Dia Nacional do Samba
O samba é um estilo musical típico do Brasil e o celebramos anualmente em 2 de dezembro. Ele nasceu com os escravos africanos, que misturaram outros estilos regionais. Samba é sinônimo de festa e alegria. É um estilo contagiante e que é visto como identidade do Brasil. É também um chamativo aos estrangeiros que apreciam o samba e também o grande evento que o carrega: o Carnaval. O samba se destaca principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia, mas é apreciado em todo o Brasil. Você encontrará fatos sobre a data comemorativa, grandes nomes do samba, mensagens de celebração, entre outras coisas. Venha conhecer melhor o Dia Nacional do Samba e não se esqueça de celebrar com muito samba no pé.
História do SambaO samba surgiu da mistura de estilos musicais africanos e brasileiros. Apesar de ter nascido na Bahia, no século 19, o samba criou suas raízes e se desenvolveu no Rio de Janeiro. Durante algum tempo, o ritmo era proibido no Brasil, por ter influência dos negros e africanos. Somente depois de algum tempo ele foi considerado um símbolo da cultura nacional.
Neste estilo de música, o ritmo é dado por instrumentos de percurssão, como o surdo ou pandeiros. Já a harmonia da música é criada por instrumentos de corda, como cavaquinho e violão.
Hoje, o samba evoluiu e pode ser cantado e tocado de diversas maneiras e, é considerado um dos ritmos mais ricos do mundo.
CopiarCompartilhar
Congresso Nacional do SambaEm 1962, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, foi realizado no Rio de Janeiro o Primeiro Congresso Nacional do Samba. E foi nesse evento que o presidente do Congresso, Edison Carneiro, decretou que 2 de dezembro seria como o dia nacional do samba. Vamos celebrar este dia ouvindo muito esse ritmo!
CopiarCompartilhar
Adoniran BarbosaJoão Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. Trabalhou durante muitos anos na rádio Record e é dono de um repertório variado de histórias. É o pai do samba paulista, mas com sucessos que tomaram conta do Brasil, como Trem das Onze e Saudosa Maloca.
Saiba o que pensava o pai do samba paulista, Adoniran Barbosa
CopiarCompartilhar
O ritmo com a casa do BrasilO samba é a cara do Brasil, porque é um dos ritmos mais conhecidos por quem é de fora do país. É um estilo musical cheio de swing, que une as pessoas e traz muita diversidade. Vamos comemorar o dia nacional do samba, 2 de dezembro, com muita alegria e muito samba no pé.
CopiarCompartilhar
Variações do sambaO samba possui algumas variações, são elas: samba enredo, samba de partido alto, samba canção, samba carnavalesco, samba pagode, samba exaltação, samba de gafieira, samba de breque e samba rock. Busque conhecer melhor cada um deles neste dia nacional do samba, comemorado em 2 de dezembro.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Paulinho da ViolaPaulinho da Viola (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1942) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. No início de sua carreira, foi parceiro de grandes nomes do samba carioca. Destaca-se no samba, mas também compõe choros. É um dos maiores representantes da música popular Brasileira.
CopiarCompartilhar
CartolaAngenor de Oliveira (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro, mais conhecido como Cartola. Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira. Algumas de suas principais músicas são "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho" e "Preciso Me Encontrar".
Um monumento do samba: leia frases de Cartola!
CopiarCompartilhar
Estilo de todos e para todosO dia nacional do samba é celebrado em 2 de dezembro. No início, a data era celebrada apenas em Salvador, mas como o estilo musical não é apenas local, logo a data passou a ser comemorada em todo o Brasil. Dois de dezembro é dia de muito samba no pé, de reunir os amigos e de curtir esse estilo!
CopiarCompartilhar
Nasce o sambaO samba nasceu com os batuques trazidos pelos africanos que eram escravos no Brasil. Era uma dança que misturava o maxixe, o xote e outros ritmos regionais. Nasceu no Rio de Janeiro e logo foi levado à Bahia, daí espalhando-se pelo país. Vamos comemorar com alegria esse estilo musical em 2 de dezembro.
CopiarCompartilhar
Ataulfo AlvesAtaulfo Alves (Miraí, 2 de maio de 1909 – Rio de Janeiro, 20 de abril de 1969) foi um compositor e cantor de samba brasileiro, um dos sete filhos do violeiro “Capitão” Severino. Sua musicografia ultrapassa 320 canções, uma das maiores da música popular Brasileira. Ataulfo, que aos oito anos já escrevia versos, consagrou as músicas "Na Cadência do Samba" e "Meus Tempos de Criança".
CopiarCompartilhar
Identidade e patrimônioPodemos dizer que o samba é o ritmo considerado identidade do Brasil. É ele que leva o nosso jeito de ser ao exterior. É um estilo musical cheio de variações e com belas letras para todas as idades. Em 2 de dezembro comemoramos o dia nacional do samba, um patrimônio cultural brasileiro.
CopiarCompartilhar
Festa, alegriaA palavra samba remete a diversão e festa. É um estilo musical que traz alegria e que contagia as pessoas. Em 2 de dezembro celebramos o dia nacional do samba, e não há nada melhor do que curtir esse estilo para aproveitar o dia. Reúna as pessoas de quem você gosta e bora sambar!
CopiarCompartilhar
Sambe muito com essa playlist carnavalesca!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
O compositor Ary BarrosoFoi num dia 2 de dezembro que Ary Barroso visitou pela primeira vez Salvador. Como ele foi um dos maiores compositores de samba de todos os tempos, essa foi a data escolhida para homenagear o samba. Que tal ouvir um pouco das composições de Ary para celebrar o dia do samba?
CopiarCompartilhar
ComemoraçõesDois de dezembro é o dia nacional do samba, data de uma das maiores comemorações que acontecem em Salvador, no Pelourinho, onde todos os anos são promovidos grandes shows. Informe-se sobre a programação de sua cidade e bora sambar! Temos que valorizar esse estilo musical que é tão nosso.
CopiarCompartilhar
Jorge AragãoJorge Aragão da Cruz (Rio de Janeiro, 1 de Março de 1949) é um cantor, sambista, compositor brasileiro. Começou sua carreira na década de 1970, em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1977, quando Elza Soares gravou sua composição "Malandro". Foi integrante do grupo Fundo de Quintal. É um dos principais compositores e letristas, grande nomes do samba têm canções dele em seu repertório.
CopiarCompartilhar
O samba e o carnavalAo falar em samba, não tem como não pensar no Carnaval. É o ritmo que marca o evento e também o grande chamativo de turistas estrangeiros ao Brasil. Mas é claro que para nós, brasileiros, todo dia é dia de sambar. Comemore o dia nacional do samba, em 2 de dezembro, com muito samba no pé.
CopiarCompartilhar
Bezerra da SilvaJosé Bezerra da Silva (Recife, 23 de fevereiro de 1927 — Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2005) foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba, mais conhecido como Bezerra da Silva. Usando a música, passou sua mensagem sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades. Algumas das mais marcantes canções são "A Semente" e "Malandragem Dá Um Tempo".
A arte e a genialidade de Bezerra da Silva em suas frases
CopiarCompartilhar
Bahia e Rio de JaneiroApesar de o samba ser popular em todo o Brasil, ele é considerado uma “marca registrada” da Bahia e do Rio de Janeiro. Nesses estados nasceram grandes nomes do samba, como Arlindo Cruz, Cartola, Dona Ivone Lara, Gal Costa, entre outros. Dois de dezembro é o dia nacional do samba, então vamos ouvir um pouco desses talentos.
CopiarCompartilhar
Noel RosaNoel Rosa (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) foi um sambista, compositor, cantor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Contribuiu, de forma fundamental, para o samba de morro e no asfalto. Suas principais composições foram “Com que roupa?” e “Palpite Infeliz”.
Frases e pensamentos de Noel Rosa, o poeta da vila
CopiarCompartilhar
Celebrando com os amigosComemoramos anualmente, em 2 de dezembro, o dia nacional do samba. Você pode celebrar reunindo alguns amigos e fazendo sua própria roda de samba. Vocês podem até mesmo improvisar algumas letras.
CopiarCompartilhar
Dê valor ao sambaDois de dezembro é o dia nacional do samba, um patrimônio cultural do nosso Brasil. Devemos valorizar aquilo que nasceu no Brasil, porque o samba é um estilo musical que tem a nossa cara e a nossa identidade. Curta muito o samba não apenas nesta data, mas em todos os dias possível, afinal quem samba os males espanta!
CopiarCompartilhar
Grandes nomes do sambaQue tal curtir o dia nacional do samba, em dois de dezembro, ouvindo grandes nomes desse estilo musical? Aqui vão algumas sugestões: Adoniran Barbosa, Diego Nogueira, Alcione, Riachão, Beth Carvalho, Noel Rosa, entre outros. Opção é o que não falta, então ouça um pouco de cada e escolha o seu favorito.
CopiarCompartilhar
AlcioneAlcione Dias Nazareth (São Luís, 21 de novembro de 1947) é uma cantora, instrumentista e compositora brasileira. No ano de 2003, a cantora foi agraciada com Grammy Latino na categoria de melhor Álbum de samba. Recebeu da Academia Brasileira de Letras o Prêmio de Melhor Cantora Popular. Possui títulos e honrarias que poucos artistas conseguiram obter ao longo de suas carreiras.
Saiba o que pensa a diva do samba, Alcione
CopiarCompartilhar
O primeiro samba“Pelo telefone”, de Mauro de Almeida e Donga, foi o primeiro samba gravado no Brasil, fato ocorrido em 1917. Desde então muitos outros surgiram e ganharam os nossos ouvidos e, principalmente, o coração. Comemore com alegria o dia nacional do samba, em 2 de dezembro.
CopiarCompartilhar
Martinho da VilaMartinho José Ferreira (Duas Barras, 12 de fevereiro de 1938) é um cantor, compositor e músico brasileiro, mais conhecido como Martinho da Vila. O primeiro álbum, intitulado Martinho da Vila, já demonstrava a extensão de seu talento como compositor e músico, incluindo “Casa de Bamba", "O Pequeno Burguês", "Quem é Do Mar Não Enjoa". Tornou-se um dos mais respeitados artistas brasileiros e um dos maiores vendedores de disco.
CopiarCompartilhar
Poema "O Samba" Lília AraújoDesperto paixões, alimento multidões, levo alegria, magia, poesia a milhões de corações. Sou forte, sou guerreiro, sou a identidade do povo brasileiro! Quem sou eu? Eu sou o Samba! Muito Prazer!
CopiarCompartilhar
Zeca PagodinhoJessé Gomes da Silva Filho, (Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro, mais conhecido como Zeca Pagodinho. Além de um grande nome do samba, o cantor também fez sucesso no pagode; já gravou mais de 20 discos. Começou sua carreira em rodas de samba do subúrbio do Rio de Janeiro. É um dos mais conhecidos artistas brasileiros, grande representante da música popular brasileira.
Leia grandes frases de Zeca Pagodinho
CopiarCompartilhar