Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia Nacional do Jornaleiro

Sem o jornalismo não teríamos a informação, sem o jornal não teríamos as provas e as lembranças para comprovarmos, e sem o jornaleiro não teríamos o acesso a tudo isso. Dia 30 de setembro é o Dia Mundial do Jornaleiro, uma profissão que merece ser lembrada com amor e carinho pela sociedade, porque fez e faz história no Brasil. Muito antes do acesso à internet, eles estavam por aí distribuindo opiniões e fatos, sem eles não teríamos acesso à informação e novas possibilidades. Compartilhe as nossas mensagens e não deixe de valorizar esse ofício que é tão importante quanto qualquer outra na área da Comunicação.

Dia do jornaleiro

Neste dia 30 de setembro, vamos celebrar a vida e a história de cada jornaleiro que conhecemos ou não. Vamos celebrar o empenho daqueles que, todos os dias, levam a informação às pessoas. No começo, era de porta em porta, hoje em cada esquina. O que importa mesmo é valorizar essa profissão como valorizamos os jornais e os jornalistas.


Copiar
Compartilhar
30 de setembro

Hoje é um dia fantástico para celebrarmos a profissão daqueles que se empenham tanto para levar a informação a todos os lugares. Os jornaleiros são parte da história e ainda fazem história. Sem eles, todo o nosso conhecimento se resumiria ao que sabemos por meio da internet e pode ser distorcido facilmente. 30 de setembro, Dia Mundial do Jornaleiro. Uma profissão de informação, verdade e esforço.

Celebre o Dia do Jornaleiro!
Copiar
Compartilhar
História

São mais de 150 anos da história do jornaleiro no Brasil. Tudo começou na época em que os escravos saíam pelas ruas anunciando as novas manchetes. O primeiro jornal brasileiro se chamava “A Atualidade” e foi vendido no ano de 1858. Desde então, a profissão de jornaleiro se tornou uma das mais antigas do país. Neste dia 30 de setembro, vamos nos lembrar daqueles que encontraram nesse emprego um meio de vida e fizeram a nossa sociedade se informar melhor. Feliz Dia Nacional do Jornaleiro.


Copiar
Compartilhar
Origem da palavra jornaleiro

O nome jornaleiro tem origem da palavra jornal, que, por sua vez, originou-se da palavra “diurnales”, algo que representa o dia, um diário, um relato das atividades. O jornal nada mais é do que um diário contando o que acontece no mundo. Neste dia 30 de setembro, lembre-se de que celebrar o Dia Nacional do Jornaleiro é celebrar a informação.


Copiar
Compartilhar
Profissão

A profissão de jornaleiro foi um dos primeiros ofícios mais honrados dos escravos, o que ajudou muitos deles a adquirir conhecimentos novos. Ao mesmo tempo em que eles viviam uma época de exploração, tinham acesso ao conhecimento e aprendiam novas técnicas de venda. O jornaleiro, que no começo era uma profissão sem tanta importância, ganhou o país como uma das profissões que trouxeram independência financeira a muitas pessoas. Dia 30 de setembro, data de parabenizar todos os jornaleiros.


Copiar
Compartilhar
Importância

Hoje em dia temos tudo de que precisamos para ter acesso à informação por meio da internet, das redes sociais e da televisão. Portanto não existe a necessidade de assinarmos um jornal, mesmo que ele seja muito mais informativo. Mas antigamente as coisas eram diferentes, e foi graças aos jornaleiros que conseguimos passar a informação de lar em lar. Feliz 30 de setembro, Dia Mundial do Jornaleiro e da informação se propagando no Brasil.


Copiar
Compartilhar
Gazeteiros

No século 19, a atividade da Imprensa cresceu muito no Brasil, graças à chegada dos imigrantes italianos. Os primeiros jornaleiros eram conhecidos como gazeteiros e não tinham um lugar fixo, portanto perambulavam pela cidade com pilhas de jornais para ser vendidas. Hoje eles têm local fixo, e todos conhecem pelo menos um jornaleiro em seu bairro. Vamos celebrá-los? Dia 30 de setembro, Dia Nacional do Jornaleiro.


Copiar
Compartilhar
 
Jornalismo

A profissão de jornaleiro possibilitou empoderamento financeiro aos negros e imigrantes, em uma época na qual o Brasil ainda não tinha evoluído tanto. Se conhecemos a Imprensa de hoje, é graças ao que essas pessoas fizeram. De porta em porta, eles levaram a informação e começaram a plantar uma semente que se espalhou por todo o país. Hoje, não existe um bairro sem uma banca de jornal. 30 de setembro é dia de celebrar o jornalismo e o jornaleiro. Viva a história e evolução desses trabalhadores.

Recorde as maiores pérolas do jornalismo
Copiar
Compartilhar
As bancas de jornais

Foi um dos imigrantes italianos, Carmine Labanca, que montou o primeiro ponto fixo no Rio de Janeiro para vender jornais. Muitos dizem que a origem da palavra banca, que hoje é usada para descrever bancas de jornais, veio do nome dele. Mas isso é apenas especulação. O que sabemos de fato é que, graças aos jornaleiros, a Imprensa é o que é hoje. Feliz 30 de setembro, Dia Nacional do Jornaleiro.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Conheça todas as datas comemorativas do dia 30 de setembro

Os caixotes

Antigamente, os jornais eram vendidos de forma diferente: ficavam empilhados em caixas de madeira e eram protegidos com uma tábua. Algum tempo depois, em 1910, os caixotes foram substituídos pelas bancas de metal, que até hoje são vistas nas calçadas do Brasil inteiro. Neste dia 30 de setembro, vamos celebrar todos os jornaleiros que perambulavam pela cidade para levar a informação de casa em casa.


Copiar
Compartilhar
Paisagismo

O jornaleiro tem uma grande influência paisagista na cidade de São Paulo, isso porque, na época do prefeito Jânio Quadros (1954), as antigas bancas de madeira foram aposentadas por não combinarem com o que a cidade queria refletir. A metrópole queria se mostrar progressista, e, diante disso, foram incluídas as bancas de metal. Além de isso ter feito a profissão de jornaleiro ser regulamentada em vários lugares, acabou se tornando um marco na história da cidade. Dia 30 de setembro é o momento de prestarmos nossas homenagens aos jornaleiros.


Copiar
Compartilhar
Informação

O jornalismo é entretenimento e fonte de informação. Sem o jornaleiro, não teríamos conhecimento sobre muitas coisas que acontecem ao nosso redor. Desde sempre, os jornais foram feitos para levar informações a bairros, cidades, países. No Brasil, durante a ditadura, o papel do jornaleiro foi fundamental para que a informação chegasse às casas. Costumamos homenagear muitos jornalistas, mas poucos jornaleiros. Neste 30 de setembro, Dia Mundial do Jornaleiro, faça diferente e pense na entrega da informação.


Copiar
Compartilhar
Humildade

Hoje em dia, o diploma é valorizado em muitas profissões, principalmente no jornalismo. Mas o jornaleiro nunca precisou dele para fazer o melhor trabalho que poderia fazer, levando o conhecimento a outros lugares. Por isso, celebrar o Dia Mundial do Jornaleiro é a nossa tarefa, uma profissão que, com humildade, conquistou todo o país e acolheu pessoas que precisavam de uma renda extra. 30 de setembro: o dia em que a informação não precisou de diploma. Ser jornaleiro é incrível. Ser jornalista é dar duro, mas ser jornaleiro é lindo.


Copiar
Compartilhar
Sabedoria

Que honrada é a profissão daqueles que levam a sabedoria de casa em casa, de esquina a esquina. Que honrada é a vida de um jornaleiro, que, por meio do esforço, faz o conhecimento se propagar pelo mundo. 30 de setembro é nossa hora de passar a informação adiante. Vamos celebrar o Dia Mundial do Jornaleiro.


Copiar
Compartilhar
Dívida histórica

Todo jornalista tem uma dívida histórica com os jornaleiros, porque sem eles não existiria a propagação das ideias e matérias que ele redigiu com maestria. Neste dia 30 de setembro, caso você seja um jornalista, honre a profissão dos jornaleiros. Sem eles a comunicação não seria a mesma, nem a sua profissão.

Ícone do jornalismo. Saiba o que pensava Ricardo Boechat
Copiar
Compartilhar
fechar