Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, celebrado em 7 de fevereiro, é uma data de comemoração anual. As pessoas que tiveram acesso ao ensino das escolas já devem ter ouvido que os povos indígenas estavam no Brasil quando o país foi invadido por Pedro Álvares Cabral e outros colonizadores. No entanto, nem todas as pessoas sabem que esses povos, apesar de todo o sofrimento e da escravidão, continuam existindo no território brasileiro, lutando por terras e por reconhecimento de suas identidades. Hoje, aprenda mais sobre as necessidades das pessoas indígenas e descubra o que fazer para mudar essa realidade!

A data

Em 7 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Instituída pela Lei nº 11.696, de 12 de junho, a data foi escolhida em homenagem a Sepé Tiajaru, líder indígena que tentou combater o domínio português e espanhol no estado do Rio Grande do Sul, no período colonial.

Saiba mais sobre a cultura indígena com essas 15 curiosidades
Copiar
Compartilhar
Quem foi

Sepé Tiaraju foi um indígena guarani, líder dos Sete Povos das Missões, que enfrentou os exércitos português e espanhol. Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri, por meio do qual fariam uma troca de territórios, sendo que um desses territórios pertencia ao povo guarani. Em 07/02, Sepé foi morto em combate, e essa data inspirou o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.


Copiar
Compartilhar
Um líder tático

Por ter sido alferes do exército espanhol, Sepé Tiajaru estava acostumado com o povo europeu. Além disso, era alfabetizado e tinha treinamento militar, sendo um verdadeiro líder entre seus comandados. Após sua morte, em 07/02 – e por essa razão, data em que se comemora o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas –, Sepé se tornou um herói nacional, inclusive venerado como santo.


Copiar
Compartilhar
Negligência

É do conhecimento de todos que os povos indígenas têm sido negligenciados ao longo de todos esses anos. Seus direitos têm sido violados, seja pela política de favorecimento aos grandes latifundiários, seja pela violência provocada em decorrência do interesse pelas terras ocupadas. Neste Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, 07/02, não há o que celebrar.


Copiar
Compartilhar
Resistência

Mesmo com tantos séculos de descaso, os indígenas vêm resistindo e lutando para fortalecer suas reivindicações. A campanha Sangue Indígena – Nenhuma Gota a Mais é uma dessas iniciativas, que se soma ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, 07/02, nessa árdua luta.


Copiar
Compartilhar
Sangue Indígena – Nenhuma Gota a Mais

A campanha Sangue Indígena – Nenhuma Gota a Mais, organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), é uma iniciativa que reforça inúmeras reivindicações dos povos indígenas, como a demarcação de suas terras e o retorno da Funai ao Ministério da Justiça. Que no próximo Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (07/02), as demandas indígenas já tenham sido atendidas, para realmente podermos celebrar a data.


Copiar
Compartilhar
Principais reivindicações

Nesta Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (07/02), urge que se atendam as demandas indígenas, entre elas: demarcação de terras, combate à violência, reconhecimento da cultura indígena e respeito aos tratados internacionais que versam sobre o tema. É de extrema importância que a sociedade também entre nessa discussão.

Valorize os povos nativos do Brasil no Dia Internacional dos Povos Indígenas
Copiar
Compartilhar
 
Tragédias infindas

7 de fevereiro, Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, não é uma data para se celebrar. A população indígena tem sido massacrada ao longo dos anos, pela violência ou por decisões que asfixiam sua integridade física, moral e cultural. Os índios são a história do Brasil, que não pode ser dizimada de forma cruel e baseada em interesses políticos.


Copiar
Compartilhar
Mais uma morte

Parece que a luta indígena não encontra uma vitória, ou pelo menos um descanso. Mais um evento entra para a conta de todo esse massacre: a morte do cacique Emyra Waiãpi, no Amapá, em julho de 2019, em meio a uma invasão de garimpeiros às terras dos indígenas da etnia waiãpi. 7 de fevereiro, Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas: é preciso dar um basta a esse massacre.


Copiar
Compartilhar
Luta contra injustiças

Além daquilo que lhes é de direito, os povos indígenas também estão lutando contra uma série de decisões políticas, entre elas a temida flexibilização de transferência do licenciamento ambiental e a demarcação de terras para o Ministério da Agricultura. No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (07/02), seja a parcela da população que luta ao lado dessa causa.


Copiar
Compartilhar
Pesquise e defenda também

Em 7 de fevereiro, Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, pesquise mais sobre a luta e a história da população indígena. Sua cultura rica que tanto contribuiu para a nossa história, cultura, idioma, culinária e formação como nação. Esta terra é de todos, e é um direito deles também.


Copiar
Compartilhar
Dia do Índio

Não adianta comemorar o Dia do Índio com trajes (muitas das vezes equivocados) e clichês se você não conhece nada da história de luta e sobrevivência dos povos indígenas. Avalie considerar o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (07/02) como o verdadeiro dia deles. Porque é com lutas – e não fantasias e canções – que os indígenas estão tentando manter a sua história.


Copiar
Compartilhar
Várias etnias

Você sabia que no Brasil existem cerca de 900 mil índios, divididos entre mais de 300 etnias indígenas, que falam mais de 270 idiomas? Quantas etnias você conhece? Quantos povos indígenas você já estudou? Cultura, história, lutas, distribuição geográfica... no Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (07/02), faça essa pesquisa interessante e se surpreenda.


Copiar
Compartilhar
Não celebre, lute junto

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (07/02), não há o que celebrar. É uma data para lutar junto com as populações indígenas, fazendo seu papel de cidadão em busca de corrigir todos esses anos de dizimação daqueles que são grande parte da origem da história do nosso país.

Uma história de luta que merece ser lembrada: Dia da Abolição da Escravidão dos Indíos
Copiar
Compartilhar
fechar