Dia Internacional do Biodiesel
Foi em 1893 que o biodiesel foi obtido pela primeira vez na história. De lá para cá, passou por diversas modificações, e hoje é um dos combustíveis mais importantes para a sociedade. Limpo e renovável, devemos sempre nos conscientizar sobre seu uso. Saiba mais neste Dia Internacional do Biodiesel!
Você sabia?O óleo de cozinha usado também é uma boa fonte de biodiesel. Além de ser renovável e isento de enxofre, é um altíssimo ganho para a sustentabilidade, pois ele deixa de ser descartado no meio ambiente. Cada litro de óleo não descartado na natureza evita a contaminação de até 25 mil litros de água potável! O Dia Internacional do Biodiesel (10/08) também permite essa celebração.
CopiarCompartilhar
O dia 10 de agostoEm 10/08 celebramos o Dia Internacional do Biodiesel. O biodiesel é um combustível limpo e renovável. Além de não ser nocivo ao meio ambiente, tem grande importância no cenário social e econômico mundial.
Conheça mais sobre o trabalho do Greenpeace
CopiarCompartilhar
Origem da dataO Dia Internacional do Biodiesel deve-se à data em que Rudolf Diesel fez uso do primeiro motor a combustão interna usando óleo de amendoim – 10 de agosto de 1893. Em 23 de fevereiro de 1897, foi registrada a patente do seu motor-reator, concebido para trabalhar com óleo de origem vegetal.
CopiarCompartilhar
Rudolf DieselRudolf Christian Karl Diesel foi um engenheiro alemão que criou o motor que funcionava com óleo de amendoim. Embora seu motor tenha sido desenvolvido para operar com óleo vegetal, o nome “diesel” batizou um óleo obtido na primeira fase de refino do petróleo bruto. No Dia Internacional do Biodiesel (10/08), procure saber mais sobre a história desse inventor.
Confira frases sobre o ato de preservar o ambiente
CopiarCompartilhar
O que é o biodieselO biodiesel é um biocombustível produzido a partir de fontes limpas e renováveis – óleos vegetais e gordura animal. É conhecido como “combustível ecológico” e, por essa razão, uma opção menos poluente para o ambiente, em relação aos combustíveis de origem fóssil. No Dia Internacional do Biodiesel (10/08), vamos pensar mais sobre essas vantagens ecológicas.
CopiarCompartilhar
O processoPara produzir o biodiesel, é feito um processo chamado transesterificação – é a reação do óleo (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros) ou gordura animal com etanol (da cana-de-açúcar) ou metanol (que pode ser obtido da biomassa de madeiras). Neste 10/08, Dia Internacional do Biodiesel, vale fazer uma pesquisa mais detalhada sobre esse processo.
S.O.S Amazônia: o ambiente pede socorro, aprenda a fazer sua parte!
CopiarCompartilhar
Biodiesel e agricultura familiarAlém da questão ambiental, o biodiesel tem grande importância na agricultura, em especial a familiar. Com isso, o pequeno produtor tem uma boa alavancagem na renda. Só no Sul do Brasil, cerca de 40% da produção dos insumos do biodiesel é feita por agricultores familiares. No Dia Internacional do Biodiesel (10/08), vamos celebrar essa forma de inclusão social.
CopiarCompartilhar
Menor dependência dos petroderivadosOutra vantagem do biodiesel é o fato de que sua produção permite que países tenham menos independência dos produtores de petróleo. Além disso, o custo de produção pode ser reduzido caso o processo ocorra em larga escala e com a aplicação de tecnologia necessária. No Dia Internacional do Biodiesel, 10 de agosto, seria interessante analisar essas questões.
Por que comemorar o Dia da Tartaruga?
CopiarCompartilhar
O Brasil no cenário do biodieselO Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel no mundo, ficando apenas atrás dos EUA. Pela capacidade de produção, tem tudo para ocupar o primeiro lugar, ainda mais pelas vantagens naturais sobre outros países – condições climáticas e ambientais favoráveis e disponibilidade de terras agricultáveis. Já pensou, num futuro, comemorar um Dia Internacional do Biodiesel (10/08) com o Brasil como primeiro no ranking mundial?
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Insumos vegetaisAqui no Brasil, a matéria-prima principal para a produção de biodiesel é a soja. Mas há outras espécies vegetais cujas partes também podem ser fonte: amendoim, dendê, algodão, coco-de-babaçu, girassol, mamona, colza, maracujá, linhaça, abacate e até tomate, entre outros. Neste Dia Internacional do Biodiesel (10/08), que tal se informar mais sobre outras fontes?
Celebre o Dia da Árvore e exalte o poder da natureza com palavras!
CopiarCompartilhar
Programa do biodieselEm 2004, foi criado o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), um projeto do Governo Federal que tem por objetivo a implementação da produção e uso do biodiesel, de modo sustentável e com foco na inclusão social e desenvolvimento regional, favorecendo o agricultor familiar. 10/08: Dia Internacional do Biodiesel, data de celebrar o pequeno produtor.
Frases sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente
CopiarCompartilhar
Subprodutos do biodieselUm dos subprodutos do biodiesel é a glicerina. Muito útil em várias aplicações, ela pode ser usada na indústria farmacêutica (em cápsulas, por exemplo), como emoliente para cosméticos, processamento de tabaco e amaciamento de fibras têxteis. No Dia Internacional do Biodiesel (10/08), vale pensar também nos outros mercados que o combustível proporciona.
CopiarCompartilhar
Mas também há desvantagensOs benefícios do uso do biodiesel são incontáveis, mas tudo tem seus prós e contras. Um consumo em larga escala demandaria uma maior área agrícola para plantações das matérias-primas. E se não houver responsabilidade e fiscalização, entram em riscos as reservas florestais. No Dia Internacional do Biodiesel (10/08), devemos também nos conscientizar.
Pela proteção do Dia Mundial dos Oceanos: comemore com frases!
CopiarCompartilhar