Dia do Imigrante
Primeiro de dezembro é o Dia do Imigrante, data que entrou no nosso calendário em 1957, após o governador de São Paulo, Jânio Quadros, assinar o decreto determinando a comemoração.
Imigrantes no Brasil: o começoA cultura do Brasil foi construída com a influência dos imigrantes que para cá vieram. Tudo começou em 1530, quando os portugueses colonizaram as terras brasileiras (que já eram povoadas pelos índios). Já no século XIX, outros imigrantes começaram a vir em busca de melhores condições de trabalho, principalmente na agricultura. Eles investiam muito em terras e alguns, que já tinham profissões como artesãos, alfaiates e sapateiros abriam seus negócios.
CopiarCompartilhar
Imigrantes no Brasil? Por quê?O Brasil era muito bem visto no século XIX por europeus e asiáticos que não prosperavam muito onde viviam e buscavam melhores condições de vida.
Após a abolição da escravatura em 1888, muitos senhores não quiseram pagar salários aos ex-escravos e preferiam que os europeus trabalhassem para eles. Assim, uma maior demanda pela mão de obra surgiu.
CopiarCompartilhar
HumanosOs imigrantes são nossos irmãos, em toda a sua diversidade cultural. O respeito é necessário àqueles que compartilham da mesma humanidade que nós. Sem preconceito, sem intolerância. Nesse Dia do Imigrante, lembre-se de que somos todos pessoas.
CopiarCompartilhar
Motivos para a imigração1. Pobreza extrema no local onde vivem, sem acesso a recursos básicos para uma vida tranquila.
2. Guerra, xenofobia, discriminação: como os judeus na época do Holocausto.
3. Falta de oportunidades de trabalho ou salário muito baixo para a atividade exercida.
4. Qualidade de vida/saúde/expectativa de vida onde moram.
5. Busca pela educação: o acesso a educação em alguns países é restrito apenas a quem tem dinheiro, ao sexo masculino ou o ensino é muito fraco. Isso explica o analfabetismo em muitos países pobres.
CopiarCompartilhar
Principais origens dos imigrantes no Brasil:Portugal
Itália
Alemanha
Japão
Espanha
Suíça
China
Coréia do Sul
Polônia
Ucrânia
França
Líbano
Israel
Bolívia
Paraguai.
CopiarCompartilhar
Imigração japonesa no BrasilO primeiro grupo de imigrantes japoneses chegou ao Brasil em junho de 1908. Eram 781 pessoas. O navio se chamava Kasato-Maru. O segundo navio, chamado Ryojun Maru, chegou aqui em junho de 1910, com 906 imigrantes que trabalhariam nas lavouras de café. Em 1913, mais 107 japoneses chegaram para trabalhar com carvão.
Foram os japoneses que começaram a cultivar o algodão em terras brasileiras.
50 anos depois do primeiro grupo desembarcar no Brasil, a população de japoneses já chegava a 404.630, entre nativos e descendentes.
CopiarCompartilhar
Imigrantes haitianos no BrasilDepois do terremoto que destruiu parte do Haiti em 2010, muitos nativos tentam recomeçar em países vizinhos. Um deles é o Brasil.
A maioria tenta a sorte e vem para cá ilegalmente. Dizem que, aqui, as pessoas são mais receptivas, mas há inúmeros casos de preconceito contra os haitianos.
Eles vêm em busca de trabalho. Dizem que as oportunidades são melhores do que em seu país de origem. Muitos usam o dinheiro que ganham para enviar aos familiares que ficaram no Haiti.
CopiarCompartilhar
Brasileiros no mundoOs brasileiros também buscam melhor qualidade de vida em outros países, muitas vezes, infelizmente, ilegalmente.
Os principais destinos são:
EUA
Paraguai
Japão
Portugal
Alemanha
Espanha.
CopiarCompartilhar