Curiosidades sobre Super Mario
Que videogames moldam gerações todo mundo sabe. Mesmo quem não é muito chegado no universo geek já jogou, viu ou ouviu falar do baixinho mais amado da Nintendo: o Super Mario! Esse personagem tão querido vem conquistando público desde seu aparecimento no jogo "Donkey Kong", em 1981. Com narrativas divertidas e atemporais, seus jogos agradam a todos os gostos, e seus personagens icônicos – princesa Peach, Luigi, Yoshi, entre outros – provocam a mais pura nostalgia nos admiradores de videogame. Será que você sabe tudo sobre uma das sagas mais conhecidas do mundo dos jogos? Nós separamos algumas curiosidades sobre Super Mario que vão te fazer amar ainda mais o bigodudo da Nintendo!
Um simples coadjuvanteParece mentira, mas o baixinho bigodudo nunca foi pensado para ser um protagonista. O Mario apareceu pela primeira vez no game "Donkey Kong", que foi lançado em 1981. Segundo Shigeru Miyamoto, seu criador, o jogo era para ser uma mistura de Popeye e King Kong.
CopiarCompartilhar
Gente como a genteNo manual oficial da Nintendo, de 1993, existe uma biografia do Mario. O encanador nasceu no Brooklyn, sempre se interessou por consertar as coisas e, claro, cogumelo é sua comida favorita.
Ative a nostalgia e relembre games antigos
Ele é uma pessoa com gostos musicais bem ecléticos: ouve da ópera ao new-wave e até mesmo o high-techno europop. Parece até gente, mas na verdade é da espécie "homo nintendonus".
CopiarCompartilhar
Os tijolos, não são tijolosDe acordo com o guia de instruções do "Super Mario Bros" (o primeiro game do Mario), os tijolos na verdade eram habitantes do Reino dos Cogumelos. Eles foram transformados pelos Koopas, inimigos que invadiram a área. Isso fez com que surgissem os blocos que quebrávamos para conseguir moedas e power-ups nos jogos.
CopiarCompartilhar
O homem que pulaO nome do encanador mais famoso do mundo chegou a ser conhecido como Jumpman, "homem que pula", em tradução livre. Apenas quando o jogo foi para os Estados Unidos é que o nome Mario surgiu. Essa foi uma homenagem a Mario Segale, dono do depósito que a Nintendo alugava, em Redmond.
CopiarCompartilhar
O bigodeShigeru Miyamoto, criador do Mario, precisou pensar em uma maneira de destacar o nariz do personagem no jogo, por causa da dificuldade de criação dos jogos antigamente. Então teve a ideia do bigode, que era fácil de construir, dada as baixíssimas resoluções gráficas da época.
Encante-se com frases de games
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Mil e uma utilidadesMario tinha uma profissão diferente também. Foi apresentado como um carpinteiro, não encanador, como é conhecido hoje em dia. Teve também várias outras profissões ao longo de sua história no game. Em "Dr. Mario" (1990) foi médico, um artista em "Mario Paint" (1992), chefe de cozinha em "Yoshi's Cookie" (1992) e até arqueólogo em "Mario's Picross" (1995).
CopiarCompartilhar
Nada de cabeça duraNão, ele não quebra os blocos e bônus com a cabeça. Parece muito evidente que é com a cabeça, não é mesmo? Na verdade, ele pula com uma das mãos para cima e dá um soco na direção dos tijolos.
CopiarCompartilhar
Um herói de açãoSe ele possuiu várias profissões, também poderia ter sido um grande herói de ação. No início, foi planejado pela Nintendo como um piloto de foguete, que portaria armas pesadas, como um rifle. O jogo teria fases de tiro, com Mario dirigindo um foguete ou uma nuvem.
Gosta de desafios? Confira os 10 games mais difíceis de todos os tempos
CopiarCompartilhar
Nuvens são arbustos e vice-versaRepare bem e perceba que a Nintendo deu uma boa economizada nos traços do game. Os arbustos têm o mesmo desenho das nuvens; mudam-se apenas as cores. Mesmo nos jogos mais novos, como "Mario Kart", isso acontece.
CopiarCompartilhar
Videogame musicalO que seriam dos jogos sem aquela música emocionante no fundo, que acende a adrenalina e fica na nossa cabeça até a hora de dormir, não é mesmo? Reunimos nessa playlist incrível as melhores músicas e trilhas sonoras dos jogos mais famosos!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Personagens transgênerosMuito à frente de seu tempo, já em 1988 o game tinha um "cara que pensa ser uma garota". Assim é descrito a personagem Birdo no manual do jogo. Ela é uma das primeiras transgêneros representadas no universo do game. É importante ressaltar que ela preferia ser chamada de Birdetta. Há outro caso: Vivian – apesar do nome – é um garoto em "Paper Mario: The Thousand-Year Door".
CopiarCompartilhar
Um jeitinhoPara ganhar vida, você pode fazer uma “manha”. Desde o primeiro jogo isso acontece e dá para você conquistar um bom número de vidas. No primeiro jogo, ao encurralar um casco no final de uma fase, você poderia dar pancadas nele e ganhar uma vida por batida. Já em "Super Mario Bros 3", é possível ficar quicando sobre os cascos. Em "Super Mario World", também é possível fazer isso de várias maneiras diferentes.
CopiarCompartilhar
O filmeQuem diria que o filme de um personagem tão popular seria um fracasso? Chegou aos cinemas em 1993, com muito apelo comercial, mas pouca qualidade. Foi considerado “o pior filme de todos os tempos” e teve a participação de Bob Hoskins no papel de Mario e John Leguizamo como Luigi. Na história, eles enfrentavam King Koopa, a versão cinematográfica de Bowser.
Veja 15 jogos que irão se tornar filmes
CopiarCompartilhar
YoshiO dinossauro companheiro do Mario levou anos para nascer. Desde o início ele foi pensado pelo criador do game, mas a ideia só tomou forma seis anos depois. A tecnologia da época não ajudou, então Yoshi teve sua primeira aparição em "Super Mario World", apenas em 1990.
CopiarCompartilhar