Coisas que nunca devemos dizer aos nossos pais
Os nossos familiares são as pessoas mais importantes das nossas vidas. Quando nos tratam com respeito, compreensão e amor então, são presenças essenciais que irão nos acompanhar em cada passo, em cada jornada. Eles podem errar em muitos momentos, porque são humanos, da mesma maneira que nós podemos errar com eles também. Não importa se você tem dois pais, duas mães, um pai e uma mãe, uma mãe ou um pai. O que importa é a maneira como você se comporta com essas pessoas. Será que você está agindo da melhor maneira possível? Para responder a essa pergunta, descubra quais são as coisas que nunca devemos dizer aos nossos pais!
Não traga de volta erros passadosNão traga de volta erros passados, discutidos e, aparentemente, já perdoados. Não faz sentido jogar na cara de seus pais todos os erros que eles já cometeram. Todos cometem erros, todos possuem defeitos, isso é normal. Se isso já foi resolvido, não precisa trazer para novas discussões. Afinal de contas, isso vai fazer com que eles se afastem de você, uma vez que nenhum erro jamais é, de fato, perdoado.
CopiarCompartilhar
Empregos e atitudes questionáveisNão julgue o que seus pais tiveram que fazer para sustentar você e seus irmãos. Ainda que tenham tido empregos e/ou atitudes questionáveis, eles fizeram o que conseguiram fazer na época, dados os conhecimentos que tinham e as situações em que se encontravam. Se você discorda do que fizeram, apenas não repita as ações deles. Mas castigá-los por isso é muito injusto e cruel: você só está aqui hoje porque eles tentaram ao máximo. Tenha gratidão.
CopiarCompartilhar
Ouça boas músicas ao lado de quem você ama
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Gritar com seus paisTenha calma antes de gritar com seus pais. Em primeiro lugar, porque a comunicação violenta nunca é a resposta: eles podem reagir de maneira ainda mais agressiva, e o diálogo não avançará para lugar nenhum senão para mais brigas. Em segundo lugar, porque talvez você não esteja ouvindo a posição deles, assim como eles não estão ouvindo a sua. Tente agir como você gostaria que eles agissem com você. Talvez isso ajude muito mais do que a mera gritaria.
Descubra como ter um bom relacionamento com seus pais
CopiarCompartilhar
Falta de tempoPerdoe seus pais pela falta de tempo que eles têm ou tiveram para você, principalmente quando o motivo for o trabalho. É claro que todo filho ou toda filha, sobretudo quando criança, quer passar tempo com os pais: são as pessoas que mais amamos no mundo. Mas o mundo não funciona dessa forma, infelizmente. São poucos os pais que possuem o privilégio de ter um emprego que os permita passar um tempo de qualidade com os filhos. Tenha mais paciência.
Trate seus pais com carinho e os valorize!
CopiarCompartilhar
Lembrar de tudoNão exija que seus pais se lembrem de tudo, principalmente quando estiverem mais velhos. Não se incomode se eles não se lembram da sua data de aniversário, de quantos anos você tem, qual é exatamente o nome de seus filhos. Por mais que esses detalhes sejam importantes, não significa que haja falta de amor. Às vezes, só é difícil se lembrar de tudo depois de uma vida inteira de tantas lembranças. O que importa é sempre o carinho que eles lhe dão.
CopiarCompartilhar
Insultar a inteligência de seus paisNão insulte a inteligência de seus pais. É muito provável que, sim, você saiba muito mais do que seus pais sobre certos assuntos, como tecnologia. Mas isso não significa que você seja superior a eles. Ensine-os o que você sabe, tenha paciência, assim como eles fizeram com você. Ou você acha que foi fácil ensiná-lo a andar, a falar, a se comportar? Além disso, lembre-se: eles também ainda têm muito a ensinar a você. Aprenda a ouvir.
CopiarCompartilhar
Histórias repetidasNão reclame das histórias repetidas que seus pais lhe contam. Aquelas são as experiências preciosas que eles guardam com muito carinho. É normal que as repitam várias e várias vezes. E, sim, pode ser cansativo ter que ouvi-las sempre, mas lembre-se de que contar uma história é também reviver uma alegria que não volta mais. Permita que seus pais vivam essa felicidade sem culpa. E, quem sabe, você também não se diverte com essas histórias?
CopiarCompartilhar
Culpar os pais por tudoNão culpe seus pais por tudo. É verdade que nossos pais foram responsáveis por nós na infância, quando não sabíamos nada sobre o mundo e éramos extremamente vulneráveis. Os erros que eles cometeram conosco nessa época podem ser muito dolorosos e desenvolverem cicatrizes difíceis de curar. Mas eles fizeram o que podiam, dentro do que eles mesmos sabiam sobre a vida. Ninguém nasce sabendo e ninguém machuca um filho na intenção de machucar.
Declare todo o seu amor aos seus pais e os enalteça
CopiarCompartilhar
Interferir no relacionamento delesA não ser que se trate de uma relação evidentemente abusiva e violenta, não interfira no relacionamento de seus pais. Eles terão brigas e desentendimentos como todo casal, mas não é seu papel entrar no meio e dar opiniões. Eles são livres para se relacionarem como bem entenderem. Isso também vale para o caso de pais separados: não interfira na briga deles, nem no relacionamento que eles venham a ter com outras pessoas. Respeite o espaço deles.
CopiarCompartilhar
DinheiroDinheiro pode ser um assunto bem espinhoso e complexo. Mas procure ao máximo não brigar com seus pais por causa disso, sobretudo para exigir dinheiro que eles não têm condição de dar. Tente compreender a visão deles sobre o fato e perceber que dinheiro é algo muito difícil de conseguir e manter. Além disso, nossos pais não podem ser nossos responsáveis financeiramente para sempre.
Conte para os seus pais a sua orientação sexual e exija respeito
CopiarCompartilhar
Não brigar em públicoNão brigue com seus pais em público e, se possível, evite discussões em dias de comemoração, como aniversários. Se você tem algo difícil a dizer a eles, diga em particular. A comunicação funcionará melhor, e você evitará o constrangimento para todos. Por mais que eles estejam errados em certas situações, eles merecem o direito de resolver seus problemas sem que todos fiquem sabendo. Tenho certeza de que eles o respeitarão ainda mais por isso.
CopiarCompartilhar
Antigos errosNão brigue com seus pais pelos antigos erros que eles cometeram com outras pessoas. Sei que muitas coisas que nossos pais fizeram podem ser muito constrangedoras e, às vezes, até dolorosas, mas não nos cabe julgar. Ainda que tenhamos nossa opinião sobre o que aconteceu, os erros foram deles. Não se envolva nesse tipo de problema. Aos filhos, cabe somente a gratidão pela educação que receberam.
Peça para o anjo da guarda proteger seus pais com mensagens
CopiarCompartilhar
Controlar os pais idososNão tente controlar seus pais. Ainda que eles estejam com mais idade e precisem de uma atenção especial, entenda que eles não são seus filhos, muito menos crianças. Não impeça que eles tenham amigos, namorados ou namoradas, nem que saiam para passear. Eles não precisam lhe contar tudo o que fazem, nem pedir permissão. Deixe que eles tenham uma vida saudável dentro do possível para a realidade deles. Eles merecem essa privacidade.
CopiarCompartilhar
Insultar a religiãoNão insulte a religião de seus pais, nem os julgue por isso. Ainda que você tenha escolhido um caminho religioso diferente para você, não é certo achar que seus pais sejam inferiores por terem as escolhas deles. A espiritualidade é um processo muito individual, que merece respeito de todos. Aliás, você pode aprender muito se conversar com eles sobre a visão espiritual deles, com muito gentileza e estima. Basta ter respeito que tudo se resolve.
CopiarCompartilhar
As superações de seus paisNão brigue sem motivo com seus pais. Por mais complicada que seja a relação com eles, procure conhecer a história deles: de onde eles vieram, o que tiveram que superar. Muito provavelmente você irá se surpreender com o tanto de amor e carinho eles lhe ofereceram, visto o tanto que eles não tiveram. Esse exercício de empatia pode ajudar muito a compreendê-los. Afinal de contas, não dá para exigir dos outros mais do que eles podem dar.
Entenda o que os pais de meninas deveriam fazer
CopiarCompartilhar