Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Motivações para a transição capilar

Chegou o momento das cacheadas! Depois de anos enfrentando a ditadura do cabelo liso que, é claro, tem o viés racista que recusa traços e aparências de qualquer pessoa que esteja fora do padrão imposto pela indústria da beleza que espera construir pessoas magras, brancas e de cabelo liso, chegou o momento de começar a aceitar cada cacho em sua cabeça que se manteve escondido e reprimido por tanto tempo. Já pensou em dizer adeus à chapinha, mas não sabe por onde começar? Trazemos dicas para te inspirar, pois sabemos que esse é um período difícil, assim como qualquer fase de transformação. Por isso venha conferir essas frases de motivação para transição capilar e não deixe de se abraçar!

Voltando às origens

A ditadura do cabelo liso vem perdendo força entre as cacheadas, seja por um chamado ao resgate da identidade e da autoestima, seja pelos danos provocados pelas constantes escovas progressivas ao longo dos tempos. Muitas crespas e cacheadas estão voltando ao cabelo natural, num movimento de amor-próprio e empoderamento. Algumas recorrem ao famoso “big chop” (o “grande corte”, que é quando elas cortam toda a parte alisada e deixam somente o cabelo virgem já crescido). Outras preferem passar pela transição, que é o processo de esperar o cabelo crescer sem retirar a parte com química. Essa é uma fase que requer muita paciência, força de vontade e equilíbrio. Você vai passar pela diferença de texturas e poderá sofrer com o “scab hair” (aquele cabelo que começa a crescer depois que paramos com a química; não se trata do nosso cabelo final, mas pode incomodar bastante, porque ele às vezes não tem forma, é mais áspero que o normal, mas não é motivo para se desesperar, porque ele é passageiro), mas não existe sensação melhor do que ver o seu cabelo natural tomando forma novamente. Se faltava algum incentivo pra você encarar esse desafio, leia esta matéria e volte com tudo aos cachos!


Copiar
Compartilhar
É libertador

A transição capilar é o caminho para a liberdade, para você se sentir você mesma. Só o fato de se amar e se aceitar, sem precisar se sentir refém dos padrões impostos pela sociedade, já é um incentivo e tanto! Por muito tempo, os cabelos crespos e cacheados foram considerados “ruins”, então é hora de se libertar desses conceitos e perceber que os cachos são, sim, lindos. Você é a única que pode decidir o que é bom para a sua vida, porque os outros não podem ditar regras sobre aquilo que te faz bem.

Compartilhe as mais lindas frases para mulheres gravidas
Copiar
Compartilhar
Pausa pro cabelo crescer saudável Foto de mulher secando o cabelo

Abandonar a química é dar a chance para o cabelo se recuperar de tantos danos ao longo dos anos. É um tempo para parar de danificar a estrutura dos fios. Chapinha, secador e algumas progressivas até são reversíveis, mas ainda assim destroem os fios. Já as químicas, como alisamentos e relaxamentos com ativos como tioglicolato ou hidróxidos, são irreversíveis, então os danos são mais intensos. Quando você entra na transição, seu cabelo tem a chance de nascer e crescer saudável.


Copiar
Compartilhar
Escrava da chapinha nunca mais

Você não imagina a sensação que é não precisar fugir dos eventos que incluem piscina, por medo de molhar o cabelo e desfazer a chapinha, ou de não se desesperar loucamente quando começa a chover de repente! Muitas meninas deixam de ir à praia ou à piscina (ou, quando vão, não entram na água), por medo de desfazer a escova ou estragar a progressiva. Pode até parecer engraçado, mas é uma limitação que também esconde o medo de as pessoas verem como é o cabelo “real”. Não seja mais refém da chapinha. Liberte-se!

Ouça as 13 músicas feministas que separamos
Copiar
Compartilhar
Menos custo, menos tempo gasto Foto de mulher com cachos

Quando você abandona a química e deixa de ter um custo alto com alisamentos, escovas progressivas (que, se forem feitos no salão, são mais caros ainda). Fora que os produtos de tratamento costumam ser mais caros. Não é que você não vá gastar pouco com produtos para os cabelos naturais, mas você terá mais opções a preços mais acessíveis. E o tempo que você gasta fazendo esses procedimentos? Existem escovas progressivas que duram mais de 4 horas (!). Imagine fazer isso a cada 2 meses! É cansativo, estressante (somemos aí o tempo de espera no salão, a aplicação do produto e possíveis contratempos). Pode parecer dramático, mas a vida é curta, então você poderia gastar esse tempo com coisas mais simples e prazerosas.


Copiar
Compartilhar
Sua saúde

Já dissemos que procedimentos químicos podem danificar seus cabelos. Mas os danos vão além dos fios. Produtos de relaxamento, como os hidróxidos, se mal aplicados, podem ferir (e até queimar) o couro cabeludo. Escovas progressivas podem conter formol (ainda tem muita gente que usa...) e todos sabemos os riscos que o formol pode trazer para a saúde. Então pra que ficar se “envenenando” em busca de um padrão? Nada como sentir seus fios saudáveis e seu organismo livre de agentes tóxicos, sem alergias e riscos de saúde. Pense nisso também!

Descubra os tipos de partos
Copiar
Compartilhar
Mudar faz bem Imagem de mulher

Dizem que quando uma mulher quer mudar, a primeira coisa que ela faz é mexer no cabelo. Mudanças fazem bem para a nossa vida, chacoalham a gente, sem falar que você poderá adotar um novo estilo, com turbantes, faixas, acessórios e novos penteados. Abrace essa mudança e olhe para essa nova e poderosa mulher surgindo bem diante do espelho. Acredite: é sensacional!


Copiar
Compartilhar
 
É lindo ser você mesma Foto de mulher com cabelos cacheados

É lindo demais se olhar no espelho e se reconhecer. Muitas cacheadas e crespas que alisavam os cabelos diziam que não se identificavam com o cabelo liso, que não se sentiam “elas mesmas”. Quando conseguem passar pela transição e voltam aos cabelos naturais, sentem como se tivessem renascido. O amor-próprio aumenta e a autoestima se eleva. Você percebe um brilho no olhar, além de uma vontade de se cuidar e se curtir. Experimente também essa sensação!


Copiar
Compartilhar
Dica extra: inspire-se

Você não está sozinha nessa! Tem muita crespa e cacheada na fase de transição. Existem grupos nas redes sociais especializados nesse momento tão especial. É bom participar de alguns deles para trocar ideias, dicas, inspirações e apoio. Sem falar nas blogueiras cacheadas com suas histórias de superação com os cabelos (principalmente na questão da transição). Elas podem ser um guia para você nesse processo, fora que são referências de representatividade. E também dão altas dicas para uma autoestima lá em cima. Algumas que você pode seguir já e se inspirar:

Maraisa Fidelis: https://www.instagram.com/blzinterior/

Debora Luz: https://www.instagram.com/deboraluzoficial/

Ana Lídia Lopes: https://www.instagram.com/analidialopess

Nina Gabriella: https://www.instagram.com/euninagabriella

Nanda Chaves: https://www.instagram.com/nandachavesoficial/


Copiar
Compartilhar
Conhecer seu cabelo

Quando você começar a perceber os fios novos crescendo, o seu cabelo verdadeiro aparecendo e tomando forma, vai sentir um prazer imenso. Depois de tanto tempo, você é apresentada ao seu cabelo real de novo e é algo muito agradável, porque você volta a conhecê-lo, passa a entender melhor como ele “funciona”, testa produtos e descobre novas texturas. E cá pra nós, é bem gostoso passar a mão por entre os fios e sentir os cachinhos se formando! Você vai amar escolher cremes, técnicas de tratamento, penteados. Vai ser um novo caso de amor entre você e seus cabelos.

Inspire-se nos hábitos de mulheres bem sucedidas
Copiar
Compartilhar
fechar