Frases de Contardo Calligaris
Contardo Calligaris é italiano e formado em Letras, Semiologia e Psicologia Clínica, além de estudioso de Jean Piaget. Contardo tem mais de 10 livros lançados no Brasil e, desde 1999, escreve uma coluna para a Folha de S. Paulo.
Amor Comunitário Contardo CalligarisQuanto mais prezamos o indivíduo, tanto mais sonhamos com o amor e o ideal comunitário.
CopiarCompartilhar
Sorte Nossa Contardo CalligarisEm matéria de sociedade, sorte nossa: de vez em quando, podemos nos acomodar, mas nunca somos satisfeitos com a sociedade que conseguimos construir. Melhor assim.
CopiarCompartilhar
Amor Contardo CalligarisEnquanto as ruas pegam fogo, é difícil escrever sobre o amor.
CopiarCompartilhar
Picadas de Mosquito Contardo CalligarisOs sentimentos funcionam como picadas de mosquito, que coçamos e recoçamos até que se tornem feridas infectadas e, às vezes, septicemias generalizadas (quem sabe fatais).
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 2 de Junho
Famosos que faleceram dia 30 de Março
Ordem Contardo CalligarisPor outro lado, desconfio de qualquer ordem estabelecida que tente se manter e se legitimar chantageando-nos com o espantalho de um futuro incerto: aceite a gente e as coisas assim como estão ou prepare-se para o risco da "aventura", ou seja, "depois de nós, o dilúvio".
CopiarCompartilhar
Amor e Literatura Contardo CalligarisHá três razões pelas quais o amor é absolutamente indissociável da literatura amorosa. A primeira é que a gente aprende a amar e a declarar o amor pela literatura. A segunda é que o amor se tornou relevante em nossa vida à força de ser descrito e idealizado pela literatura. A terceira é que o amor, como sentimento, é um efeito das palavras que o expressam: a literatura nos instiga a amar tanto quanto nossas próprias declarações amorosas.
CopiarCompartilhar
Poder Contardo CalligarisO poder, quando não é efeito de graça divina, vem dos próprios cidadãos e é condicional: só posso reconhecer e respeitar a autoridade que me reconhece e me respeita. Uma autoridade que me desrespeita merece uma violência equivalente à que ela exerce contra mim.
CopiarCompartilhar
Indignaão Contardo Calligaris"Olhe, olhe!", grita um repórter, enquanto a tela mostra alguém que foge de uma loja saqueada levando algo no ombro. Tudo bem, estou olhando e não estou gostando, mas minha indignação é mais antiga e por saques muito maiores.
CopiarCompartilhar
Figura Salvadora Contardo CalligarisNão tenho nenhuma simpatia pela ideia de uma figura salvadora providencial -Collor foi eleito com essa imagem, e olhe no que deu.
CopiarCompartilhar
Privilégios Contardo CalligarisOs representantes parecem se preocupar pouco com os compromissos de seu mandato e muito com sua própria permanência nos privilégios do poder. Por isso, por exemplo, eles compõem alianças que desrespeitam e humilham seus próprios eleitores.
CopiarCompartilhar
Sentimentos Contardo CalligarisNão confio nos sentimentos - nem nos meus, nem nos dos outros. Não é que eu supunha que os humanos mintam quando amam, odeiam ou se desesperam no luto. Nada disso. Apenas verifico que os sentimentos, em geral, são condições autoinduzidas: transtornos ou desvios produzidos pelos próprios indivíduos, que, se não procuram sarnas para se coçar (como diz o ditado), no mínimo adoram coçar as sarnas que eles têm.
CopiarCompartilhar
Abuso Contardo CalligarisA relação do poder público com os cidadãos do Brasil é, sistematicamente, há muito tempo, de descaso e desrespeito, se não de abuso.
CopiarCompartilhar
Apaixonar Contardo CalligarisO efeito mais importante (e esperado) de minhas palavras de amor não é tanto o de seduzir o objeto de meus sonhos, mas o de eu me apaixonar cada vez mais. Pois a intensidade do meu amor será diretamente proporcional à insistência e virulência de minhas declarações.
CopiarCompartilhar
Democracia Contardo CalligarisDizem que sem partidos e sem Parlamento não há democracia; será?
CopiarCompartilhar
Aventuras Contardo CalligarisNote-se que nem todos os sintomas mórbidos levam a um desfecho sinistro. Ao longo da história, houve "aventuras" que acabaram bem.
CopiarCompartilhar
Darwin Contardo CalligarisO professor de religião no colégio, para contestar Darwin, disse que daria um soco em quem sugerisse que a avó dele era macaca.
CopiarCompartilhar
Segurança, saúde e educação Contardo CalligarisA escola e a saúde públicas são o destino resignado dos desfavorecidos. A insegurança se tornou uma condição existencial, tanto no espaço público quanto dentro da própria casa de cada um. O atraso da Justiça garante impunidades iníquas.
CopiarCompartilhar
O Brasil dá certo? Contardo CalligarisTodos parecem cansados de uma cantilena ufanista que quase nos adormeceu: o discurso do Brasil que dá certo, que cresce (?), que está no caminho, que resistiu à crise enquanto os outros se deram pior, que acabou com a miséria (?) etc.
CopiarCompartilhar
Sociedade Contardo CalligarisDa mesma forma, quando começamos a inventar as regras e as formas de uma sociedade de indivíduos separados e autônomos, logo naquele momento começamos a sonhar com o abraço de comunidades unidas e fraternas.
CopiarCompartilhar
Remédios Contardo CalligarisAcusamos os laboratórios pela medicalização da vida. Mas somos nós que queremos remédios como formas de controle e poder sobre nós mesmos.
CopiarCompartilhar