Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Diferentemente da saúde física, a saúde mental recebe pouca atenção da mídia e da maioria das pessoas. O problema dessa desvalorização é que muitas vezes os tratamentos para esse tipo de problema podem tornar a pessoa ainda pior. Daí vem a importância de celebrar o Dia da Luta Antimanicomial.
O que é a Luta Antimanicomial?Comemorado em 18 de maio, o Dia da Luta Antimanicomial é um momento para valorizar o movimento por melhores tratamentos para doenças mentais, que respeitem, humanizem e valorizem cada pessoa além da enfermidade que possa ter.
Por que é tão importante cuidar da saúde mental?
CopiarCompartilhar
Qual é o problema dos manicômios?Apesar do nome, o Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, não se refere somente aos manicômios. É uma luta por direitos para pessoas que sofrem de problemas mentais, porque muitas vezes esses pacientes são torturados, sedados e isolados em instituições que deveriam ajudá-los.
CopiarCompartilhar
Reconhecer o problema é o primeiro passoO dia 18 de maio, quando se comemora o Dia da Luta Antimanicomial, é uma oportunidade para aprender mais sobre os tratamentos para problemas mentais e reconhecer formas de validar os sentimentos das pessoas que passam por isso, sem isolá-las da sociedade ou medicá-las exageradamente.
O que diz o budismo sobre a saúde mental?
CopiarCompartilhar
É preciso lutar!Em nome de todas as pessoas que, assim como eu, sofrem de doenças mentais e se veem excluídas e desvalorizadas, vamos celebrar o Dia da Luta Antimanicomial, em 18 de maio. É importante buscar tratamentos eficazes para esse tipo de problema em vez de marginalizar essa população que cresce cada vez mais.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
O problema é com o mundoSe o mundo acredita que alguém que tem doença mental precisa ser isolado em um ambiente controlado e torturante, quem deveria ser tratado é o mundo. 18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial, quando precisamos reconhecer e validar a existência dessas pessoas e olhar para elas de forma cuidadosa e atenta.
O Bicho de Sete de Cabeças: o filme nacional que se passa em um manicômio
CopiarCompartilhar
Manicômios não ajudamA ideia dos manicômios é a de tratar as pessoas que sofrem de doenças mentais por meio do isolamento e da medicação. Esse processo dificulta a reintegração desses indivíduos na sociedade e impede que eles tenham uma vida saudável. Por isso, devemos persistir na Luta Antimanicomial, celebrada no dia 18 de maio.
CopiarCompartilhar
Saúde mental importaÉ preciso reconhecer que a saúde mental também interfere na saúde física. Em 18 de maio comemora-se o Dia da Luta Antimanicomial. Precisamos encontrar novos tratamentos e novas formas de lidar com o nosso corpo e com a nossa saúde, lutando pelos direitos das pessoas que são isoladas sem um acompanhamento médico.
Frases de motivação para os psicólogos
CopiarCompartilhar
Para reconhecer e tratar problemasO Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, deve ser lembrado como uma forma de reconhecer a importância de tratar problemas de saúde mental da maneira mais correta possível, valorizando a existência de cada pessoa, de sua história e de suas inseguranças.
CopiarCompartilhar
Pelo fim da discriminação18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial. Vamos usar esse dia para encerrar a discriminação contra pessoas que sofrem de doenças mentais. Elas precisam de ajuda, acolhimento, abrigo e tratamento adequado para que possam voltar a se sentir bem. Discriminar não resolve nada!
Conheça os famosos que já passaram por algum tipo de problema mental
CopiarCompartilhar
Pessoas são pessoasDizer que uma pessoa que sofre de uma doença mental não é mais uma pessoa é preconceituoso e desrespeitoso. Todas as pessoas são pessoas, independentemente do problema que tenham. Por isso, em 18 de maio é preciso reconhecer a importância do Dia da Luta Antimanicomial.
CopiarCompartilhar