Biografia de Mahatma Gandhi
"Verdade, não violência". Conheça mais sobre Mahatma Gandhi!
Infância Mahatma GandhiNascido no dia 2 de outubro de 1869, na cidade de Porbandar, na Índia ocidental, Mohandas Karamchand Gandhi, era filho do primeiro-ministro local e de uma mãe devota vaisnava.
Aos 13 anos, como era de costume, se casou em um relacionamento arranjado, com Kasturba Gandhi, de apenas 14 anos.
CopiarCompartilhar
Descobertas Mahatma GandhiEm uma filosofia de Henry Salt, sobre o vegetarianismo, Mahatma se convenceu da prática e criou um clube vegetariano, onde pessoas com interesses altruísticos e teósofos, eram frequentadores.
Através de parábolas em inglês, "A Canção Celestial" e o "Sermão da Montanha", tornaram-se suas bíblias e guias de viagens espirituais.
CopiarCompartilhar
De volta à África Mahatma GandhiAo retornar para a África, depois de buscar sua esposa e filhos, foi barrado para a entrada no país.
Antes de sua saída, ele havia fundado o Congresso Hindu e por isso foi um grande alvo da imprensa e de todos.
Sem autorização para aterrizar, em um processo de quarentena, ele finalmente pôde. E ao chegar, quando foi visto, foi espancado por alguns brancos, até que enfim, conseguiu se livrar e saiu disfarçado para que não fosse linchado.
CopiarCompartilhar
Sua missão Mahatma GandhiDurante 20 anos, Gandhi permaneceu na África do Sul, defendendo a minoria hindu e lutando pelos seus direitos.
Durante 30 anos, experimentou o o celibato e em 1906 levou o juramento de Brahmacharya para o resto de sua vida.
CopiarCompartilhar
De volta à Índia Mahatma GandhiEm 1915, após voltar para a Índia, Gandhi tornou-se alguém que servia como conscientizador da sociedade hindu e muçulmana.
Seu objetivo era a luta pacífica pela independência indiana, através do uso da não-violência.
Esta, baseava-se no uso da desobediência civil.
Através de uma doação anônima, Gandhi passou a ajudar as crianças e pessoas necessitadas pelas ruas.
CopiarCompartilhar
Formação Mahatma GandhiDepois de um tempo, decidiu-se que o garoto iria estudar na Inglaterra.
Porém isso não era permitido, mas com a condição de que abdicaria de vinho, mulheres e carne, recebeu a permissão de sua mãe para que pudesse viajar. Ainda que mesmo assim, tenha descumprido as normas de sua casta, pois a viagem não era permitida.
Mesmo assim, cursou a faculdade de Direito em Londres.
CopiarCompartilhar
África do Sul Mahatma GandhiEm 1891 com a sua volta à Índia, devido a sua timidez, não conseguiu exercer sua profissão legal.
Logo, foi-se para a África do Sul, a fim de representar uma firma hindu, num processo judicial.
Lá, ao observar a forma de vida e a discriminação racial que havia no país, sua consciência social mostrou-se forte.
Como sua atuação de advogado, afirmava "Eu aprendi a descobrir o lado bom da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir partes separadas".
Após um ano instalado no país, antes de sua partida, seus amigos insistiram para que pudesse ficar e ajudá-los na luta pelo direito de voto dos hindus.
CopiarCompartilhar
A guerra Mahatma GandhiQuando a guerra pelo governo britânico foi declarada ao Reino Zulu, em Natal, Gandhi os incentivou a recrutar indianos, para que estes pudessem reivindicar sua cidadania plena.
Os britânicos então, aceitaram a proposta e Gandhi liderou 20 indianos durante a guerra.
Sua conclusão, foi de que enfrentar o poder militar era impossível, a não ser que fosse de uma maneira não-violenta.
CopiarCompartilhar
Mudanças Mahatma GandhiEm 1908 separou-se de sua esposa, para viver com um alemão chamado Hermann Kallenbach, que por sua vez tornou-se seu maior seguidor.
Durante 2 anos, dividiram o mesmo teto, até que em 1914, voltou para Índia, mantendo contato através de cartas com Hermann, e Gandhi prometeu que nunca mais olharia para uma mulher com intenções impuras.
CopiarCompartilhar
A morte Mahatma Gandhi"Eu sei que hoje em dia irrito todo mundo. Como posso acreditar que somente eu tenho razão e que todos os outros estão errados? (...) devem dizer-me francamente que eu sou velho e que não sirvo a ninguém e que não devo me intrometer no seu caminho. Se me falarem assim abertamente eu não serei mais o estorvo do mundo."
Em 30 de janeiro de 1948, aos 79 anos de idade, foi morto em meio a uma multidão, por Nathuram Godse, um ativista da RSS (Rashtriya Swayamsevak Sangh), como forma de protesto às suas ideias.
CopiarCompartilhar