Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
O genocídio de milhões cometido pelos nazistas nas décadas de 30 e 40 foi um dos mais tristes episódios já ocorridos na história da humanidade. Uma forma de garantir que tais eventos nunca mais se repitam é relembrar as vítimas do Holocausto. Elas estão sempre vivas na memória!
A palavraHoje é comemorado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27/01), palavra essa que é do grego holo “inteiro” + kaustos “queimado”. É referência de um sacrifício em que todo o animal é queimado.
CopiarCompartilhar
ValorHá muitas razões para se falar do Holocausto e todas as suas vítimas. Uma delas é que o total de 700 milhões de dólares, valor atualizado de quanto foi gerado, por meio de trabalho escravo, no campo de Auschwitz, durante o Holocausto.
CopiarCompartilhar
LiberaçãoA data a ser comemorada o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas e faz referência à liberação do Campo de Concentração e Extermínio Nazista Alemão de Auschwitz em 1945, pelas tropas soviéticas.
CopiarCompartilhar
HeróiUm soldado polonês, chamado Witold Pilecki, ajudou o mundo a descobrir as atrocidades que aconteciam no campo de Auschwitz. Ele foi enviado ao local, voluntariamente, já com intenção de espionar, levantar informações, fugir e repassar o que os judeus estavam passando. Por pessoas como ele, existe o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
CopiarCompartilhar
CriançasInfelizmente, crianças foram o principal alvo dos nazistas para serem assassinadas durante esse período, pois representavam uma ameaça porque, se vivessem, afinal, elas cresceriam e seriam pais de novos judeus. Foram mais de 1,1 milhão de crianças morreram durante o Holocausto. Você consegue entender a importância de ter um dia para lembrar dessas vítimas agora?
As palavras de Anne Frank sobreviveram aos horrores do Holocausto. Leia suas frases.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Você sabia?É muito curioso o quanto não temos noção da tragédia que foi o Holocausto. Você sabia que se fizéssemos 10 segundos de silêncio por cada vítima desse evento o mundo ficaria calado por cerca de 5 anos? Isso é muito assustador.
CopiarCompartilhar
Assassinato intensivoExistiu um dia com assassinato intensivo durante o Holocausto, foi em setembro de 1941 na Ravina Babi Yar, apenas fora de Kiev, Ucrânia. Mais de 33 mil judeus morreram em apenas dois dias. Eles foram obrigados a se despirem e caminharem até a borda de um barranco, onde os alemães começaram a atirar e eles foram caindo no abismo. Pessoas inocentes sendo mortas assim e você achando que deveria passar em branco o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto...
CopiarCompartilhar
VítimasSabe-se que o povo mais perseguido pela Alemanha Nazista foi o judeu, mas não foram as únicas vítimas de perseguições, prisões e execuções. Outros grupos como étnicos não-arianos, como os ciganos e eslavos, aleijados, homossexuais e inimigos políticos também foram para campos de concentração.
Leia trechos de um emocionante livro sobre a Segunda Guerra Mundial
CopiarCompartilhar
Estudos médicosHoje, 27 de Janeiro, é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e, você sabia que alguns médicos nazistas realizavam experiências mortíferas que envolviam homens, mulheres e até mesmo bebês? O principal médico responsável por essas experiências foi Josef Mengele, conhecido como “O Anjo da Morte”, chefe do temido campo de extermínio Auschwitz-Birkenau.
CopiarCompartilhar
TeoriaMesmo com dados, imagens e filmagens que comprovem que o holocausto aconteceu, existe uma teoria que nega a ocorrência do Holocausto. Quem crê nisso afirma que a “solução final para a questão dos judeus” só resultou na deportação em massa deles da Alemanha. Ainda dizem que os horrores associados aos campos de concentração são parte de uma teoria da conspiração para enganar o mundo.
CopiarCompartilhar
IlusõesPensando que iriam sobreviver, muitos judeus se entregaram e aceitaram serem levados aos campos de concentração, cheio de ilusões. Eles acreditavam que toda a operação serviria para mantê-los vivos. Mas foram queimados vivos ou mortos em câmeras de gás.
CopiarCompartilhar
TransporteSabe por qual razão devemos nos lembrar de falar sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto? Pois a maioria das pessoas deportadas para os campos de trabalho e de extermínio foi em vagões de gado, os quais não tinha água, comida, banheiro ou qualquer tipo de ventilação. A viagem mais longa dessas durou 18 dias e todos já haviam morrido quando as portas foram abertas.
CopiarCompartilhar
CrueldadePor saberem de tamanha crueldade como as que os trabalhadores do campo de concentração eram obrigados a fazer, como correr na frente dos oficiais do Schutzstaffel (“Tropa de Proteção”), para mostrar que ainda tinham forças, é comemorado todo dia 27 de Janeiro o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
CopiarCompartilhar
Milhões de vítimasAs estimativas mais atuais dizem que o Holocausto resultou na morte de 6 milhões de judeus e que devem ser lembradas hoje, dia 27 de Janeiro. Os nazistas tiveram como meta “limpar” essas pessoas do mapa e isso incluía homens, mulheres, crianças e idosos.
Olga Benário foi uma das vítimas do Holocausto. Conheça sua história
CopiarCompartilhar