Motivos para amar Jogos Vorazes
Quem é que nunca ouviu falar de Jogos Vorazes? Seja nos livros de Suzanne Collins ou nas adaptações feitas para os cinemas, a trilogia foi um sucesso mundial! Mas o que ela tem de tão especial assim? Conheça alguns aspectos que farão você se apaixonar por essa história.
HistóriaA base de qualquer bom livro ou filme é uma boa história para contar, e Jogos Vorazes consegue ser interessante o suficiente.
Basicamente a história é essa: em um futuro distante a guerra dividiu o que restou do mundo em 12 distritos, que estão sob domínio da Capital. Cada distrito é responsável pela produção de matérias primas que abastecem primeiramente a Capital.
E, como dominante, para lembrar que tem o poder, a Capital criou os Jogos Vorazes, um campeonato anual em que são escolhidos um jovem rapaz e moça de cada distrito para disputarem um jogo mortal pelas suas vidas. O jogo só acaba quando houver apenas 1 sobrevivente e todos os habitantes de todos os distritos são obrigados a assistirem ao reality.
Tudo fica claro desde o começo e, sabemos que para vencer, não basta apenas ser o mais habilidoso, você também precisa ser carismático para chamar a atenção de patrocinadores que podem te ajudar, dando itens de sobrevivência na arena.
Na história também há um romance, mas bem de fundo. O foco principal é mostrar a política da Capital e a desigualdade que há no sistema.
Jogos Vorazes tem uma dose de drama psicológico, ação, aventura e romance, cada um desses itens em um dose perfeita.
CopiarCompartilhar
Enredo bem construídoNão adianta ter uma boa história se o enredo não for bem construído.
A história é a proposta, já o enredo é a maneira que os fatos e os personagens são apresentados, e Jogos Vorazes não peca nisso.
Todos os detalhes são mostrados e claro, explicados, tanto nos livros quanto nos livros. O que nos dá a sensação de que aquele mundo é real e que, mesmo parecendo tudo muito louco e cruel, você faz parte daquilo.
CopiarCompartilhar
Triângulo amorosoUma coisa é fato: Katniss tem sentimentos fortes por Gale, seu amigo desde a infância, e Peeta, seu companheiro de Jogos Vorazes.
No começo, ao fazer seu "teatro de amor" com Peeta, Katniss chega a ter lapsos de imaginação sobre um futuro com Gale, dos dois casados, com filhos.
Katniss tem que escolher entre aquele que sempre foi seu amigo e esteve ao seu lado ou Peeta, que passou por tudo o que Katniss viveu e consegue entender a protagonista verdadeiramente.
Na trilogia, é óbvio, existe uma certa rivalidade entre Peeta e Gale, mas ambos conseguem viver com a situação e, em algumas partes, acabam até gostando um do outro.
CopiarCompartilhar
Laços de amizadeKatniss não é uma pessoa muito aberta para amizades. Como passou a metade da vida cuidando da família e caçando com Gale, seus laços fraternos são apenas esses.
Com a chegada dos Jogos Vorazes, Katniss cria uma amizade simbólica e especial com Cinna, que a lançou como vitoriosa desde o início dos jogos. Isso fez com que ambos criassem um tipo de assistência e dependência ao qual Katniss não se dava o luxo de ter desde que seu pai morreu.
Há também a pequena Rue, do distrito 11 que Katniss compara com a sua amada irmã, Prim.
CopiarCompartilhar
ProtagonistaEm filmes e livros, antes de Jogos Vorazes, era muito raro encontrarmos uma protagonista mulher que seja realmente forte e ativa e, mais raro ainda é a "mocinha" ser sempre quem salva “o mocinho”.
Em Jogos Vorazes acompanhamos a vida de Katniss e vemos que a sua força é, realmente, natural. A protagonista passa a sensação de que realmente é capaz de tudo o que ela faz. E tudo isso por conta de seu passado: por seu pai ter morrido ainda quando era criança, Katniss teve cuidar de sua família e de sua irmã Prim. Além de claro, passar por problemas como a fome.
Para isso, Katniss aprendeu a usar bem o arco e flecha para sustentar a sua família e tentar fugir dos Jogos Vorazes.
CopiarCompartilhar
AmorLogo no começo de Jogos Vorazes descobrimos que Peeta é apaixonado por Katniss desde sempre, porém Katniss não nutre o mesmo sentimento por Peeta. Devido aos acontecimentos de sua vida, seus pensamentos são outros.
mas depois de algum tempo, Peeta é raptado pela Capital e, quando é resgatado, ele volta com ódio e pavor de Katniss. Tudo isso porque sofreu um condicionamento por medo através de implantação de memórias falsas e alteração de memórias pré-existentes.
Katniss então fica desolada e tenta de tudo para trazer Peeta de volta, sem sucesso. O processo de normalização da condição neuropsicológica do personagem é lento e progressivo. Até o final ficamos na dúvida: ele se recuperou completamente ou não? Ele ainda a ama?
Jogos Vorazes traz, assim, a desmistificação do destino amoroso e nos passa a imagem de que sim, o amor é uma realidade que é construída dia após dia. Tudo pode ter um final inesperado.
CopiarCompartilhar
AtualidadeA maior parte da trilogia, vemos Katniss Everdeen enfrentar seus rivais na arena, lutando até a morte. Ver um grupo de jovens se matar para ganhar um reality show soava como uma grande metáfora dos valores atuais mas, claro, não é uma coisa que não fala diretamente sobre nossas vidas.
A partir de A Esperança, terceiro livro e filme, vemos a construção de uma narrativa publicitária, passo-a-passo, por meio de vídeos, jingles e discursos feitos por líderes que são planejados.
Podemos ligar muitas coisas de Jogos Vorazes com a realidade, mas você já parou para pensar sobre esse aspecto? Podemos comparar esse aspecto, por exemplo, com campanhas eleitorais.
CopiarCompartilhar
ElencoJogos Vorazes já era um sucesso em livros mas, após ir ao cinema, conseguiu conquistar um dos maiores fandoms do mundo todo.
Com o crescimento cada vez maior da série e claro, tenho a queridinha de Hollywood, Jennifer Lawrence, como protagonista, Jogos Vorazes trouxe cada vez mais atores renomados para o elenco.
Philip Seymour Hoffman é um exemplo. O ator faleceu em fevereiro de 2014 mas fez parte de três dos quatro filmes da série e foi um premiado ator. Em Jogos Vorazes, Philip viveu Plutarch Heavensbee, um idealizador dos jogos que, na verdade, fazia parte da resistência rebelde na capital.
Outro exemplo é Julianne Moore, que representa a presidenta do Distrito 13, Alma Coin.
CopiarCompartilhar