Dia de São Crispim e São Crispiniano
Ganhando a vida como sapateiros, São Crispim e São Crispiniano eram irmãos muito bondosos que sempre visavam o bem dos outros. Eles ajudavam as pessoas de coração, faziam o que podiam em nome da fé cristã e tiveram até que fugir durante a perseguição religiosa. A data comemorativa deles é dia 25 de outubro, eles são celebrados com muito amor pela Igreja Católica. Eles também são venerados em outras religiões, com o nome de São Cosme e Damião. Mas no cristianismo eles são celebrados como Santos, inclusive no Natal as meias deixadas para receber presentes são inspiradas neles. Conheça a história dos dois!
HistóriaSão Crispim e Crispiniano, celebrados em 25 de outubro, eram irmãos de origem romana, viveram em meados do século III, e enquanto praticavam seu ofício, faziam ardorosas pregações sobre Deus. Com a perseguição aos cristãos, foram obrigados a partir para Gália.
CopiarCompartilhar
SapateirosÀ todos os sapateiros, a homenagem a esse ofício tão antigo e ainda tão importante para a sociedade. Celebrem o Dia de São Crispim e São Crispiniano, 25 de outubro, seu padroeiro. Comemorem a gratidão, a fé e o trabalho incansável.
CopiarCompartilhar
FugaDevido às perseguições contra os cristãos, São Crispim e São Crispiniano (cujo dia se comemora em 25/10) fugiram para Gália (atual França). Durante a fuga, numa noite de Natal, tentavam abrigo, mas ninguém lhes abria as portas. Por fim, uma pobre viúva os abrigou.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarDescubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário
GratidãoEm gratidão a essa pobre viúva, que vivia com seu filho, e os abrigou durante a fuga, São Crispim e São Crispiniano decidiram recompensar a sua caridade fazendo um par de sapatos para o filho dela. Em 25 de outubro, celebramos o dia desses dois santos, que mesmo em meio a dificuldades foram capazes de retribuir com gratidão toda ajuda que tiveram.
CopiarCompartilhar
O par de sapatosEm agradecimento à solidariedade da viúva que os amparou, São Crispim e São Crispiniano (celebrados em 25/10), além de fazerem o presente para o filho dela, oraram pedindo à Providência Divina pelos dois que os acolheram. Quando ela e o filho acordaram, Crispim e Crispiniano não estavam mais lá, porém haviam deixado um par de sapatos cheios de moedas.
Conheça as 7 linhas da Umbanda
CopiarCompartilhar
A vida na GáliaApós o episódio da viúva, São Crispim e São Crispiniano (cujo dia se celebra em 25/10) foram para a Gália, estabelecendo-se na cidade de Soissons. Para garantir seu sustento e também obter recursos para manter a caridade, deram continuidade ao ofício de sapateiros, e durante o dia eram missionários.
CopiarCompartilhar
Perseguição chega ao território francêsEra uma questão de tempo até que a perseguição aos cristãos chegasse à Gália. Finalmente, sob o governo de Rictiovaro, foi adotada a mesma prática cruel imposta por Roma. São Crispim e São Crispiniano foram, então, acusados e presos. Em seu dia, 25 de outubro, é uma data para celebrar, mas também para refletir sobre o martírio desses dois santos.
CopiarCompartilhar
Tortura e mortePor sua fé inconteste, São Crispim e São Crispiniano, foram acusados, presos e torturados ao extremo. Seus algozes exigiram que eles abdicassem da fé cristã. Diante da recusa de ambos, eles foram degolados, padecendo, então, pelo martírio. 25 de outubro é o dia desses dois santos, dia em que celebramos a força da fé em Cristo, não importa o que tenhamos que sofrer.
CopiarCompartilhar
Igreja e relíquiasAs relíquias dos corpos de São Crispim e São Crispiniano estão depositadas na igreja de Soissons, construída em honra aos dois santos, no século VI. 25 de outubro é o dia da festa litúrgica desses dois santos, que demonstraram que a fé cristã é mais importante do que qualquer coisa.
CopiarCompartilhar
PadroeirosOs irmãos gêmeos São Crispim e São Crispiniano eram sapateiros, e por seu ofício, são considerados os padroeiros dos sapateiros. No dia 25 de outubro, quando se celebra a sua festa litúrgica, quem tem esse ofício pode se sentir homenageado também e pedir proteção e graça aos santos.
Conheça o Dia de São Cosme e Damião, os gêmeos que curam
CopiarCompartilhar
Se você é devotoSe você é devoto de São Crispim e São Crispiniano, celebre o dia desses santos mártires (25 de outubro). Tenha fé na caridade e na bondade de dois irmãos que, enquanto viveram, só fizeram o bem e exercitaram a gratidão.
CopiarCompartilhar
Oração a São Crispim e São CrispinianoNeste 25 de outubro, Dia de São Crispim e São Crispiniano, faça uma oração celebrando a bondade e caridade de dois irmãos que fizeram da doutrina cristã o meio de fazer o bem:
“Oh! Deus, que com tão inefável bondade inspirastes a vossos fiéis servos Crispim e Crispiniano a renúncia dos bens terrenos e o amor das espirituais delícias, o horror das mundanas vaidades e os encantos da eterna bem-aventurança, o desprezo das galas transitórias e gosto dos trabalhos humildes, concedei-nos, pela intercessão destes ilustres Mártires a graça da verdadeira sabedoria, desprezando tudo o que é efêmero e caduco para amarmos somente o que é salutar e eterno. E vós ínclitos Patronos, que tão heroicamente empenhastes a vossa vida para atear na terra o amor de Jesus, intercedei por nós, para que seguindo o vosso exemplo possamos honrar sempre o nome cristão. Por Jesus Cristo Senhor Nosso. Assim seja.”
CopiarCompartilhar
Hino aos santosNo dia 25 de outubro, dedicado a São Crispim e São Crispiniano, inspire-se neste hino em homenagem aos dois santos, exemplos de humildade e caridade:
As orações clássicas que devem fazer parte da sua vida
“Dois exemplos da Santa Humildade,
Que renega o fastígio do mundo,
Trocam fausto, riquezas, vaidade
Pelo amor do trabalho fecundo.
CORO
São Crispim, nosso provido guia!
Crispiniano, da cruz mártir santo
Consegui que possamos, um dia,
Repetir lá no Céu este canto!
A oficina dos santos obreiros
É, então, um sacrário de luz,
Onde todos acorrem ligeiros
Ao chamado da voz de Jesus.
Mas dos ímpios o fero delírio,
Aos clarões da verdade singela,
Os dois santos conduzem ao martírio,
Que milagres de Fé mais revela.
Coroados, por fim, com as palmas,
Que aos justos reserva o altar,
Jubilosas estão nossas almas
Seus louvores e glória a cantar.”
CopiarCompartilhar