Crenças espíritas
A religião espírita não tem tantos rituais ou regras quanto a maioria das outras, mas ela segue algumas crenças que norteiam seus fiéis. Conhecendo essas crenças, é possível entender um pouco mais sobre o espiritismo e ver como esta religião é capaz de levar conforto e força a quem a segue.
Pessoas incorporam espíritos?Existem três formas de incorporar espíritos de acordo com o espiritismo. O que diferencia cada uma dessas formas é o nível de consciência da pessoa que está recebendo o espírito. Ela pode estar totalmente consciente, parcialmente consciente ou nada consciente sobre o que o espírito está falando ou escrevendo. Uma vez que incorporar o espírito de alguém falecido, essa pessoa será um canal de comunicação entre o além e a Terra.
CopiarCompartilhar
O que são médiuns?Diferente do que se pode imaginar, as pessoas que são médiuns não têm qualquer relação sombria com o além. A crença espírita afirma que são pessoas comuns que desenvolveram uma forma de comunicação com o plano espiritual e conseguem sentir e perceber a presença dos espíritos desse outro plano.
Encontre conforto com mensagens espíritas
CopiarCompartilhar
Correspondência do alémA psicografia é uma crença da religião espírita. É por meio dela que pessoas que partiram podem se comunicar com as pessoas que ainda estão aqui, sentindo saudades e querendo saber como é a vida depois que nós morremos. Para isso, um(a) médium deve realizar a transcrição da carta, ditada pelos espíritos de entes queridos de cada pessoa que busca essa comunicação.
CopiarCompartilhar
Os espíritos sempre estão aquiExiste, no espiritismo, a crença de que todas as pessoas apresentam algum grau de mediunidade. Isso significa que qualquer pessoa pode sentir a presença de, ou ver, um espírito, desde que esteja aberta a isso e seja treinada para tal. Dizem, também, que os espíritos sempre estão acompanhando alguém, e podem ser vistos por quem tem essa mediunidade desenvolvida.
CopiarCompartilhar
Pinturas psicografadasAlém das cartas psicografadas, é uma crença espírita a capacidade de uma pessoa viva incorporar um espírito que tinha um talento para a pintura ou para o desenho. Assim, de acordo com essa religião, seria possível que um médium produzisse uma pintura a partir de um espírito incorporado por ele.
Conheça as principais práticas da religião espírita
CopiarCompartilhar
Entidades do espiritismoA crença espírita é baseada também na existência de entidades que nos orientam e protegem. As figuras conhecidas pelo nome de “pretos velhos”, por exemplo, são aquelas que trazem conhecimentos ancestrais e tradicionais. São eles que oferecem uma palavra amiga ou algum aconselhamento para as pessoas que os procuram em sessões nas quais médiuns incorporam espíritos.
CopiarCompartilhar
Prática da caridadeSegundo o espiritismo, a caridade é uma forma de diminuir o peso da nossa alma e permitir uma ida tranquila e rápida para outro plano espiritual, quando chegar a hora. Só por meio das boas ações desinteressadas é possível chegar ao reino dos céus.
CopiarCompartilhar
O que os espíritos representam?De acordo com o espiritismo, normalmente, os espíritos que estão ao nosso redor são de pessoas que partiram, mas querem nos proteger ou nos visitar. No entanto, é preciso lembrar que todas as pessoas desempenham uma função na Terra e que em algum momento é preciso deixá-las partir. Existem também os espíritos obsessores, que seriam prejudiciais para as pessoas vivas.
CopiarCompartilhar
O perigo dos espíritos obsessoresPara o espiritismo, os espíritos obsessores são aqueles que, em vida, entregavam-se aos jogos e aos vícios. Então, depois que partem para o plano espiritual, procuram no plano terrestre alguém que siga esses hábitos para continuar transgredindo as regras de comportamento. Podem ser prejudiciais quando não são rapidamente identificados.
Religião e filosofia de vida: conheça o espiritismo
CopiarCompartilhar