Dia do Livro Didático
O Dia do Livro Didático é celebrado em 27 de fevereiro e ressalta a importância das obras didáticas para o desenvolvimento da educação. Antigamente, os livros didáticos eram destinados somente aos professores, mas, ao longo do tempo, também chegaram às mãos dos alunos. Esse material serve para auxiliar os docentes na criação de métodos de aprendizado e também na prática pedagógica, além de serem importantes meios de estudo para os estudantes. Em uma época tão tecnológica, os livros didáticos continuam sendo referências nas escolas e são as primeiras escolhas dos professores na hora de ensinar. Comemore o Dia do Livro Didático se inspirando com as melhores mensagens!
CelebraçãoO Dia do Livro Didático é comemorado em 27 de fevereiro. Essa data foi criada para ressaltar a importância dos livros na educação dos alunos, por ser de grande auxílio para os docentes na gestão de práticas e técnicas pedagógicas. De acordo com o FNDE (Fundo Nacional da Educação), cerca de 150 milhões de livros didáticos são distribuídos todos os anos e chegam a mais de 140 mil instituições de ensino do Brasil. Celebre essa data tão importante!
CopiarCompartilhar
A importância do livro didáticoO livro didático é um grande instrumento na mão dos professores, pois ele facilita a aprendizagem e torna mais simples o desenvolvimento dos alunos. Essa forma de ensino orienta os que educam, pois, além de ser um grande auxílio para a sequência dos estudos, os livros possuem fontes completamente confiáveis e extinguem quaisquer lacunas que possam ser prejudiciais na hora de repassar o conhecimento. Comemore o Dia do Livro Didático com alegria!
Conheça o Dia Nacional dos Profissionais de Educação
CopiarCompartilhar
Surgimento dos livros didáticos no BrasilOs livros começaram a circular no Brasil no ano de 1808, após a chegada da Família Real Portuguesa. Os primeiros livros didáticos que vieram do exterior para o território brasileiro foram algumas traduções específicas para a Escola Militar. Mas a real produção das obras didáticas teve maior impulsionamento em 1822, quando as primeiras leis educacionais foram decretadas e também com a Independência do Brasil. Celebre o dia 27 de fevereiro!
CopiarCompartilhar
A evoluçãoDesde a sua criação, os livros didáticos eram somente direcionados aos professores. No século XIX, porém, pessoas influentes perceberam que as obras didáticas não deveriam ser direcionadas somente aos profissionais com o intuito de estabelecer práticas pedagógicas ou de simplesmente ditar, mas também deveriam chegar às mãos dos alunos. Celebre o Dia do Livro Didático com ânimo e se alegre com a evolução desse material!
Incentive a educação e saiba tudo sobre o Dia da Escola
CopiarCompartilhar
Ferramenta essencialOs livros didáticos são essenciais para a formação dos estudantes, pois neles estão contidas todas as informações necessárias para que um aluno desenvolva totalmente o seu conhecimento em todos os períodos e fases da educação. Desde o ano de 1985, o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) fornece os livros didáticos para os estudantes de escolas públicas de todo o país. Alegre-se no dia 27 de fevereiro e comemore o Dia do Livro Didático!
CopiarCompartilhar
Produção de livros didáticos no BrasilO Brasil começou a produzir livros didáticos a partir do ano de 1920, quando as primeiras indústrias de papel foram criadas; antes disso, eles eram exportados de outros países. Em 1930, o Ministério da Educação foi criado e o número de estudantes aumentou; por conseguinte, o uso dos livros didáticos também. No dia 27 de fevereiro, comemore o grande avanço que a educação teve com esses livros que são de grande auxílio para professores e alunos!
Inspire-se com frases pedagógicas!
CopiarCompartilhar
Diversão e ensinoCom o intuito de tornar o aprendizado infantil mais fácil, inúmeras editoras lançaram diversos livros divertidos que chamam atenção das crianças. A editora Todolivro, por exemplo, criou livros de ensino para atrair os olhos dos pequeninos e promover a vontade de estudar, como o "Matemática Divertida", que ensina matemática de forma descontraída. Por isso, no Dia do Livro Didático, comemore e agradeça por essa evolução que auxilia a educação!
CopiarCompartilhar
Educação para todosMuitas pessoas têm fácil acesso a informações, seja por meio da internet ou da compra de livros didáticos. Mas também existem aqueles que não têm as mesmas condições e oportunidades. Por isso é que todas as escolas públicas do Brasil recebem do governo, todos os anos, livros didáticos para auxiliar no ensino de todos. Celebre o Dia do Livro Didático e ressalte a importância do estudo para todas as pessoas!
Veja frases do grande educador brasileiro Paulo Freire
CopiarCompartilhar
O maior mercadoAlguns dados da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro apontam que aproximadamente 50% de todos os livros vendidos foram livros didáticos no ano de 2016. Isso nos prova quão grande é a importância desse material não só para as escolas, mas também para estudantes, pais e professores. A comercialização desses livros facilita o acesso a métodos de ensino mais eficazes e comprovados. Comemore o Dia do Livro Didático!
CopiarCompartilhar
Livros didáticos vs internetCom a tecnologia, muitas pessoas pensam que os livros didáticos não são importantes como antigamente, pois agora os estudantes podem recorrer à internet. Mas o fato é que nem todas as pessoas têm acesso à internet e a computadores. Além disso, as fontes dos livros didáticos são mais confiáveis e seguras, pois têm uma metodologia criada especificamente para o ensino. Celebre o Dia do Livro Didático enfatizando a eficácia dos livros na educação!
CopiarCompartilhar
Público-alvoOs livros didáticos são divididos por matérias e faixa etária, para facilitar o entendimento dos estudantes. O intuito desse instrumento de educação é fazer com que o estudante consiga entender boa parte do conteúdo sozinho. Para que isso seja possível, a linguagem deve ser totalmente clara e de acordo com a idade de quem lê. No Dia do Livro Didático, fortaleça essa poderosa forma de ensino, que é feita sempre pensando na melhor educação para todos!
CopiarCompartilhar