Dia da Advogada
Mesmo vivendo em uma sociedade com pensamentos machistas, a cada dia que passa, as mulheres conquistam mais lugares de fala e de atuação, incluindo a participação nas profissões que até algum tempo atrás eram vistas como "trabalho de homem", e isso inclui a advocacia. Mulheres fortes e que dominam as leis, as advogadas fazem suas histórias e tornam-se nomes reconhecidos, ajudando em causas nobres, principalmente aquelas voltadas à proteção de outras mulheres. É por isto que o Dia da Advogada existe: para homenagear todas as mulheres que se formaram em Direito e honram sua profissão todos os dias. Continue lendo a página e conheça tudo sobre o Dia da Advogada!
Myrthes CamposNascida em Macaé, Rio de Janeiro, em 1875 mostrou desde cedo seus interesses pela lei. Em 1906 se tornou parte do Instituto do Advogados do Brasil. Em 1898 foi a primeira mulher a atuar como defensora no Tribunal do Júri.
CopiarCompartilhar
Inspirada por MyrthesMaria Augusta Saraiva foi a primeira mulher a iniciar e concluir o curso de Direito na Faculdade de Direito do Estado de São Paulo, em 1902. Ela foi a primeira mulher a atuar no Tribunal do Júri e nomeada consultora jurídica do Estado de São Paulo.
CopiarCompartilhar
Seus trabalhosSeus trabalhos foram um marco no campo da jurisprudência a favor da liberdade feminina através do voto feminino e da emancipação jurídica da mulher. Ela foi colunista do “Jornal do Commercio” e divulgou diversos artigos jurídicos em diversas revistas.
Encontre as melhores homenagens às advogadas e homenageie-as
CopiarCompartilhar
Festa do Direito15 de dezembro é dia de festa no Direito para todas as mulheres advogadas, que superam todas as dificuldades para seguirem uma carreira fundamental para o país, trazendo uma visão feminina num meio dominado pelos homens.
CopiarCompartilhar
Novembro de 2016Nos dias 28 e 29 desse mês, houve a II Conferência Nacional Da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, em que se discutiu sobre os direitos, desafios e conquistas da mulher advogada.
Parabenize sua juíza predileta com mensagens de aniversário especiais
CopiarCompartilhar
Mais sobre o eventoCom mais de 2.500 participantes, o evento foi marcado pelo lema citado por Eduarda Mourão, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada: "Exercer liberdade em busca da igualdade".
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Faça como elas e enalteça seu poder!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
15 de dezembroNesse dia é comemorado o Dia da Mulher Advogada. A comemoração é em prol do respeito e da efetiva igualdade de gêneros no país. Essa data foi criada como homenagem a Myrthes Campos, a primeira advogada do Brasil.
Saiba quem são as mulheres famosas que lutam pela igualdade salarial
CopiarCompartilhar
CongratulaçõesParabéns a todas as mulheres que se dedicam de coração a essa carreira tão importante para o nosso país, não se importando com todas as barreiras e preconceitos. O dia 15 de dezembro é especial para vocês!
CopiarCompartilhar
Mulheres no DireitoApós Myrthes Campos, foram necessários mais 55 anos para que Thereza Grisólia Tang, em 1954, tomasse posse como juíza no Brasil. E mais 46 anos até que Ellen Gracie fosse admitida no STF.
CopiarCompartilhar
Primeira OAB-SPMaria Immaculada Xavier da Silveira foi a primeira aprovada na Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), em 1932. Foi ela quem fundou o Dia das Advogadas, em 1925.
CopiarCompartilhar
Um pouco mais sobre MyrthesIngressou na Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais na cidade do Rio de Janeiro. Myrthes atuou durante 20 anos na Jurisprudência do Tribunal de Apelação do Distrito Federal.
CopiarCompartilhar
ParabénsDia 15 de dezembro é o dia de homenagear todas as mulheres advogadas! Parabéns pelo seu dia! Pois elas merecem e elas reconhecem todos os dias a importância do mundo jurídico.
CopiarCompartilhar
AtualmenteHoje em dia, as mulheres têm conseguido grande destaque no ramo da advocacia. Destacam-se Romy Medeiro da Fonseca – que revisou o Código Civil Brasileiro –, Ellen Gracie, ministra-chefe do STF (2000-2011) 2 – e Cármen Lúcia, ministra do STF (2006-2018).
Conheça o significado das expressões jurídicas
CopiarCompartilhar