Frases de Bell Hooks
Gloria Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo Bell Hooks, é uma escritora negra que em seus escritos defendia o diálogo como melhor alternativa para tudo, além de ter dito impactantes falas sobre feminismo negro, amor e assuntos que sempre estarão em alta na sociedade. Além do título de autora, também era conhecida por ser ativista social, educadora e feminista. Infelizmente veio a falecer aos 69 anos de idade, por uma insuficiência renal causada por uma doença não revelada. Apesar de sua morte física, deixou viva em seus escritos formas a esperança de uma sociedade melhor. Ficou curioso para saber mais sobre ela? Confira nossas frases e entenda o que Bell Hooks defendia.
Cultive o seu espírito feminista com esta playlist de músicas empoderadoras!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Silêncios cúmplices Bell Hooks"Todos os nossos silêncios em face de agressão racista são atos de cumplicidade."
O racismo está presente na sociedade em todos os momentos. Mesmo não sendo negro, é muito provável que já tenha visto ou presenciado uma situação de racismo. E quando se vê esse tipo de ataque a uma pessoa negra e não se faz nada, a verdade é que se está sendo cúmplice. Cúmplice da violência, cúmplice da opressão e cúmplice do racismo em si. Nessas horas, o silêncio pesa muito mais do que uma mão que poderia estar estendida.
CopiarCompartilhar
Tudo sobre amor Bell Hooks“O amor é uma combinação de cuidado, compromisso, conhecimento, responsabilidade, respeito e confiança.”
Inspire-se em frases de líderes feministas, tendo exemplo no livro de Bell Hooks, "Tudo Sobre Amor"
O amor pode parecer simples nos filmes, mas não é. Na maioria das vezes, ele não se sustenta apenas pela paixão. Na verdade, o amor exige muito esforço. É preciso cuidado para sentir o zelo, é preciso compromisso para fortalecer os laços, é preciso conhecimento para evitar feridas, é preciso responsabilidade para realizar os planos, é preciso respeito para manter o equilíbrio e é preciso confiança para que todo o resto dê certo.
CopiarCompartilhar
Autoestima Bell Hooks“Honrar a nós mesmas, amar nossos corpos, é uma fase avançada na construção de uma autoestima saudável.”
“Ame a si mesma”, “seja feliz com o que você vê no espelho”, “não dê ouvidos aos julgamentos”... Frases como essas são comuns na vida de uma mulher, mas entendê-las na prática não é assim tão fácil. O processo de se respeitar e gostar de si mesma é longo, delicado e, para muitas, dolorido. Entender que a autoestima é uma construção repleta de altos e baixos é o primeiro passo para o autocuidado feminino.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 25 de Setembro
Famosos que faleceram dia 15 de Dezembro
Opressão Bell Hooks“Eu não terei a minha vida reduzida. Eu não vou me curvar ao capricho ou à ignorância de outra pessoa.”
Ser oprimido é o mesmo que não ter escolhas. O indivíduo pode até achar que tem, mas, no fim, está apenas selecionando entre uma oferta limitada de opções — limitação essa que veio de quem está lá no topo. Para reverter esse cenário, é preciso mudar o pensamento. Não há capricho ou falta de conhecimento de qualquer pessoa que seja que possa dizer o que outra pode ou não fazer. Quanto antes lutarmos contra isso, melhor!
CopiarCompartilhar
Sororidade Bell Hooks“Enquanto mulheres usarem poder de classe e de raça para dominar outras mulheres, a sororidade feminista não poderá existir por completo.”
Entenda o que é sororidade por meio de frases
O primeiro passo para que as mulheres finalmente consigam mudar o patriarcado é mudar si mesmas. Como assim? Antes de tudo, é preciso criar consciência. Não é possível subverter os moldes da sociedade reforçando determinadas opressões entre as próprias mulheres. Dominações de classe, como a da patroa e da empregada, ou de raça, como a da mulher branca e da mulher negra, têm de ter um fim. Só assim as mulheres serão, enfim, livres.
CopiarCompartilhar
Solitário Bell Hooks“Saber ser solitário é fundamental para a arte de amar. Quando conseguimos estar sozinhas, podemos estar com os outros sem usá-los como formas de escape.”
Ser feliz na própria companhia é essencial antes de aceitar a companhia do outro. Quando não se sabe ficar sozinho, o outro é colocado como uma forma de preencher um buraco, buraco este que deveria ser repleto de nós mesmos. O resultado, já sabe, né? Mágoa e desinteresse. Por isso aprender a curtir a vida na própria frequência é muito importante antes de decidir sintonizá-la a alguém.
CopiarCompartilhar
Amor-próprio Bell Hooks"Não espere receber de outra pessoa o amor que você não se dá."
Aprenda a ter amor-próprio, assim como ensinado no livro "Tudo Sobre Amor", de Bell Hooks
As frases que dizem que ninguém é capaz de ser amado enquanto não amar si mesmo(a) não são apenas clichês. São a realidade. Antes de se permitir ser amado(a), é preciso desenvolver o amor-próprio, pois ambos caminham lado a lado e garantem uma relação saudável. Em um relacionamento, não há espaço para medos, inseguranças e sentimentos de inferioridade… Saiba dar o amor que você merece antes de esperar que alguém chegue com ele de mãos beijadas.
CopiarCompartilhar
Patriarcado Bell Hooks"A criança ferida dentro de muitas fêmeas é uma menina que foi ensinada da primeira infância, pois ela deve se tornar outra coisa que não seja ela mesma, negar seus verdadeiros sentimentos, a fim de atrair e agradar os outros."
Desde pequenas, as meninas aprendem a se limitar. Elas não podem se sentar de pernas abertas, devem ser mais reservadas e têm de procurar uma figura masculina para protegê-las por toda a vida. Desde pequenas, as mulheres são ensinadas a serem tudo, menos elas mesmas. É assim que o patriarcado funciona: tirando a identidade, os sentimentos e os talentos das mulheres antes que elas aprendam o suficiente para subvertê-lo.
CopiarCompartilhar
Redenção Bell Hooks“O amor verdadeiro de fato tem o poder de redimir, mas só se estivermos prontos para a redenção.”
O amor é capaz de nos ensinar tantas coisas. O amor faz com que sintamos tudo em sua completude: a admiração e o ódio, o desejo e a raiva, o carinho e o desprezo. Quando decidimos nos atentar ao lado bom desse sentimento, é possível até se redimir — das mágoas, dos erros, dos sentimentos trancados a sete chaves. Permita-se sentir o amor e todos os benefícios que vêm com ele. Aceite a redenção que apenas ele é capaz de trazer.
CopiarCompartilhar
Medo do diferente Bell Hooks“Quando somos ensinados que a segurança está na semelhança, qualquer tipo de diferença parece uma ameaça.”
Conheça frases de escritoras negras, incluindo trechos de livros de Bell Hooks
Quem foi que disse que o diferente é perigoso? Quem foi que disse que aquela pessoa com gostos totalmente diferentes dos nossos não pode ser uma grande amiga? Quem foi que disse que alguém não merece respeito só por ter a cor da pele ou a orientação sexual diferente da nossa? O problema da nossa sociedade está em encarar o diferente como errado. Se não fôssemos tão diversos, que graça essa vida teria?
CopiarCompartilhar