Mensagens de preservação da cultura pernambucana
Pernambuco possui influências indígena, portuguesa, holandesa, africana e outras. É berço de uma das culturas nordestinas, expressa na dança, na música, no artesanato e em outras manifestações. Detém símbolos reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pelo Guinness World Records (Livro Guinness dos Recordes), respectivamente o frevo e o Galo da Madrugada. E Mestre Vitalino, Alceu Valença, Kleber Mendonça Filho e muitos mais tornam o estado notável. Então permita que todos conheçam a rica Terra do Maracatu com mensagens de preservação da cultura pernambucana. Valorize as coisas do país!
Veja nossa playlist e sinta-se mais brasileiro!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Leão do NortePernambuco tem uma população estimada de 9.616.621 habitantes (IBGE-2020). Foi o primeiro centro econômico do país, a mais rica capitania colonial no ciclo do açúcar. Conhecido pela vasta cultura popular, com influências portuguesa, judaica, holandesa, indígena e africana, deu origem ao frevo, ao maracatu e a outras manifestações. Chamado de Leão do Norte, o estado engrandece o Brasil de diversas formas!
CopiarCompartilhar
Museus, monumentos e a cultura material de PernambucoPernambuco tem uma cultura material (concreta) muito vasta. São museus, casas, memoriais, galerias, etc. dedicados a preservar os saberes do Estado, na História, nas artes e nas ciências. Além disso, a religiosidade eclética pode ser vista nas igrejas, nos templos e nos espaços religiosos de áreas centrais, litorâneas e rurais. Há monumentos, cestarias, bordados, rendas, produtos em cerâmica e barro e outros com toda a beleza da tradição!
CopiarCompartilhar
A efervescência do frevoA cultura pernambucana é rica! O frevo, por exemplo, além de ser um ritmo rápido, é uma dança com mais de 120 passos catalogados. Cheio de efervescência e sombrinhas com cores da bandeira do Estado, ele aproveita os movimentos da capoeira. Desde 2012 é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. No dia 14 de setembro é celebrado o Dia do Frevo no país. Seja como canção, de rua ou de bloco, esse show tem que continuar!
Entenda por que celebrar com entusiasmo o Dia do Frevo
CopiarCompartilhar
O maior bloco de Carnaval do mundoA cultura pernambucana deve ser preservada com todo carinho! Ela colocou o Brasil no Guinness Book, com o Galo da Madrugada. Esse bloco de rua do Carnaval de Recife é o maior do mundo. Com animação, muito frevo, trios elétricos, carros alegóricos e mais de dois milhões de foliões, ele foi fundado por Enéas Freire e tem mais de quatro décadas. O Galo, como é chamado, é um símbolo e Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco desde 2009.
CopiarCompartilhar
Bonecos gigantes do CarnavalUm dos atrativos da cultura pernambucana é desfile de bonecos gigantes do Carnaval. Eles surgiram na cidade de Belém do São Francisco, no sertão do Estado, a partir de uma tradição europeia. O primeiro deles, Zé Pereira, apareceu em 1919. Em 1931, nas ruas de Olinda, surgiu o boneco Homem da Meia-Noite. Atualmente, eles representam personalidades famosas nas folias de Olinda e de Recife. Confeccionados por vários artesãos, eles são surpreendentes!
CopiarCompartilhar
ManguebeatO manguebeat é parte da cultura pernambucana. Nascido em Recife, ele mistura ritmos regionais, como maracatu, frevo, coco e cavalo-marinho com rock alternativo, hip hop, funk e música eletrônica. Tem o caranguejo como símbolo e a diversidade inspirada nos manguezais nordestinos. A batida de Robertinho do Recife, Chico Science (falecido), Nação Zumbi, Otto e outros contagiou várias produções culturais como o cinema, a moda e as artes plásticas.
CopiarCompartilhar
A festa junina de São João em CaruaruA festa junina de São João em Caruaru é considerada a maior do mundo, reunindo milhares de pessoas nessa cidade do agreste de Pernambuco. Mas as celebrações acontecem no mês todo de junho, com tudo de mais tradicional e típico, além de muita alegria. É considerada a Capital do Forró, que abrange vários pólos multiculturais, como o Alto do Moura e seu artesanato de barro, expressão de Mestre Vitalino, que esculpiu as famosas bandas de pífano.
Confira 15 motivos para você amar (e querer) festa junina
CopiarCompartilhar
A cultura pernambucana na gastronomiaUm ícone da gastronomia nacional, a feijoada brasileira tem sua primeira menção em Recife, no ano de 1827. E o que dizer dos maravilhosos Bolo Souza Leão e Bolo de Rolo? As três iguarias, variações dos originais portugueses, estão totalmente incorporadas à cultura pernambucana. Já o beiju, de origem indígena e preparado a partir da fécula de mandioca, é, no Alto da Sé de Olinda, o mais tradicional do Brasil. Delícias, visse?
CopiarCompartilhar
Coisas da cultura de PernambucoPernambuco tem: maracatu - ritmo, dança e ritual religioso com traços do candomblé; xaxado - ritmo e dança masculina dos costumes sertanejos, divulgado pelo cangaceiro Lampião; xote e baião - estilos musicais de Luiz Gonzaga; A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém - peça teatral ao ar livre de Brejo da Madre de Deus; e o Mamulengo de Glória do Goitá, na Zona da Mata, a capital desse tipo de teatro de bonecos (fantoches). Eita povo arretado!
Celebre com orgulho a Semana da Cultura Nordestina!
CopiarCompartilhar
Abaixo o preconceito!Culturalmente vasto e influenciador da cultura de outras regiões do país, Pernambuco é reconhecido internacionalmente por seu capital intelectual. Contudo muitos brasileiros têm preconceito em relação aos saberes do Estado e da região Nordeste. Se o mundo acolhe João Cabral de Melo Neto, Paulo Freire, Alceu Valença, Romero Britto e Kleber Mendonça Filho, entre outros, e aprecia a riqueza de tradições do Estado, por que não todos nós?
Elimine o preconceito com frases de um nordestino orgulhoso
CopiarCompartilhar