Canções marcantes da Bossa Nova
O período da Bossa Nova foi um momento importante na história do Brasil. Com um banquinho e um violão, grandes artistas criaram músicas que falavam sobre amor, política e resistência. Será que você consegue lembrar de pelo menos 15 canções marcantes da Bossa Nova? Você já parou para analisar a letra de cada uma delas? Existe um mundo novo a ser desvendado pelos seus ouvidos! Confira o conteúdo que preparamos e aprenda mais sobre esse período tão importante da cultura nacional. Compartilhe com seus amigos e com seus familiares que viveram a Bossa Nova ou que sempre quiseram conhecer o que caracteriza esse momento singular da música brasileira.
Desafinado, João Gilberto, 1958"Se você disser que eu desafino, amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu"
A canção lançada no álbum "Chega de Saudade" é um dos marcos do movimento da Bossa Nova, pois ela é considerada uma resposta à crítica da época, em que a Bossa Nova era vista como um composto de músicas para cantores desafinados.
CopiarCompartilhar
O Barquinho - Roberto Menescal, 1961"Dia de luz, festa de sol
As melhores frases de Rap nacional!
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar"
A canção é baseada em fatos reais da vida de Menescal e do seu amigo Ronaldo Boscoli! Ela foi criada quando o barco que os amigos se encontravam ficou a deriva por horas durante um passeio no mar, próximo às cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Apenas com o barulho do motor quebrado, compuseram essa música em meio a paisagem.
CopiarCompartilhar
Entre no climaEnquanto lê as letras das canções, aproveite para escutá-las!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Soneto de Fidelidade - Vinicius de Moraes, 1939"Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Não sai da cabeça: frases marcantes!
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure"
A música, que posteriormente se tornou parte de um livro chamado "Poemas, Sonetos e Baladas" ganhou muita fama por falar dos sentimentos de amor e fidelidade em um relacionamento, fazendo sucesso até os dias de hoje, mesmo que, naquela época o romance fosse muito mais apreciado.
CopiarCompartilhar
Garota de Ipanema - Tom Jobim, 1962"Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, menina
Que vem e que passa"
Esse hino da Bossa Nova conta a história de uma garota que na época tinha 17 anos e trazia toda sua beleza, seu encanto e esbanjava simpatia nas praias de Ipanema, no Rio de Janeiro. A música fala de Helô Pinheiro, mas também foi uma forma de escrever, na época, sobre a serenidade da juventude.
CopiarCompartilhar
Manhã de carnaval - Luiz Bonfá, 1959"Manhã, tão bonita manhã
Na vida, uma nova canção
Cantando só teus olhos
Teu riso, tuas mãos"
Luiz Bonfá emplacou vários sucessos, mas esta música é a mais popular de sua carreira, foi até gravada na trilha sonora do filme Orfeu Negro. Ela se tornou um legado brasileiro pois é reconhecida internacionalmente, tocada em meios de jazz estadunidense e também, regularmente, por muitos artistas internacionais!
CopiarCompartilhar
Onde Anda Você - Vinicius de Moraes, 1975"E por falar em saudade
Uma trilha sonora pode ajudar a enfrentar os desafios da vida!
Onde anda você
Onde andam os seus olhos
Que a gente não vê"
Esta música é considerada uma das cantigas de amor, onde naquela época os homens se referiam as suas amadas como uma figura idealizada e distante. Vinicius, no caso, fala de um tempo que não vai voltar mais entre ele e sua esposa Gilda, pois estava exilado na França.
CopiarCompartilhar
Pela luz dos olhos teus - Tom Jobim, 1977"Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar"
A música é considerada um das cantigas de amigo, uma tradição onde os trovadores portugueses assumiam um eu-lírico feminino, em uma época em que elas não podiam escrever e até hoje não se possuem registros que elas faziam isso. Assim, a música conta sobre a força e a paixão que a troca de olhares possui.
CopiarCompartilhar
Aquarela - Toquinho, 1983"Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Mensagens para comemorar o Dia Nacional da Bossa Nova
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva"
Esse marco na história do Brasil é o hino, não declarado, da infância de todas as pessoas. A música tem sua versão até na língua italiana e ela resgata a criança que todos carregamos, independentemente da idade, classe social ou econômica.
CopiarCompartilhar
Samba da benção - Vinicius de Moraes, 1965"É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração"
A música causa polêmica até os dias de hoje, mas é bem vista por muitos. Isso porque Vinicius se intitula o "branco mais preto do Brasil" e fala, o que era um tabu na época, de uma religião que sofreu e sofre muitos preconceitos, a umbanda. Ele traz termos como "saravá, linha de direita, Xangô" e chama atenção pela simplicidade dos arranjos e da melodia.
CopiarCompartilhar
O pato - João Gilberto, 1960"O pato
Conheça frases do pai da Bossa Nova, João Gilberto
Vinha cantando alegremente
Quém! Quém!
Quando um marreco sorridente pediu
Para entrar também no samba"
A alegre canção acabou caracterizando um outro e novo lado da Bossa Nova, um lado mais cômico pois é encontrado na letra que descreve a exótica cena de um quarteto vocal, formado: por um pato, o marreco, o ganso e o cisne ensaiando à beira da lagoa.
CopiarCompartilhar
Rosa de Hiroshima - Vinicius de Moraes, 1973"Mas oh! Nao se esquecam
Da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa"
O poema transformado em música, escrito pelo cantor e compositor Vinicius de Moraes, é um protesto sobre as explosões de bombas atômicas ocorridas na cidade de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.
CopiarCompartilhar
Cálice - Chico Buarque, 1973"Pai, afasta de mim esse cálice, pai
30 frases tumblr de músicas
Afasta de mim esse cálice, pai
Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue"
Apesar da música ter sido composta em 73, a mesma só foi lançada em 1978 pois ela foi censurada pela ditadura militar, que acontecia no Brasil. Na apresentação de estreia, o microfone dos cantores foi desligado e eles foram instruídos a não cantarem mais ... mesmo assim, isso não a impediu de ser um sucesso quando lançada oficialmente.
CopiarCompartilhar
Resposta - Maysa, 1956"Ninguém pode calar dentro em mim
Esta chama que não vai passar
É mais forte que eu
E não quero dela me afastar"
Maysa compôs essa música como uma espécie de desabafo pelos inúmeros acontecimentos de sua vida e do país na época, tanto que a música acabou destoando das demais músicas de seu álbum, quando lançado. A música faz parte da Bossa Nova com um toque de samba e se tornou um dos maiores sucessos da cantora.
CopiarCompartilhar
Você sabia - Bossa NovaVocê sabia que a Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira? Esse movimento surgiu no final dos anos 50 e se caracterizou por uma grande influência do samba carioca e do jazz norte-americano. A expressão era uma gíria que significava "jeito de fazer as coisas". Assim, os artistas fizeram do termo "bossa nova" algo que sugeriria o que estavam compondo e cantando de uma nova maneira!
CopiarCompartilhar
Apesar de você - Chico Buarque, 1970"Hoje você é quem manda
Top 10 compositores da Bossa Nova: artistas de muito talento
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão"
A canção, composta e interpretada por Chico Buarque, só foi liberada para tocar na rádio depois de oito anos de sua composição, por causa do período que o Brasil se encontrava, a ditadura militar, durante o governo de Médici.
CopiarCompartilhar