Filmes originais da Amazon Prime que você precisa assistir
A Amazon Prime oferece o serviço de streaming com programas de televisão e filmes para assinantes. Alguns filmes, por exemplo, são exclusivos e produzidos pela Amazon Studios, com grandes roteiristas, diretores, atores e equipes técnicas. Histórias comoventes de suspense, romance, documentários etc. trazem conteúdos para relaxar e também para fazer refletir e ampliar a consciência sobre vários e importantes assuntos. Sugerimos aqui uma lista de 10 filmes originais Amazon Prime aos quais você precisa assistir para ter uma visão diferenciada sobre questões sociais e a vida em geral. Aceite a ideia de maratonar a lista e aprenda enquanto mergulha nesse universo, bem no conforto da sua casa!
A Criada 2016Dirigido por Park Chan-wook, o filme conta a história da nobre e ingênua Hideko e da camareira Sook-Hee, na Coreia do Sul ocupada pelos japoneses nos anos 1930. Drama e suspense mostram que, para evoluir, é necessário desconstruir e ressignificar, mudar o modelo mental construído ao longo do tempo, principalmente quando se trata de lutar contra a opressão sexual e as convenções sociais da dominação masculina.
CopiarCompartilhar
Sem Fôlego 2017O filme, dirigido por Todd Haynes, conta a história de Rose, ambientada nos anos 1920, e de Ben, na década 1970, ambos com deficiência auditiva. Com o enredo, é possível entender a importância de buscar a identidade e de implementar uma jornada de autoconhecimento. E mesmo com desafios a serem superados, o resultado é sempre de amadurecimento e de visão ampliada da vida, independentemente da situação de cada um.
CopiarCompartilhar
Chi-Raq 2015No drama dirigido por Spike Lee, na violenta cidade de Chicago, a morte de uma criança por bala perdida levam as mulheres a fazerem greve de sexo até que os homens larguem as armas. O filme é um verdadeiro instrumento para todos perceberem que, quando a linguagem utilizada para oprimir as mulheres é identificada e compreendida, ela pode se tornar o estímulo para promover mudanças sociais. Um verdadeiro chamado ao empoderamento!
Entenda sobre representatividade em filmes com diretores negros
CopiarCompartilhar
Na Mira do Atirador (The Wall) 2017Dirigido por Doug Liman, o filme mostra dois soldados estadunidenses emboscados por um sniper iraniano, tendo apenas um muro como proteção. Assim, é uma metáfora para o fato de que aquilo que nos deixa seguros – a nossa zona de conforto – também é o limite que nos aprisiona e nos paralisa, impedindo-nos de ter ampla liberdade para pensar e agir. Então uma situação adversa pode ser um grande estímulo para empreender mudanças e evoluir.
CopiarCompartilhar
Menino Querido 2018Felix Van Groeningen dirige o filme em que Nic Sheff, viciado em metanfetamina, ama e é amado por sua família. É assim que descobrimos que estamos todos despreparados para lidar com qualquer situação desconhecida, principalmente com a dependência química, e que temos tendência a racionalizar, quando o melhor é adotar uma postura mais receptiva, amorosa e empática, de mais ajuda mútua e compreensão.
Descubra os melhores filmes que mostram o valor da família
CopiarCompartilhar
Uma Noite em Miami 2020Dirigido por Regina King, o filme aborda a representatividade de Cassius Clay (o boxeador Muhammad Ali), Malcolm X (ativista político), Sam Cooke (cantor) e Jim Brown (jogador de futebol americano) no movimento de equidade racial entre brancos e afro-americanos. É uma verdadeira inspiração sobre ser um exemplo a ser seguido e lutar com coragem e consciência por aquilo em que se acredita, para tornar a vida mais digna.
CopiarCompartilhar
Suspiria – a Dança do Medo 2018A bailarina Susie Bannio vai a Berlim com o intuito de estudar na academia de dança Markos Tanz, mas aprende sobre ancestralidade! O contexto de bruxas desse suspense dirigido por Luca Guadagnino é um argumento para refletir sobre a importância de as mulheres resgatarem a própria essência e romperem com a opressão dos costumes, do poder e do controle exercidos para impedi-las de se transformarem e mudarem a sua história.
Conscientize-se com 12 filmes sobre o direito das mulheres
CopiarCompartilhar
One Child Nation 2019O documentário das cineastas chinesas Nafu Wang e Jiang Zhang traz uma outra perspectiva sobre a política chinesa do filho único (extinta em 2015). Com veracidade, faz pensar sobre as dimensões e consequências que as ações entendidas como positivas podem ter e o quanto elas podem ser traumáticas e destrutivas, com marcas individuais e coletivas profundas e perenes. É preciso saber avaliar e prever as consequências.
CopiarCompartilhar
Os Aeronautas 2019Dirigido por Tom Harper, o filme conta a história da balonista Amelia Wren e do cientista James Glaisher, numa experiência desafiadora na Londres de 1862. O romance não esconde o fato de que as mulheres, ainda que talentosas e além do seu tempo, para provarem o seu valor, precisam romper preconceitos e barreiras e enfrentar adversidades e questionamentos sobre suas capacidades. Contudo é um exemplo claro de que elas podem ocupar qualquer lugar.
CopiarCompartilhar
O Som do Silêncio 2020No drama, dirigido por Darius Marder, a história do baterista Ruben, que gradativamente vai perdendo a audição, é um argumento sobre como as situações adversas podem desestruturar psicologicamente qualquer um, trazendo conflitos internos, angústias e dificuldades para lidar com as perdas e mudanças que resultam de sonhos desfeitos. Também propõe a superação como uma jornada que requer muita força interior.
Saiba quais são os 20 filmes a que todo mundo deveria assistir
CopiarCompartilhar