Curiosidades sobre o Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados não é apenas sobre amor e presentes. Está data surgiu a muitos e muitos anos em homenagem a um mártir, porém, seu conceito mudou ao longo do tempo. Conheça algumas curiosidades, fatos históricos e a verdade sobre o Dia dos Namorados.
No Brasil surgiu como uma data comercialO Dia dos Namorados é um data especial para todos os casais de apaixonados, mas na verdade, ela surgiu como um dia totalmente comercial.
Esse título pode ser relacionado ao publicitário João Dória, quando em 1949 foi requisitado por uma loja de departamentos paulistas a ajudar a aumentar as vendas no mês de junho, até então, um dos menos lucrativos do ano.
Então, Dória sugeriu criar o Dia dos Namorados, inspirado na data que já era comemorada nos Estados Unidos e na Europa, só que no dia 14 de fevereiro.
A data escolhida, 12 de junho, foi para anteceder o Dia de Santo Antônio, famoso santo casamenteiro.
Assim, no dia 12 de junho de 1949 ocorreu o primeiro Dia dos Namorados no Brasil.
CopiarCompartilhar
Lendas dos Dia dos NamoradosNa Faculdade William and Mary, há uma lenda urbana sobre quem dá beijos na Ponte Crim Dell. Aparentemente, se você beijar alguém nessa ponte vocês vão se casar!
Esta fama especial e o belo cenário fazem deste lugar o mais perfeito para pedidos de casamento! Romantismo e emoção num só lugar!
CopiarCompartilhar
Lendas de AmorA lenda da Universidade de Miami é que se você beijar alguém à meia-noite debaixo do Arco Upham, enquanto a luz do arco ainda estiver ligada, significa que você e seu amor se casarão! E ficarão unidos para sempre.
Que tal fazer o teste?
CopiarCompartilhar
Crenças de Dia dos NamoradosNa Universidade de Richmond, há um lindo gazebo onde os dois lados do lago se encontram. Segundo a lenda, se duas pessoas se beijarem no gazebo, elas se casarão! Mas, se você pular no lago depois do beijo, pode inverter o encanto do casamento. A crença no poder desse gazebo é tão forte que alguns alunos realmente pularam no lago depois do beijo. Imagina!
CopiarCompartilhar
Lugares em que o Dia dos Namorados é comemoradoNo Japão, desde 1936 essa data é comemorada, onde as mulheres é que devem declarar o seu amor, entregando aos homens caixas de chocolate. Nos Estados Unidos, está data é comemorada no dia 14 de fevereiro e todos os casais costumam trocar presentes, chocolates, flores, etc.
Na Itália o dia é comemorado com banquetes e troca de presentes entre os namorados. Já no Reino Unido os casais trocam chaves e fechaduras, para selar o amor que existe entre eles.
O romance está em todos os lugares do mundo!
CopiarCompartilhar
ChocolatePsicólogos do ano 1800, por muitas vezes diziam aos seus pacientes para comerem chocolate, como forma de curar um desgosto de amor! Será?
CopiarCompartilhar
FloresQue os homens tem pouca criatividade todo mundo já sabe, não é? Mas os dados existem para comprovar esta questão.
Cerca de 75% das pessoas que comprar flores no Dia dos Namorados são homens! Quer presente mais manjado que isso?
CopiarCompartilhar
Porque rosas?A rosa vermelha era a preferida de Vênus, a Deusa do Amor de Roma!
Assim, essa rosa é considerada a rosa do amor! Além disso, está provado que vermelho é a cor do amor e relaciona-se com sentimentos forte e emoções amorosas.
CopiarCompartilhar
Pedidos de casamentoPedir namorada em casamento no Dia dos Namorados é a coisa mais manjada do mundo, não é?
Estima-se que mais de 220 mil pedidos de casamentos são feitos todos os anos nesta data especial.
CopiarCompartilhar
Casamento na faculdadeTodo dia 14 de fevereiro instalam no salão central da Universidade de Tiumen o Cantinho do matrimonio para os estudantes possam se casar, receber certidão de casamento e desfrutar a lua de mel!
CopiarCompartilhar
Origem do Dia dos NamoradosNos Estados Unidos e em alguns países da Europa o Dia dos Namorado é chamado de Dia de São Valentim, ou Valentines Day, e é comemorado no dia 14 de fevereiro.
A origem dessa comemoração teria acontecido na Roma antiga, em 498 d.C. Em homenagem ao padre Valentim que lutou contra as ordens do imperador Claúdio II de proibir os casamentos no período da Guerra, pois acreditava-se que combatentes solteiros eram melhores.
Por descumprir essa ordem e continuar casando os casais apaixonados, Valentim foi condenado à morte. Na prisão, diversos jovens jogavam bilhetes ao padre, um desses jovens era uma mulher cega por quem Valentim se apaixonou, lhe concedendo um milagre e devolvendo-lhe a visão.
Depois disso, Valentim lhe escreveu uma mensagem de adeus, na qual assinava Your Valentine, ou seja Seu Valentim, expressão que é usada até hoje nas comemorações de Dia dos Namorados.
CopiarCompartilhar
Cartão mais antigoUm dos cartões mais antigos foi emitido em 1415 por Charles, duque de Orleans, a sua esposa, quando era prisioneiro na torre de Londres. O cartão é preservado agora no museu britânico.
CopiarCompartilhar
Homenagem a São ValentimO Dia dos Namorados é, na verdade, uma homenagem a São Valentim, porém, existiram 3 santos com este nome: um deles foi um padre, o outro foi um bispo e o terceiro sabe-se apenas que foi um mártir.
As histórias que se contam sobre os três são obscuras e pouco contadas, por isso, não se pode saber para qual deles é de fato a homenagem.
CopiarCompartilhar
AcasalamentoNa Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
CopiarCompartilhar
Presente para professoresNos Estados Unidos e na Europa o dia de São Valentim, ou então Dia dos Namorados, é um dia para declarar o seu amor a todas as pessoas, por isso, professores e pais são as pessoas que mais recebem cartões e presentes.
CopiarCompartilhar
Troca de cartão entre criançasAlém de dar presentes para professores, no Dia de São Valentim, é costume que haja troca de cartões entre crianças. Estima-se que mais de 650 milhões de cartões sejam trocados entre crianças de 6 a 10 anos.
CopiarCompartilhar
Presentes para AnimaisMais de 9 milhões de pessoas comprar presentes para os seus animais de estimação no Dia dos Namorados.
Carência demais, não é?
CopiarCompartilhar
Cartas para JulietaNão é só no filme, mas também na vida real que Julieta recebe cartas. No Dia dos Namorados estima-se que a cidade de Verona, na Itália, lar de Julieta, recebe mais de mil cartas e cartões endereços a criação de William Shakespeare, pedindo conselhos amorosos.
CopiarCompartilhar
Se presentearEstima-se que 15% das mulheres que recebem flores no Dia dos Namorados, foram presenteados por si mesmas.
Bizarro, não é?
CopiarCompartilhar
O maior presenteO presente mais fantástica oferecida no dia dos namorados foi o Taj Mahal na Índia. Foi construído por Mughal Imperador Shahjahan, como memória da sua mulher!
CopiarCompartilhar
Primeira caixa de bombonsEm 1800 foi produzida a primeira caixa de bombons para o Dia dos Namorados. Essa invenção maravilhosa foi concebida por Richard Cadbury. Ele com certeza, salvou muitos homens espalhados pelo mundo.
CopiarCompartilhar
Número de NamoradosCerca de 35 milhões de chocolates em forma de coração são comprados no mundo na data. São produzidas 8 bilhões de balas em forma de coração todos os anos. Enfileiradas, elas fariam o percurso Estados Unidos - Itália vinte vezes. Os namorados trocam 50 milhões de rosas todos os anos no Valentine’s Day, e nem todas são compradas pelos homens.
CopiarCompartilhar