Como superar o divórcio
Um divórcio é, de maneira simples, o fim de um casamento perante a lei. É a partir dele que as duas pessoas que antes estavam casadas podem viver de forma independente, sem morarem na mesma casa, sem dividirem contas e sem terem algum vínculo perante o Estado. Mas, emocionalmente, um divórcio pode ser muito mais complicado. Quando o amor ainda não acabou e uma das pessoas que reatar a relação, ou quando ela busca compreender minuciosamente tudo que aconteceu, por exemplo, o processo de separação será mais complexo do que assinar alguns papéis. A seguir, veja como superar o divórcio e se prepare para uma vida mais feliz e mais plena!
Compartilhe o que for essencialDepois do divórcio, muitos casais podem acreditar que ainda devem compartilhar tudo que acontece na vida um do outro. Como as duas pessoas estarão solteiras, isso pode gerar algum tipo de ressentimento ou de mal-entendido. Para evitar que algum conflito ocorra, compartilhe com a outra pessoa somente o que for essencial que ela saiba. Não tente provocá-la para mostrar que já superou o fim do casamento, porque isso lhe trará problemas.
CopiarCompartilhar
Aproveite para se conhecerEm um casamento, as duas pessoas sempre precisam fazer algumas concessões. Às vezes, elas fazem tantas concessões que nem se reconhecem mais como indivíduos. Avalie o seu relacionamento que acabou e observe como ele a mudou. Está na hora de se reencontrar, de voltar para a sua essência e de se separar da pessoa que você desenvolveu enquanto estava dentro do casamento. Conheça quem você é!
CopiarCompartilhar
Faça novas amizadesFazer novas amizades, inclusive com pessoas solteiras, é uma boa maneira de superar o divórcio. Se você estiver sempre ao lado de pessoas que estão casadas, talvez você se frustre acreditando que essa é a única maneira de levar a vida e que você precisa se casar de novo o mais rápido possível. Mude seu círculo social e perceba que pode ser muito bom aproveitar um momento só seu, que pode durar meses, anos ou o resto da vida!
Saiba como enfrentar a separação com mensagens de divórcio
CopiarCompartilhar
Recupere sua autoestimaQuando passamos muito tempo em um relacionamento com outra pessoa, nos esquecemos um pouco da nossa individualidade. Podemos acreditar que não somos mais atraentes, nos acostumamos com as nossas imagens. Depois do divórcio, mude seu visual, olhe para si com mais carinho. Assim, você vai recuperar a sua autoestima um pouco mais a cada dia, sem se pressionar para que isso ocorra.
CopiarCompartilhar
Tenha paciência para se envolverO divórcio não é um sinal verde para engatar outro relacionamento, embora você possa fazer isso. Se a pessoa com quem você casou já está com alguém, não transforme isso em uma competição. Tenha paciência e só se envolva com quem realmente vale a pena. Abandone a ideia de que você só terá valor se estiver em um casamento e que precisa encontrar alguém o mais rápido possível para suprir a ausência de um romance. Tenha calma!
CopiarCompartilhar
Encerre de vez a relaçãoQuando o divórcio acontece e ainda há amor para uma das partes, é comum que ela tente uma reconciliação ou que busque explicações para tudo o que aconteceu. Quanto mais você processar esse relacionamento e pensar sobre ele, mais difícil será superá-lo. Lembre-se de que não faz sentido querer voltar para alguém que não a ama mais, e o motivo para isso ter acontecido não é tão importante quanto o futuro que você tem pela frente.
Veja o divórcio com outros olhos e encontre paz
CopiarCompartilhar
Supere o término com uma playlist!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Guarde fotos e presentesAs fotos com a pessoa com quem você casou e os presentes que ela lhe deu podem até trazer boas memórias, mas é melhor tirá-los da sua vista. Assim, você não terá que pensar em tudo que viveu com ela com tanta frequência e não terá um estímulo visual para querer reviver todas essas memórias. Guarde esses artigos com carinho, em um lugar de difícil acesso. Perceba como isso vai ajudá-lo a encerrar o ciclo!
CopiarCompartilhar
Evite conflitos desnecessáriosDiscussões e conflitos depois do divórcio não deveriam se tornar mais frequentes, afinal, você e a outra pessoa decidiram que não querem conviver. Porém, alguns dos ressentimentos que guardamos podem tentar ressurgir quando encontramos essa outra pessoa, por qualquer motivo. Controle a sua vontade de mandar indiretas, de começar uma briga ou de remexer naquilo que já ficou no passado. Olhe para o futuro e preze a manutenção da paz.
Encontre motivos para não ter medo da vida pós-divórcio
CopiarCompartilhar
Permita-se ficar tristeO fim de um casamento sempre será triste. Não tem problema se sentir mal, chorar e querer que nada disso tivesse acontecido. Você precisa se dar o direito de ficar triste, de enfrentar o luto da separação. Porém, essa fase não pode durar para sempre. Então, procure auxílio psicológico para aprender a lidar com esse novo momento da sua vida, que trará novidades, desafios e experiências positivas para você.
CopiarCompartilhar
Tente manter uma amizadeManter uma amizade com a pessoa de quem nos divorciamos não é uma ideia ruim. Tudo irá depender de como a separação e o casamento aconteceram. Se essa pessoa nunca lhe fez mal, e o amor simplesmente acabou, não há motivo para odiá-la para sempre. Manter uma relação harmônica pode ser um jeito de compreender que vocês viveram algo especial, mas que isso já acabou e está na hora de seguir em frente.
Conheça 15 formas de fugir do divórcio e recupere o casamento
CopiarCompartilhar