Dia Mundial da Psoríase
Você sabe o que é a psoríase? Ela é uma doença crônica, não transmissível e que não tem cura. Seus sintomas são vistos a olho nu e atingem a pele em diversas regiões, por isso, fique atento! Apesar de não ter cura, é possível fazer um tratamento com médicos especializados para tratar essa deficiência do sistema imunológico. Para conscientizar sobre a psoríase, foi criado seu dia: 29 de outubro! Quer saber mais sobre essa doença? então desvende essas informações com 10 mensagens para saber mais de um tema tão importante quanto sua saúde; e, lembre-se, ao observar qualquer sintoma, procure um médico de confiança!
SintomasNeste Dia Mundial da Psoríase, celebrado em 29 de outubro, veja quais são os sintomas da doença. Ao ser acometido pela patologia, os sintomas que se manifestam são: lesões na pele, descamações e vermelhidões. As descamações surgem normalmente no couro cabeludo. Cotovelos, joelhos, pés, mãos, unhas e região genital também podem ser acometidos.
CopiarCompartilhar
O que é Psoríase?De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Psoríase foi definida como uma doença inflamatória crônica, não transmissível e autoimune, ou seja, o próprio organismo se ataca. A gravidade varia de caso a caso. Em situações mais intensas, a doença pode comprometer até as articulações. O Dia Mundial da Psoríase é celebrado em 29 de outubro.
CopiarCompartilhar
Objetivo da dataO Dia Mundial da Psoríase, que é celebrado em 29 de outubro, tem o intuito de disseminar informação e conscientizar as pessoas sobre o que é a psoríase, uma doença crônica, não transmissível e que não tem cura.
Busque mais qualidade de vida: conscientize-se no Dia Mundial da Saúde
CopiarCompartilhar
PreconceitoAs pessoas diagnosticadas com psoríase, infelizmente, ainda sofrem preconceito por conta da doença. A decorrência dessa falta de informação e preparo das pessoas gera um grande desconforto e constrangimento nos indivíduos que possuem a psoríase. Em alguns casos, eles podem até ser acometidos por distúrbios psicológicos. O Dia Mundial da Psoríase é celebrado em 29 de outubro.
CopiarCompartilhar
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é responsável pela Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, que é mais uma iniciativa que visa combater a falta de informações sobre a doença. Segundo a organização, aproximadamente 3% da população brasileira possui a doença. O Dia Mundial da Psoríase é celebrado em 29 de outubro.
CopiarCompartilhar
Tipos de tratamentoNos dias de hoje, a patologia em questão ainda não possui cura. Porém, com o tratamento adequado e prescrito pelo médico, o paciente consegue ter qualidade de vida. Fototerapia, que é a exposição da área afetada aos raios ultravioletas, e uso de remédios imunomoduladores são os mais usados. O Dia Mundial da Psoríase é celebrado em 29 de outubro.
No Dia Mundial do Vitiligo, lute contra o preconceito!
CopiarCompartilhar
Origem do Dia Mundial da PsoríaseO Dia Internacional da Psoríase, que é celebrado em 29 de outubro, foi criado em 2004. A data surgiu a partir da união de várias organizações que queriam informar a população sobre o que é a doença e como lidar com ela, alertando também sobre as formas de tratamento.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
CausasSegundo hipóteses de especialistas, o sistema imunológico possui uma célula conhecida como célula T, que percorre todo o corpo humano para combater elementos estranhos, como vírus e bactérias. No caso da pessoa com psoríase, as células T atacam células saudáveis da pele, no intuito de cicatrizar uma ferida ou tratar uma infecção. O Dia Mundial da Psoríase é celebrado em 29 de outubro.
CopiarCompartilhar
Tipo de psoríase: InvertidaNeste Dia Mundial da Psoríase, celebrado em 29 de outubro, conheça a psoríase invertida. Manchas inflamadas e vermelhas que atingem, principalmente, as áreas mais úmidas do corpo, como axilas, virilhas e embaixo dos seios, normalmente são diagnosticadas como psoríase invertida.
CopiarCompartilhar
Tipo de psoríase: GutataSegundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse tipo da doença é recorrente em crianças e jovens com menos de 30 anos. A psoríase gutata geralmente é ocasionada por infecções bacterianas, como as de garganta, por exemplo. Elas formam pequenas feridas, em forma de gota, que são cobertas por uma fina “escama”. Normalmente aparecem no tronco, pernas, braços e couro cabeludo. O Dia Mundial da Psoríase é celebrado em 29 de outubro.
Homenageie aquele que cuida de sua saúde no Dia do Enfermeiro
CopiarCompartilhar