Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de Reis Magos

Todo ano, o Dia de Reis acontece no dia 6 de janeiro, mas você sabe toda a história que existe por trás dessa comemoração? O três Reis Magos viajaram do Oriente para visitar o menino Jesus, que havia acabado de nascer, e seus pais, Maria e José, levando presentes simbólicos para celebrar a chegada do filho de Deus. Apesar da bíblia não citar seus nomes, Melchior, Baltasar e Gaspar, ficaram marcados na história como personagens Venha descobrir tudo sobre os Reis Magos, os sábios monges que prestigiaram o nascimento do menino Jesus.

O que se sabe

Popularmente, é contado que os Magos seriam três, e seus nomes seriam Belchior, Gaspar e Baltazar. Entretanto, na Bíblia, não se cita quantos eram – apenas que seria mais de um, pois são tratados no plural – e nem quais seriam seus nomes. Presume-se que sejam três por conta do número de presentes.


Copiar
Compartilhar
História resumida Ilustração de três Reis Magos

Os três Reis Magos se chamavam Belchior (da Europa), Gaspar (da Ásia) e Baltazar (da África). Antes de realizarem sua peregrinação em busca do messias, foram chamados por Herodes, imperador romano, que pediu que voltassem com a informação sobre o paradeiro do recém-nascido. O objetivo o governante, como logo perceberam, era matar a criança. Os Magos visitaram o Menino Jesus, mas nunca voltaram a falar com Herodes.


Copiar
Compartilhar
Quem foram os Reis Magos

Os Reis Magos, também conhecidos como Três Reis Magos, são sábios monges do oriente que, seguindo uma estrela – chamada Estrela-Guia ou Estrela de Belém –, que os levaria a um grande messias, encontraram o recém-nascido Menino Jesus e lhe ofereceram três famosos presentes: ouro, incenso e mirra.

Saiba mais sobre o Dia de Reis aqui
Copiar
Compartilhar
Passagem bíblica '“Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. (...)' - Dia de Reis Magos

A história dos Reis Magos encontra-se na Bíblia, em apenas uma passagem do Segundo Evangelho de São Mateus: “Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mateus 2, 9-11)

Leia também: História do nascimento de Jesus
Copiar
Compartilhar
O que diz São Beda

Apesar de só aparecer uma única vez na Bíblia, com tão poucos detalhes, a história dos Reis Magos fora melhor trabalhada por outros autores. Um deles foi São Beda, que disse: “Belchior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltazar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.


Copiar
Compartilhar
O Dia de Reis 'O Dia de Reis comemora a chegada dos Reis Magos ao encontro do Menino Jesus. Ninguém sabe quando de fato isso ocorreu, mas se comemora no dia 6 de janeiro, duas semanas depois do nascimento de Cristo (25 de dezembro). É por conta dos Reis Magos que vem a tradição de trocar presentes no Natal.' - Di

O Dia de Reis comemora a chegada dos Reis Magos ao encontro do Menino Jesus. Ninguém sabe quando de fato isso ocorreu, mas se comemora no dia 6 de janeiro, duas semanas depois do nascimento de Cristo (25 de dezembro). É por conta dos Reis Magos que vem a tradição de trocar presentes no Natal.


Copiar
Compartilhar
“Legenda Áurea”

Um dos livros que melhor explica os Reis Magos é o “Legenda Áurea”, escrito por Tiago de Voragine. Na obra, ele explica várias metáforas envolvendo os santos, como, por exemplo: os três Magos representariam as três tribos bíblicas de Sem, Cam e Jafé, isto é, Ásia, Europa e África.

Você também pode gostar: Versículos bíblicos para se inspirar
Copiar
Compartilhar
 
Os presentes dos Magos 'Os presentes dos Magos foram ouro, incenso e mirra, e eles têm significados bastante emblemáticos. O ouro representa a realeza, reconhecendo a liderança de Jesus. O incenso  representa a espiritualidade de Cristo. E, por fim, a mirra representa a imortalidade.' - Dia de Reis Magos

Os presentes dos Magos foram ouro, incenso e mirra, e eles têm significados bastante emblemáticos. O ouro (usado como oferenda aos deuses) representa a realeza, reconhecendo a liderança de Jesus. O incenso (usado em rituais de purificação) representa a espiritualidade de Cristo. E, por fim, a mirra (usada para embalsamar corpos) representa a imortalidade, ressaltando seu aspecto de messias e profeta.


Copiar
Compartilhar
fechar