Dia da Revolução Cultural Chinesa
Muito além da bela forma de escrita que os chineses utilizam, que são os caracteres chineses ou caracteres han – logogramas (símbolo ou grafema único que denota um conceito concreto ou abstrato da realidade) utilizados como sistema de escrita do chinês, japonês, coreano e outros idiomas -, a cultura inteira do país encanta qualquer um que procurar saber mais sobre ela. Em 18 de agosto, é lembrado o Dia da Revolução Cultural Chinesa, para trazer ao conhecimento geral a importância de conhecer a história do que houve com a cultura do país através das mudanças que se sucederam ao período de 1966 a 1976.
Período de transformaçõesA Revolução Cultural Chinesa, lembrada todo dia 18 de agosto, foi um período de muitas transformações sociais e políticas nesse país, quando seu líder político barrou o progresso material e tecnológico chinês. Ele queria acabar com o comunismo nos moldes soviéticos.
CopiarCompartilhar
Nada de comunismo soviéticoDurante 1966 e 1976, aconteceu a Revolução Cultural Chinesa. Mao Tsé-Tung, estadista chinês no poder a partir de 1949, foi o responsável por desencadear o processo, pois estava insatisfeito com o modelo soviético de governo. Lançou então, na reunião do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCC), em 1966, a Revolução Cultural, eternizada pela data de 18 de agosto.
Conheça os pensamentos do grande filósofo Karl Marx
CopiarCompartilhar
Morte a quem pensasse diferenteMao Tsé-Tung tinha a ideia de eliminar toda a sua oposição. Não importava quem fosse – militares, camponeses ou políticos. Queria ainda manter o fervor revolucionário num estado de luta e superação. Em 18 de agosto, teve início a Revolução Cultural Chinesa.
CopiarCompartilhar
Reconstrução do ComunismoCada espaço deveria servir para estudo, fosse uma fábrica ou a casa das pessoas. O estudo consistia em reconstruir o comunismo, fazendo com que a ideia de coletivização fosse expandida. Todo dia 18 de agosto, a data da Revolução Cultural Chinesa é lembrada.
CopiarCompartilhar
Acabando com tudoMao incentivava a destruição de manuscritos, quadros e até instrumentos musicais. Tudo aquilo que lembrasse o filósofo Confúcio ou o Ocidente deveria ser eliminado. A Revolução Cultural teve início em 18 de agosto de 1966.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarConheça todas as datas comemorativas do dia 18 de Agosto
Veja mais fatos históricos do dia 6 de outubro
Os objetivos da RevoluçãoO primeiro objetivo de Mao Tsé-Tung era substituir os seus sucessores por pessoas que tinham o mesmo pensamento que o seu. Depois, tornar menos elitistas os sistemas culturais, de saúde e educacionais, além de tornar a juventude chinesa mais revolucionária. A Revolução Cultural Chinesa é lembrada em 18 de agosto.
Provérbios chineses: conheça a sabedoria milenar!
CopiarCompartilhar
Aliou-se à juventudePara que seus objetivos fossem alcançados, Mao precisou da ajuda da juventude chinesa. Organizou grupos, que ficaram conhecidos como Guardas Vermelhos. Foram então à luta contra uma classe intelectual que era separada da massa, no dia 18 de agosto de 1966.
CopiarCompartilhar
Ataques às escolasEscolas foram fechadas por conta dos ataques aos intelectuais. Mao era extremamente venerado, e sua morte, 10 anos depois do início da Revolução Cultural, mexeu com a mobilização da juventude. A data em que a Revolução é lembrada é 18 de agosto, quando teve início.
CopiarCompartilhar
Tempos sombriosA Revolução Cultural da China foi uma época obscura no país, que se fechou para o mundo. Foi uma fase muito violenta, que divide o povo chinês. Alguns acham que foi necessária, outros, que nem deveria ter existido. A data em que todos lembram do período é 18 de agosto.
Frases reflexivas sobre guerras
CopiarCompartilhar
Jovens desconhecem os fatosPouco sabem os jovens, aqueles nascidos após a década de 1970. Não há detalhes nos livros de história, e os relatos negativos vêm dos familiares mais velhos. A Revolução Cultural teve início no dia 18 de agosto de 1966.
CopiarCompartilhar
Desculpas ao povoApós alguns anos da morte de Mao, em 1981, o governo chinês se desculpou com o povo. Admitiu que a Revolução Cultural foi um erro e não quer repetir os acontecimentos nunca mais. Em 18 de agosto, ela é lembrada para não ser repetida.
CopiarCompartilhar
Ditador veneradoO pedido de desculpas ignora o fato de a imagem de Mao Tsé-Tung estar em várias partes do país, e ele é venerado até hoje. Ele inclusive estampa todas as cédulas da moeda chinesa. Foi ele quem deu início à Revolução Cultural Chinesa, em 18 de agosto de 1966.
Mergulhe na história com essas frases sobre a ditadura brasileira
CopiarCompartilhar