Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Diferenças entre Candomblé e Umbanda

As duas religiões têm alguns aspectos em comum, como a influência da cultura africana e a ligação com espíritos, além claro, do trabalho com a energia dos orixás. Descubra quais são as características que diferenciam o Candomblé da Umbanda.

Até parece, mas não é

O Candomblé nasceu na África há centenas de anos. Estudiosos indicam que foi na Nigéria e Benin, mais precisamente. Já a Umbanda incorpora preceitos do Candomblé, mas nasceu aqui, em terras tupiniquins. A Umbanda é brasileira e muito mais nova, tem seus 100 anos de existência e foi criada por escravos de Niterói, no Rio de Janeiro.


Copiar
Compartilhar
Os rituais da Umbanda

Na Umbanda os rituais são com batuques e cantos em português. Eles incorporam entidades por meio dos médiuns e podem aconselhar, modificar a vida das pessoas e até avaliar se estão seguindo corretamente os preceitos da religião.


Copiar
Compartilhar
Diálogo e cura

Na limpeza espiritual, a Umbanda faz isso por meio de médiuns que incorporam orixás. No Candomblé, a interação entre humanos e orixás é feita por meio de búzios, sem incorporação, apenas sentindo a presença dos orixás por meio de alguém que interpreta os búzios.


Copiar
Compartilhar
Espíritos que ajudam

Influenciados pela religião espírita, os umbandistas acreditam que as entidades voltam à Terra para ajudar os mortais. Após a morte de seus corpos, as chamadas "entidades de trabalho", se transformam em mestres espirituais. No Candomblé, esses espíritos são chamados de "egum". Nesse caso, existem dois tipos: um que ajuda e é mais evoluído e outro que é obsessor e precisa ser afastado para que a vida caminhe.

Práticas do Candomblé. A história e a beleza das práticas ancestrais.
Copiar
Compartilhar
Ancestralidade e misticismo

No Candomblé, os orixás são ancestrais. Eles têm algum grau de parentesco com os mortais. Já na Umbanda, eles são um mistério divino. É assim que os fies tratam os orixás nas duas religiões.

Conheça 13 práticas da Umbanda.
Copiar
Compartilhar
A Igreja

Nos ilês do Candomblé, ou terreiros como são popularmente conhecidos, não é aceito a presença e culto à santos católicos. Mais por conta das atrocidades cometidas pelos europeus na época da escravidão. O motivo começa pela carnificina que foi a escravidão, passando pela perseguição a quem tinha uma religião diferente da católica, na época. Já na Umbanda, é muito natural encontrar santos nos terreiros e ainda fazer correlações entre orixás e santos católicos.

Candomblé, Umbanda e Quimbanda. Quais são as diferenças e semelhanças?
Copiar
Compartilhar
Inspirada em várias religiões

A Umbanda não tem inspiração apenas no Candomblé. E ela bebeu de muitas outras religiões para ser o que conhecemos hoje e cultuada por milhares de pessoas. Há influência de rituais indígenas, judaicos, espíritas e católicos.

Origem do Candomblé. Como surgiu essa religião?
Copiar
Compartilhar
 
Os animais

A Umbanda não aceita o sacrifício de animais. Essa é uma das grandes diferenças entre as duas religiões. No Candomblé, os animais abatidos servem de alimento para os fiéis nas festas. As tripas e sangue são ofertados aos orixás, apenas isso.


Copiar
Compartilhar
Cada qual com uma função

Na Umbanda existem os pais de santo, médiuns, ogãs e cambonos. No Candomblé, se um jovem está na casa há mais tempo pode estar acima de alguém com 50 anos. A importância aqui se dá pelo tempo de casa e não a idade da pessoa.


Copiar
Compartilhar
Os rituais do Candomblé

São feitas oferendas, comidas típicas na maioria das vezes, para agradar os orixás. Há também batuques e danças, mas sem interação com os fies e orixás. Os cantos são entoados em yorubá e bantú bakongo, língua de povos como os ketus e angolanos, respectivamente.

Veja aqui algumas mensagens e frases sobre Umbanda.
Copiar
Compartilhar
fechar