Dia do Numismata
Em 1º de dezembro celebramos o Dia do Numismata! Mas, afinal, o que fazem esses profissionais? Do latim numisma, que significa "moeda", a Numismática é um estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas. Esse estudo engloba também outros objetos que sejam assemelhados às moedas como os jetons, moedas particulares, pesos monetário, entre outros. Na atualidade, esse estudo também ganhou um novo conceito: o de colecionar moedas como forma de investimento. Isso ocorreu porque as moedas costumam valorizar com o passar do ano e assim os colecionadores podem adquirir lucros na revenda. Continue lendo e conheça mais sobre a origem e celebração desse dia!
A dataEm 1º de dezembro, é comemorado o Dia do Numismata, o profissional que tem por objeto o estudo de moedas. Essa data foi escolhida em reunião pela Sociedade Numismática Brasileira.
CopiarCompartilhar
Tudo sobre moedasO numismata não é um especialista somente em moedas, ele também se dedica ao estudo de papel-moeda, medalhas e todos os objetos que são e foram usados na fabricação desses itens. O Dia do Numismata é celebrado em 1 de dezembro.
CopiarCompartilhar
Origem da dataA Sociedade Numismática Brasileira escolheu 1 de dezembro como o Dia do Numismata porque é também nesse dia que se celebra, no calendário católico, o dia de Santo Elói, padroeiro dos ourives e numismatas.
Conheça mais sobre a história de Santo Elói
CopiarCompartilhar
Origem da palavraA palavra “numismática” é oriunda do grego “nomisma”, por meio do latim “numisma” (dinheiro, moeda corrente). Trata-se do estudo científico das moedas e medalhas. Atualmente, também se aplica o termo numismata ao conceito de colecionador de moedas. Em 1 de dezembro, comemora-se o Dia do Numismata.
CopiarCompartilhar
Outra versão da dataUma outra versão indica que o dia 1 de dezembro tenha sido escolhido como o Dia do Numismata porque foi nessa data que D. Pedro I foi coroado como imperador do Brasil, e foi quando entrou em circulação a primeira moeda do Brasil independente: a Peça da Coroação.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
As moedasFoi por volta do ano 2000 a.C. que surgiram as primeiras moedas metálicas. Mas somente por volta do século 7 a.C. que se procedeu à cunhagem, e foi a partir do dracma (moeda grega). O dracma foi a unidade monetária que ficou mais tempo em circulação no mundo, tendo sido utilizada na Grécia até 2002, quando o euro passou a ser adotado. 1 de dezembro: Dia do Numismata.
Dia do Fonoaudiólogo: comemore essa outra profissão do mês de dezembro
CopiarCompartilhar
O primeiro numismataO primeiro colecionador de moedas de que se tem registro foi o poeta italiano Francesco Petrarca (séc. 14). Iniciou o hábito com o mero objetivo de conhecer a história de cada povo. A cunhagem das moedas comemorativas pela libertação da cidade italiana de Pádua (em 1390), tem a participação de Petrarca, que acabou desenvolvendo a Numismática na Itália. 1 de dezembro: Dia do Numismata.
CopiarCompartilhar
Classificação da NumismáticaA Numismática clássica é dividida em dois segmentos distintos, mas que podem se complementar: a teórica (que trata da nomenclatura, classificação e conservação das moedas) e a histórica (que tem a ver com o desenvolvimento da moeda em uma determinada região ou nas diversas partes do mundo). Em 1 de dezembro, celebramos o Dia do Numismata.
CopiarCompartilhar
HomenageieSe você conhece algum profundo conhecedor ou colecionador de moedas, medalhas e cédulas, não deixe de parabenizá-lo em 1 de dezembro, Dia do Numismata. E aproveite para aprender um pouco dessa área tão incrível e cheia de cultura e conhecimento.
CopiarCompartilhar
Clube da MedalhaEm 1977, a Casa da Moeda fundou o Clube da Medalha do Brasil. O objetivo inicial era congregar colecionadores e propagar o colecionismo, bem como informações sobre a Numismática. Hoje em dia, além de fomentar culturalmente o colecionismo, o Clube da Medalha comercializa, em parceria com o Banco do Brasil, moedas comemorativas. No Dia do Numismata, 1 de dezembro, vale a pena conhecer essa sociedade cultural.
CopiarCompartilhar
CuriosidadesVocê conhece as partes que compõem a moeda? São elas: bordo (delimita as duas faces da moeda, na sua espessura), orla (beirada da face da moeda; um pouco mais elevada, tem a função de proteger o desenho principal contra desgaste), legenda (inscrição do nome do país, do soberano, cidade ou frases), campo (espaço central da moeda; é aqui onde se encontram os símbolos ou motivo principal) e exergo (espaço entre a figura principal e a orla; é aqui que se coloca a data ou valor da moeda). 1 de dezembro, Dia do Numismata. Dia de cultura e conhecimento.
Ao redor do mundo: 16 mulheres que estampam moedas internacionai
CopiarCompartilhar
O trabalho do numismataO trabalho do numismata envolve diversas áreas, como História, Geografia, Heráldica, Economia. Além disso, ele precisa colocar em prática conhecimentos múltiplos, como simbologia, noções de processos de metalurgia, artes e sua evolução. Trata-se de uma profissão que envolve bastante pesquisa e conhecimento. 1 de dezembro: Dia do Numismata.
CopiarCompartilhar
Casa da MoedaCasa da Moeda é local onde se fabricam moedas e cédulas de um país. No Brasil, a Casa da Moeda foi fundada em Salvador, em 08/03/1694, pelos administradores coloniais portugueses. O objetivo era cunhar moedas de ouro oriundas das minerações. No Dia do Numismata, 1 de dezembro, busque saber mais sobre a história da Casa da Moeda do Brasil.
CopiarCompartilhar
CelebreSe você é numismata, parabéns pelo seu dia! Você é um poço de conhecimento, cultura e dedicação. Sua contribuição para a história é de suma relevância. 1 de dezembro, Dia do Numismata!
CopiarCompartilhar