história.


Copiar
Compartilhar
Cabocla Edmara Barbosa, Edilene Barbosa, Benedito Ruy Barbosa

Inspirada em um romance de Ribeiro Couto, Cabocla é uma telenovela que apresenta a história de um homem rico que decide passar uma temporada na fazenda para cuidar de sua saúde. Em meio a uma cidade capixaba, encanta-se por uma cabocla da região. Para viver o romance, os dois têm que enfrentar muitas dificuldades por causa de suas diferenças sociais. A novela foi exibida em 2004, às 18 horas.


Copiar
Compartilhar
fechar