Frases de Miguel Esteves Cardoso
Miguel Esteves reúne diversas frases sobre os mais variados assuntos, veja abaixo e pense, reflita e compartilhe ;)
Sem um amor Miguel Esteves CardosoSem um amor não vive ninguém. Pode ser um amor sem razão, sem morada, sem nome sequer. Mas tem de ser um amor. Não tem de ser lindo, impossível, inaugural. Apenas tem de ser verdadeiro.
CopiarCompartilhar
Falta de amor Miguel Esteves CardosoNo restaurante, se te recusares a comer uma iguaria, é a gerência que entra em neurose e a culpa é de toda a gente menos tua. Em casa, o facto de não gostares (e de não comeres) é julgado como uma falta de amor, de dignidade, de tento, de tudo.
CopiarCompartilhar
Mau estado Miguel Esteves CardosoA alegria tem uma vergonha que é só dela e é malcriado proclamá-la. Ou, pelo menos, cria a impressão de dar azar. Parece existir, no contrato existencial, uma obrigação para com a tristeza que não destoe do mau estado do mundo e do sofrimento humana.
CopiarCompartilhar
Conselhos Miguel Esteves CardosoMesquinho é o caso de amor que pode ser amavelmente resolvido com proveito para ambas as partes. Quando homem e mulher "ficam amigos" é porque nunca foram outra coisa. O amor verdadeiro é um desespero constante. Os problemas mais espetaculares só se resolvem com mortes. Não há conselhos que lhes valham.
CopiarCompartilhar
Um minuto Miguel Esteves CardosoA vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a vida inteira, o amor não. Só um minuto de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também.
CopiarCompartilhar
Sozinho Miguel Esteves CardosoPara termos uma noção do pouco que valemos, basta subtrair ao que somos o que aprendemos, o que lemos, o que vivemos com os outros. É só ver o que fica. Coisa pouca. Sozinho quase ninguém é quase nada. É somente juntos que podemos ser alguma coisa.
CopiarCompartilhar
Ajudinha Miguel Esteves CardosoO amor é uma coisa, a vida é outra. O amor não é para ser uma ajudinha. Não é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida, o nosso «dá lá um jeitinho» sentimental.
CopiarCompartilhar
A verdade Miguel Esteves CardosoPara se ser feliz é preciso ser-se um bocado parvo. Eu, por exemplo, sou. A felicidade é inversamente proporcional a uma série de coisas de boa fama, como a sabedoria, a verdade e o amor. Quando se sabe muito, não se pode ser muito feliz. A verdade é quase sempre triste.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 25 de Julho
Significado do nome Miguel
Sonhos Miguel Esteves CardosoOs melhores sonhos de todos são aqueles que nos põem a pensar e a mexer. Os únicos sonhos de que vale a pena falar são os que não nos deixam dormir.
CopiarCompartilhar
Miséria Miguel Esteves CardosoA felicidade, em Portugal, é considerada uma espécie de loucura. Porquê? Porque os Portugueses, quando vêem uma pessoa feliz, julgam que ela está a gozar com eles. Mais precisamente: com a miséria deles. Não lhes passa pela cabeça que se possa ser feliz sem ser à custa de alguém.
CopiarCompartilhar
Homem e mulher Miguel Esteves CardosoOs homens são todos iguais, até na maneira de gostarem das mulheres. É a nossa única superioridade. Um homem, quando ama uma mulher adora-a. Uma mulher, quando ama um homem, aceita-o. Um homem vê todas as mulheres na mulher que ama. A mulher esquece os outros homens. Um homem ama e respeita uma só mulher. Uma mulher limita-se a amar só um.
CopiarCompartilhar
Grande Amor Miguel Esteves CardosoO grande amor nunca pode acabar bem. Mesmo que ambos morram ao mesmo tempo, num desastre, será sempre uma tragédia. Assim é com todos os amores que temos: morremos enquanto os amamos. Morre quem amamos e, ao mesmo tempo, quem nos amava.
CopiarCompartilhar
Lições Miguel Esteves CardosoÀs vezes - talvez sempre - são os mais lentos que aprendem as lições mais óbvias.
CopiarCompartilhar
Ato generoso Miguel Esteves CardosoAprender é a coisa mais inteligente que se pode fazer. Ensinar é um ato generoso mas, quando se limita à transmissão, é bastante mais estúpido.
CopiarCompartilhar
Petiscos Miguel Esteves CardosoOs melhores petiscos são aqueles que não podem ser comprados - por muito dinheiro ou amor que se tenha - mas somente adquiridos por ter nascido e vivido num determinado lugar; por ser filho, sobrinho ou compadre de determinadas pessoas.
CopiarCompartilhar
Certa Altura Miguel Esteves CardosoO poder só dá prazer ao princípio. Depois vicia. Com uma agravante: a partir de certa altura, não se consegue arranjar mais.
CopiarCompartilhar
Mulheres se odeiam Miguel Esteves CardosoOs homens são todos iguais. É este o (seu) segredo. Apesar das mulheres serem todas diferentes. Se os homens fossem todos diferentes, as mulheres seriam felizes. E os homens odiar-se-iam, como as mulheres se odeiam. E seriam ainda mais infelizes que as mulheres, porque são menos espertos.
CopiarCompartilhar
Mania contemporânea Miguel Esteves CardosoOdeio esta mania contemporânea por sopas e descanso. Odeio os novos casalinhos. Por onde quer que se olhe, já não se vê romance, gritaria, maluquice, fachada, abraços, flores. O amor fechou a loja. Foi trespassado ao pessoal da pantufa e da serenidade.
CopiarCompartilhar
Próxima Oportunidade Miguel Esteves CardosoDe repente, fugir tornou-se uma dignidade. Já ninguém aguenta uma derrota. A persistência; a determinação e, sobretudo, a bendita paciência são hoje qualidades desprezíveis. Aguentar e esperar pela próxima oportunidade consideram-se teimosias gananciosas; arrogâncias; estupidezes.
CopiarCompartilhar
Cavernas Miguel Esteves CardosoPor muito educados e esclarecidos que nos julguemos, o nosso metabolismo ainda vive nas cavernas. É um grunho; um troglodita; um bicho. Está desatualizadíssimo. Tem terror de morrer à fome. Daí que aproveite tudo o que papamos.
CopiarCompartilhar
Esforço Miguel Esteves CardosoAldrabar não é só enganar. É enganar sem o devido cuidado; sem o mínimo esforço. Enganar é nobre, implica um mínimo de esforço e respeito pela vítima: ser enganado não é sinal de estupidez.
CopiarCompartilhar
Infiéis Miguel Esteves CardosoOs homens convenceram-se de que, por natureza, são infiéis. Porque foram concebidos para cobrir todas as fêmeas do planeta. Vontade não lhes falta; o problema é não contarem com a colaboração das ditas, para além da falta de tempo e de paciência para seduzir as que, de certezinha, se deixariam levar.
CopiarCompartilhar
Tempo Miguel Esteves CardosoQuanto mais precisas para viver, mais tens de trabalhar e menos tempo tens para ti. O maior dos luxos é o tempo. O tempo é o meu maior patrimônio.
CopiarCompartilhar
Escritas Miguel Esteves CardosoEscrever é uma maneira de pensar que não se consegue pelo pensamento apenas. Todos os constrangimentos sintácticos e gramaticais da escrita, em vez de nos reprimirem, levam-nos a encontrar frases que não existiam antes de serem escritas, que não podiam existir de outra forma.
CopiarCompartilhar
Pirata Miguel Esteves CardosoNão só não me importo como acho uma honra ser, como se diz, pirateado. Não só pelo fato de eu próprio ser pirata. É porque o mundo mudou.
CopiarCompartilhar
Infidelidade Miguel Esteves CardosoAs mulheres não são mais infiéis do que os homens. Por muito que gostassem que assim fosse (e assim se pensasse), estão impedidas de ser mais infiéis pela circunstância de serem humanas.
CopiarCompartilhar
Deixar chover Miguel Esteves CardosoDado o pouco a que se presta a TV em matéria de discussão de ideias, é natural que a atenção, aflita à procura de um foco, se concentre no espetáculo nada elevado mas divertido dos mútuos assanhamentos da política. Fazem bem jornalistas e realizadores em deixar chover as chapadas ao gosto dos pugilistas.
CopiarCompartilhar
Erros Miguel Esteves CardosoAo menos o aldrabão, através das palavras que nos deixa, pode ser analisado e confrontado. O calado, em contrapartida, está protegido. Não tendo falado, não mentiu. Mantendo o silêncio, não induziu ninguém em erro. E, caso tenha induzido, a culpa obviamente não foi dele...
CopiarCompartilhar
Quem é inteligente... Miguel Esteves CardosoA lealdade e a inteligência - acho eu - não são divisíveis. Quem é inteligente, é leal. Compensa. Recompensa. Corresponde. É verdade que há pessoas leais que são estúpidas mas, nessa lealdade, há já uma irrefutável inteligência.
CopiarCompartilhar
Sinal enérgico Miguel Esteves CardosoÉ natural que os outros tenham sempre razão, pelo simples facto dos outros serem cinco biliões (ou lá o que é) menos um e de eu ser apenas esse um. Ser influenciado é assim um reconhecimento da nossa pequena participação no mundo e da riqueza interminável desse mundo; é um ato alegre de humildade; um sinal enérgico de dependência humana.
CopiarCompartilhar
Festa Miguel Esteves CardosoÉ incrível que ainda haja quem finja que são os programas e as ideias que decidem os votos. As pessoas votam em pessoas e em partidos e, se e quando coincidem os dois impulsos, maior e mais fácil é a festa.
CopiarCompartilhar
Virtudes Miguel Esteves CardosoSer português é ser capaz de ser igual a com quem se está. Se temos uma virtude e capacidade, é essa. Temos uma costela de todas as carcaças que há no mundo. Se não formos isso, não somos nada.
CopiarCompartilhar
Questão Prática Miguel Esteves CardosoHoje em dia as pessoas apaixonam-se por uma questão prática. Porque dá jeito. Porque são colegas e estão mesmo ali ao lado. Porque se dão bem e não se chateiam muito. Porque faz sentido. Porque é mais barato. Por causa da casa. Por causa da cama. Por causa das cuecas e das calças e das contas da lavandaria.
CopiarCompartilhar
Isto é Miguel Esteves CardosoUm homem nunca diz tão mal das mulheres como uma mulher. Um homem tem medo das mulheres. Corre atrás delas quando elas não o querem para nada e foge delas caso alguma delas o queira. Mas aprendeu a respeitar as mulheres. Isto é, a não compreendê-las e a levar no coco. Repetidamente.
CopiarCompartilhar
Desespero Miguel Esteves CardosoO tédio parece chato ao princípio, mas, caso leve a um saudável desespero, acaba sempre por ser fértil e criativo.
CopiarCompartilhar
Expectativa Miguel Esteves CardosoTemos este defeito estraga-prazeres de sermos incapazes de julgar e agradecer (ou amaldiçoar) os momentos que experimentamos, por causa da expectativa preconcebida do que vai acontecer a seguir.
CopiarCompartilhar