Dicas de segurança para idosos
A medida que a idade chega, alguns cuidados precisam ser redobrados para que o idoso não se machuque. Por isso, separamos uma lista com dicas que vão te ajudar a cuidar melhor daquele que já está em idade avançada e precisa de uma atenção especial. Conscientize-se!
Escadas: um perigo!Adapte os ambientes da casa para que não seja necessário o uso de escadas. Rampas de acesso podem ser instaladas e o uso de barras de apoio darão todo o suporte necessário aos idosos.
Mensagens para o dia do idoso
CopiarCompartilhar
Barras de apoio/segurançaDevem ser instaladas principalmente em banheiros e ao lado da cama. Servirão de apoio para qualquer movimentação e até mesmo para não causar desequilíbrios. São ótimas para manter-se em pé em qualquer situação imprevista.
CopiarCompartilhar
Pisos antiderrapantesSão imprescindíveis nos banheiros, onde o risco de cair é muito grande! Ajudam a preservar o equilíbrio e a evitar quedas bruscas.
CopiarCompartilhar
Adapte os móveis da casaUm exemplo muito bom é o caso das estantes! Instale-as de maneira correta para que o idoso não caia se tiver que apoiar-se no móvel. Também é legal colocar a mesa em um tamanho bom para o uso de cadeira de rodas.
CopiarCompartilhar
Ande livrementeDeixe poucos objetos ao longo da casa para que não seja um empecilho na hora de se locomover entre os cômodos.
CopiarCompartilhar
Iluminação adequadaColoque interruptores em todos os locais de fácil acesso e até mesmo espalhe lanternas pela casa. Assim, não faltará iluminação em casos de emergência.
CopiarCompartilhar
LembretesColocar lembretes sobre as horas das refeições e até mesmo de medicamentos é uma ótima dica! Imprima os lembretes em letras grandes ou em formato de imagens para melhor identificação.
CopiarCompartilhar
Cuidado com os tapetesA maioria dos tapetes são escorregadios. Se colocados em pisos lisos, dificultam ainda mais os passos dos idosos. Por isso, evite-os pela casa!
15 dicas para quem tem um idoso em casa
CopiarCompartilhar
MonitoramentoPara os casos de idosos que vivem sozinhos, o ideal é colocar algum tipo de monitoramento na casa, como o uso de câmeras de filmagem.
CopiarCompartilhar
Itens domésticosColoque principalmente os eletrodomésticos em lugares acessíveis na cozinha. Não deixe que o idoso faça uso de banquinhos ou escadas para chegar até o objeto.
CopiarCompartilhar
O celular é uma boa pedidaÉ interessante ensinar para o idoso o uso do celular, mesmo que seja apenas para receber ligações telefônicas. Geralmente os idosos saem para caminhar e esquecem que os parentes próximos irão procurá-los para se ter notícias. O celular facilitará a comunicação entre eles.
CopiarCompartilhar
TelefoneDeixe o telefone em um local de fácil acesso e bem visível. Assim, se precisar acionar os bombeiros, SAMU ou a polícia militar, os botões de ligação rápida farão o trabalho necessário!
CopiarCompartilhar
CalçadosPrincipalmente em idosas, a questão do calçado é polêmica. É preciso adaptar-se aos calçados com uma boa tecnologia antiderrapante e que fiquem firmes ao pé, para não causar acidentes.
CopiarCompartilhar
Fora de casaÉ importante lembrar que fora de casa há de se ter um cuidado maior! Colocar um bom tênis para caminhar e usar bolsas e carteiras para frente do corpo é um jeito de se precaver contra acidentes ou assaltos.
CopiarCompartilhar
Ida ao bancoIdosos são frequentemente assaltados em bancos. É importante que eles estejam acompanhados para resolver qualquer situação que envolva dinheiro.
CopiarCompartilhar
Sensor de presençaÉ bem legal instalar sensores de presença pela casa. Se o idoso não se adaptar com interruptores ou outro dispositivo para acender e desligar a luz, é uma boa saída para lidar com a segurança em casa.
Dicas de presentes de natal para idosos
CopiarCompartilhar