Frases de Djamila Ribeiro
Djamila Ribeiro, mestre em Filosofia Política pela Unifesp e atualmente secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de SP, é conhecida pela sua coluna na Carta Capital e sua representatividade nos movimentos negros e feministas.
Seletividade Djamila RibeiroNão se pode ter seletividade quando o assunto é o combate ao machismo.
CopiarCompartilhar
Desconstrução Djamila RibeiroAntes de qualquer coisa, quero deixar bem claro que sou super a favor que feministas recebam críticas sobre suas atitudes, não podemos de forma alguma passar pano para atitudes preconceituosas e equivocadas e sabemos muito bem que há várias feministas com posições equivocadas. Na verdade, pessoas equivocadas existem em todos os lugares, não é exclusividade do feminismo. Eu mesma critico, aponto quando necessário, da mesma forma que estou aberta para quando recebo críticas construtivas. Ninguém nasce sabendo, é um processo longo de desconstrução.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Descobertas Djamila RibeiroNa minha jornada de me descobrir negra adotei novos ídolos e principalmente novas ídolas, quando vi que na pirâmide social a carne da mulher negra nem chega a ser a mais barata, porque ela é considerada podre. Não somos humanas.
CopiarCompartilhar
A luta Djamila RibeiroMinha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la.
CopiarCompartilhar
Interseccional Djamila RibeiroSer feminista interseccional significa perceber, por exemplo, que nem todos os homens podem ser tratados da mesma maneira. Homem negro sofre racismo e pode sim ser discriminado por uma mulher branca nesta questão. Da mesma forma que um homem negro pode ser machista com uma mulher branca. Mulheres não são sempre vítimas e podem sim oprimir quando estão em uma posição de privilégio.
CopiarCompartilhar
O que é a luta Djamila RibeiroO feminismo deve contemplar todas as mulheres, é necessário perceber que não dá pra lutar contra uma opressão e alimentar outra.
CopiarCompartilhar
Vamos ser amadas Djamila RibeiroNum mundo que odeia mulheres, sobretudo mulheres negras, feministas se reconhecerem nas outras é um ato revolucionário. Num mundo que destila ódio incessantemente às feministas, receber amor das outras é resistência. Deixem as feministas serem amadas.
CopiarCompartilhar
Na Secretaria... Djamila RibeiroA representatividade é importante, porque não basta ser mulher e mulher negra, mas tem que estar comprometida com as questões, e eu estou. Comprometida com as pautas feministas, com a questão racial, com a agenda dos direitos humanos no Brasil
CopiarCompartilhar
Como mulheres Djamila RibeiroComo mulheres, sabemos quais são os destinos que essa sociedade machista cria para nós. Então, se mulheres conseguem respeito e visibilidade por afrontar justamente esses valores, é porque elas são foda mesmo e eu serei sempre grata a elas. E, logo, as pessoas que as seguem não serão acríticas, ao contrário, se identificam com a luta.
CopiarCompartilhar
Feminismo Djamila RibeiroComo feminista negra, luto por uma sociedade sem hierarquia de opressão onde possamos ser respeitados na nossa humanidade e identidades.
CopiarCompartilhar
Opiniões Djamila RibeiroOpiniões vazias sobre questões tão sérias, por si só, podem até não matar, mas com certeza ajudam a apertar o gatilho ou pulam o cadáver no chão.
CopiarCompartilhar