Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Curiosidades sobre as Olimpíadas

O espírito olímpico lhe chama para conhecer a origem das Olimpíadas, quais os atletas que marcaram história, seus símbolos e sua cronologia. Leia e fique por dentro mesmo não sendo um atleta.

Origem

Os jogos olímpicos surgiram na Grécia, como homenagem aos deuses do Olimpo, em 776 a.C. Os gregos encontraram nos jogos uma forma pacífica de reunir as populações de suas cidades, que viviam em guerra, apesar de falarem a mesma língua e praticarem a mesma religião.


Copiar
Compartilhar
Tocha (1)

Desde os primeiros jogos da Antiguidade, a Chama Olímpica era acesa e carregada por atletas. A pira sagrada queimava no altar de Zeus durante todo o período das competições. Ela foi reintroduzida em 1928, nas Olimpíadas de Amsterdã. Nos Jogos de Berlim de 1936, pela primeira vez a chama foi acesa na Grécia e transportada para a nova sede das Olimpíadas, em uma tocha, por atletas que se revezaram durante o trajeto. A ideia foi adotada e vem sendo mantida em todos os Jogos desde de 1952.


Copiar
Compartilhar
Cristianismo

Os Jogos Olímpicos da antiguidade aconteciam de quatro em quatro anos e duraram mais de mil anos, até 393, quando o imperador romano Teodósio I aboliu o evento, alegando que se tratava de uma festa pagã. A ideia do paganismo dos jogos está associada a ascensão do cristianismo no século IV.


Copiar
Compartilhar
Criador

O criador dos Jogos Olímpicos da era moderna foi o Barão de Coubertin. Seu nome verdadeiro era Pierre de Fredy. Ele nasceu em Paris, França, no dia 1º de janeiro de 1863 e morreu em Genebra, Suíça, no dia 2 de setembro de 1937. Seu coração, lacrado numa urna de bronze, está sepultado em Olímpia.


Copiar
Compartilhar
Companheiro

Em 1896, em Atenas, na Grécia, foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos modernos. Naquele ano, o príncipe grego Constantino invadiu a pista de corrida e percorreu os metros finais da maratona ao lado do corredor Spyridon Louis, seu compatriota e vencedor da prova.


Copiar
Compartilhar
Paz e Aros

A bandeira olímpica simboliza a paz mundial. Seus 5 aros entrelaçados representam a união entre os 5 continentes. Com as cinco cores é possível compor todas as bandeiras do mundo, e cada cor representa um continente (azul=Europa; amarela=Ásia; preta=África; verde=Oceania; e vermelha=América).


Copiar
Compartilhar
Guerras

Em 1916, as Olimpíadas de Berlim não foram realizadas por conta da Primeira Guerra Mundial. Em 1940, os jogos foram transferidos de Tóquio para Helsinque, pois os japoneses estavam em guerra com os chineses. Porém, os jogos foram suspensos por causa da Segunda Guerra Mundial. Em 1944, as Olimpíadas de Londres também foram suspensas.


Copiar
Compartilhar
 
Primeira Mulher

A primeira mulher brasileira que participou de uma edição das Olimpíadas foi a nadadora Maria Lenk, em Los Angeles, 1932. Com 17 anos, ela era a única mulher na delegação, que contava com 66 homens. Mais que a primeira brasileira, Maria Lenk foi a primeira mulher sul-americana a participar dos jogos.


Copiar
Compartilhar
Injustiça

Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o corredor brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava com folga a maratona, quando um irlandês vestido com roupas típicas invadiu a pista e o arrastou para fora do percurso. O atleta conseguiu se libertar, mas acabou a prova em terceiro.


Copiar
Compartilhar
Juramento

O juramento olímpico dito na cerimônia de abertura por todos os atletas e juízes foi escrito por Pierre de Coubertin. Em 1920, o trecho do discurso que dizia “honrar nosso país” foi substituído por “honrar nossa equipe” com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas.

"Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos, respeitando e seguindo as regras que os regem, comprometendo-nos a um desporto sem dopagem e sem drogas, com o espírito verdadeiro do desportivismo, para glória do desporto e honra das nossas equipes."


Copiar
Compartilhar
Lema

"Citius, Altius, Fortius" (que em grego significa O Mais Rápido, O Mais Alto, O Mais Forte). A frase latina, criada pelo padre Henri Martin, amigo do Barão de Coubertin, era utilizada para descrever as realizações atléticas dos estudantes do Albert Le Grand School. As palavras latinas estavam cravadas em uma pedra acima da entrada principal.


Copiar
Compartilhar
Locomotiva Humana

O corredor Emil Zatopek, eleito o esportista tcheco do século XX, quebrou 18 recordes mundiais durante sua carreira. Ele era chamado de “Locomotiva Humana” pela constância de suas passadas. Tornou-se uma lenda olímpica, pois foi o único atleta de longa distância a conquistar três medalhas de ouro numa única Olimpíada.


Copiar
Compartilhar
Numa Fria

Em 1896, os primeiros nove esportes foram: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, natação, tênis, luta, levantamento de peso e tiro. As provas de natação nas Olimpíadas de Atenas foram realizadas nas águas da baía de Zea. A temperatura da água durante as provas nunca ultrapassou os 13 graus.


Copiar
Compartilhar
Mascotes

Adotado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, na França, servem como embaixadores e mensageiros da amizade e personificam a cultura ou a fauna da região onde se realizam os Jogos Olímpicos. Portanto, mudam a cada edição do evento.


Copiar
Compartilhar
Crença

"A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante da vida não é a vitória, mas a luta. O essencial não é conquistar e sim lutar bem", adotada pelo Barão de Coubertain depois de tê-la ouvido do bispo da Pensilvânia, Ethelbert Talbot, durante os Jogos de Londres em 1948. Ao longo da história dos Jogos, tem havido muitas alterações nessa mensagem.


Copiar
Compartilhar
Fogo Divino

O revezamento que leva a tocha olímpica de Atenas até a sede dos jogos foi ideia do alemão Theodore Lewald, membro do Comitê Olímpico Internacional, em 1936. Na antiga Olímpia, um fogo permanente queimava diante de Héstia, a deusa do coração e da chama sagrada. O fogo tinha significado divino.


Copiar
Compartilhar
Hino Olímpico

Composto em 1896 pelo grego Spirou Samara, com letra do músico grego Cositis Palamas, foi adotado pelo COI em 1958:

Espírito imortal, o pai de pura
beleza, a grande e verdadeiro
declínio, a revelação e mostrou aqui
a glória da terra e o céu.

Dê vida e vivacidade aos jogos nobres!
Lançar coroas de louros inmarchitables.
Os vencedores na corrida e na luta!
Criar em nossos peitos, corações de aço!

Nos campos, montanhas e mares brilhar com você
em um tom rosa e formam um grande templo
onde todas as nações se reúnem para adorar,
Oh espírito imortal das Olimpíadas!


Copiar
Compartilhar
Zeus

A primeira visita da tocha olímpica ao Brasil ocorreu em 13 de junho de 2004. Ela desembarcou no Rio de Janeiro às 6h42, vinda da Cidade do Cabo (África do Sul). Essa foi também a primeira vez em que a chama passou pela América Latina. O avião que trouxe a tocha ao país se chamava Zeus.


Copiar
Compartilhar
Recorde Brasileiro

Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão olímpico brasileiro, ganhando as provas de salto triplo em Helsinque (1952) e Melbourne (1956). Ao longo dos 12 anos de carreira, quebrou 7 vezes os recordes do salto triplo, sendo sua melhor marca a de 16,56 m, no Pan-Americano do México em 1955.


Copiar
Compartilhar
Sucesso

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados em 1896, em Atenas, são marco de um período aventureiro. Tinha tudo para dar errado, mas o sucesso foi tão grande que o evento conseguiu atrair um público de cerca de 80 mil pessoas ao estádio Panatenaico, palcos dos jogos da Antiguidade, restaurado com peças de mármore branco. Organizado em apenas dois anos de antecedência, nas competições misturava atletas a estudantes e turistas. Qualquer pessoa poderia se inscrever nas provas. Mas, com o sucesso do torneio, o barão de Coubertin marcou para Paris, quatro anos depois, o reencontro com a comunidade olímpica.


Copiar
Compartilhar
Modalidades

Desde 776 a. C., a única competição nos primeiros 13 olímpicos foi a corrida. Em 724 a. C. introduziu-se um nova modalidade, semelhante aos atuais 400 metros rasos. O pentatlo passou a ser disputado em 708 a. C. Até 472 a. C. as provas eram realizadas em um único dia. O número de provas na Antiguidade aumentou até se fixar em 12 modalidades: o disco, na foto ao lado (chegou aos nossos dias com poucas variações), o hopolitódromo (corrida com os atletas equipados de modo militar), provas hípicas (corridas de quadrigas e de cavalos), o dardo (era de madeira com uma ponta de ferro), salto em cumprimento Skamma (o atleta levava nas mãos pesos enquanto saltava), luta livre (o adversário devia ser tombado de costas), pankration (luta em que tudo era permitido, exceto morder), pugilismo (socavam-se com os punhos nus até a rendição do adversário, mas com o tempo usaram-se máscaras e correias protetoras), corrida e pentatlo - o dialum(400 m), o dólico(1.500 m) e o stadium(192 m).


Copiar
Compartilhar
Tocha (2)

A tocha é então acesa em Olímpia, no local onde eram realizados os Jogos da Grécia. Ela é acesa por raios do sol refletidos em um espelho encurvado, em uma cerimônia, por mulheres em trajes que lembram os usados nos tempos antigos (foto). A tocha é então entregue ao primeiro atleta. O transporte da Grécia para Sydney foi o mais complexo. A chama foi mantida acesa a 3.000 pés de altitude, num vôo transcontinental especialmente fretado, além de atravessar um curto trajeto subaquático, feito a nado.


Copiar
Compartilhar
Sobre Guilherme Paraense

Paraense era parte de uma equipe de sete atiradores que partiram para a Bélgica por conta própria. Depois de 27 dias de uma viagem atribulada, passando por Portugal e Paris, chegaram a Bruxelas, onde aguardavam conexão para Antuérpia. Lá, tiveram parte das armas e da munição roubada. Com fome e sem material esportivo, acabaram salvos pelos americanos. Impressionados com o estado lastimável dos brasileiros, os atletas emprestaram aos colegas as próprias armas. Guilerme Paraense derrotou os americanos e conquistou o ouro, a prata e o bronze. Ele tinha 36 anos e morreu de enfarte, em 1968.


Copiar
Compartilhar
Machismo

Apesar de já terem participado em alguns eventos anteriormente, só a partir de 1912, nas Olimpíadas de Estocolmo, com a natação, as mulheres passaram a ser oficialmente admitidas nos Jogos. Nos Jogos Olímpicos antigos, somente era permitido às mulheres virgens entrar no estádio para assistir aos jogos. A punição para as demais mulheres que ousassem quebrar essa regra era serem jogadas dos penhascos de Typaion. Havia festivais femininos nos quais os homens eram banidos, sendo o mais famoso o Heraean, em Argos, o qual incluía competição de lançamento de dardo.


Copiar
Compartilhar
Chama Olímpica

Nasce a partir da chama olímpica, que fica acesa de forma permanente em Olímpia, na Grécia. Na Grécia Antiga, as tochas serviam para conduzir a chama do fogo sagrado de um altar para outro. O fogo era tido como um elemento purificador.


Copiar
Compartilhar
Cidade

Os jogos ocorriam em Olímpia, a principal cidade de Elida, na península do Peloponeso. Nos primeiros jogos olímpicos, era disputada uma única prova: a corrida de 170 metros. Aos poucos, os gregos foram incluindo outras modalidades.


Copiar
Compartilhar
fechar