Livros para vestibular
Vestibular é uma época que precisa de toda a atenção possível. Mas você ainda não começou a estudar? Então calma! Nós eparamos alguns livros que são essenciais para essa fase da sua vida. É só baixar e ler!
Viagens na Minha Terra Almeida Garrett Ler livroO autor resolve fazer uma viagem de Lisboa a Santarém de comboio, com a intenção de conhecer as ricas várzeas desse Ribatejo, e assim saudar do alto cume a mais histórica e monumental das vilas de Portugal. Paralelamente as paisagens visitadas o autor e narrador, presenteiam os presentes com um romance de amor.
CopiarCompartilhar
Til José de Alencar Ler livroPublicado inicialmente em 1872, José de Alencar documenta neste romance de sua fase regionalista (junto a O Gaúcho, O Sertanejo e Tronco do Ipê) o cotidiano numa fazenda do interior paulista do século XIX. Berta, também conhecida pelo apelido Til, é a típica heroína romântica de alma bondosa que se sacrifica em prol de todos.
CopiarCompartilhar
O Cortiço Aluísio Azevedo Ler livroTendo como cenário uma habitação coletiva, o romance difunde as teses naturalistas, que explicam o comportamento dos personagens com base na influência do meio, da raça e do momento histórico.
CopiarCompartilhar
Iracema José de AlencarGrande marco do Romantismo brasileiro, “Iracema”, de José de Alencar, é um romance sobre a história de amor proibido entre a indígena Iracema e o português Martim, que seria uma metáfora para as relações entre os portugueses e os nativos no Brasil. O Romantismo era um movimento literário que buscava as raízes do país, portanto o Romantismo brasileiro tinha como objetivo firmar uma literatura nacional, sem tentar imitar a internacional, sobretudo a portuguesa.
Baixe o pdf de Iracema
CopiarCompartilhar
A Relíquia Eça de QueirósEça de Queirós é um grande nome da literatura naturalista portuguesa. “A Relíquia” gira em torno das aventuras e desventuras de Teodoro Raposo – ou Raposão, como é conhecido –, que, para conseguir sobreviver e garantir a sua herança, precisa aprender a adular e mentir para sua tia beata e solteirona. O livro é uma sátira ao Catolicismo da época.
Baixe o pdf de A Relíquia
CopiarCompartilhar
Minha Vida de Menina Helena Morley“Minha Vida de Menina”, de Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant), é uma obra em formato de diário, que conta a adolescência da própria autora. Por ter essa estrutura e ser mais intimista, pode parecer estranho aos que estão acostumados aos grandes clássicos que os vestibulares costumam pedir. Mas a dica é se adaptar ao novo gênero literário e prestar atenção aos eventos históricos apresentados no livro, com um olhar mais sensível e menos “viciado” pelos textos acadêmicos.
Baixe o pdf de Minha Vida de Menina
CopiarCompartilhar
Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis Ler livroAo criar um narrador que resolve contar sua vida depois de morto, Machado de Assis muda radicalmente o panorama da literatura brasileira, além de expor de forma irônica os privilégios da elite da época.
Baixe o pdf de Memórias Póstumas de Brás Cubas
CopiarCompartilhar
Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida Ler livroO romance de Manuel Antônio de Almeida, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro.
CopiarCompartilhar
A Cidade e as Serras Eça de Queirós Ler livroMarcado por intensa ironia, A cidade e as serras conta a história de Jacinto, herdeiro afortunado da antiga aristocracia rural portuguesa, cuja vida confortá;vel e abastada em Paris é obrigado a deixar para tratar de assuntos familiares na ficcional Tormes, pequeno lugarejo serrano em Portugal. Entediado e infeliz na cidade grande, Jacinto entra em contato com uma paisagem rústica e natural até então desconhecida, descobrindo um novo modo de vida que decide experimentar.
CopiarCompartilhar
Claro Enigma Carlos Drummond de Andrade“Claro Enigma” é uma coletânea de 41 poemas de Carlos Drummond de Andrade, e, para analisá-lo apropriadamente, é preciso entender que não podemos interpretar um poema assim como se interpreta prosa. A poesia é uma linguagem mais sutil, imersa em um campo mais abstrato da Literatura, em que as palavras e seus significados estão mais livres. Dito isso, “Claro Enigma” é uma desilusão vencendo a esperança. O eu lírico destes poemas não está procurando respostas, e cada vez menos apresenta dados concretos, mostrando-se metafísico, melancólico, angustiado e incerto.
CopiarCompartilhar
Sagarana João Guimarães Rosa“Sagarana”, o livro de estreia de João Guimarães Rosa na prosa, é uma coletânea de contos, cuja principal característica é a exaltação da oralidade. Guimarães Rosa encarna, em seus narradores, a essência do contador de histórias – aquele arquétipo comum nos sertões do Brasil – e enche seus contos de fantasia, neologismos e marcantes sons, muitas vezes desafiando a Gramática culta e urbana que conhecemos nos clássicos.
Baixe o pdf de Sagarana
CopiarCompartilhar
Mayombe Pepetela“Mayombe” é um romance do escritor angolano Pepetela e recebe esse nome por se referir a uma região africana que engloba os seguintes países: Angola (província da Cabinda), República do Congo, República Democrática do Congo e Gabão. O livro, ainda que seja ficção, apresenta um estilo jornalístico e conta história dos conflitos entre soldados angolanos e soldados portugueses na luta pela libertação do país.
Baixe o pdf de Mayombe
CopiarCompartilhar