O que podemos aprender com Moana
Moana é a nova princesa da Disney. Corajosa e determinada, a personagem é filha do chefe de uma tribo na Oceania e, claro, assim como todos nós, Moana aprende grandes lições. Embarque nessa história e veja a vida com outros olhos!
Pensar no bem comumA jovem sempre teve o desejo de se aventurar no mar, mas o motivo real de sua partida foi para salvar seu povo da extinção de recursos da ilha. Fazer um sacrifício não necessariamente denota algo ruim, como geralmente acontece. Se sacrificar é colocar o bem comum acima de suas próprias vontades, gostos e inseguranças. E pode ter certeza de que o sentimento de gratidão e satisfação que vem quando fazemos isso é melhor do que realizar qualquer sonho próprio.
CopiarCompartilhar
Confiar em si próprioNenhum sonho irá se realizar sem que se confie em si mesmo. Não duvide de sua capacidade de fazer as coisas acontecerem sozinho(a) e não se frustre quando seus objetivos possivelmente não derem certo, pois uma hora certamente dará. Só não vale desistir e abandonar o seu desejo. Persistir sempre!
CopiarCompartilhar
Seguir a intuiçãoMoana sabia a resposta de seu problema e como poderia salvar seu povo. Mesmo com seu pai contra, a princesa ouviu o seu coração (e os conselhos de sua avó) e seguiu com sua viagem em busca do semideus Maui. Portanto, quando uma resposta está muito latente dentro de nós, é importante que se dê atenção a ela. Ouça conselhos, converse e reflita. Se mesmo assim a resposta permanecer, siga-a e deixe seu coração tomar as rédeas de suas atitudes. Mesmo que você esteja errado(a), é melhor cometer o erro com uma decisão própria do que por influência de outras pessoas.
CopiarCompartilhar
Nunca se esquecer de onde vemJamais se esqueça de suas origens e de sua essência. Dê valor ao seu passado, suas crenças e costumes, pois fazem parte da sua história e ajudaram a construir quem você é.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Agir com cautelaQuando precisamos fazer algo muito arriscado, não é aconselhável ir no calor da emoção. Devemos parar, pensar e planejar – assim como Moana fez quando, de fato, embarcou em sua jornada. Quando tentou fazer a viagem pela primeira vez, percebeu, da pior forma (quase se acidentando) que não poderia ser daquele jeito. Só com preparo, calma e sabedoria a princesa conseguiu ter sucesso em sua partida da ilha.
CopiarCompartilhar
Ser você mesmoEstamos constantemente sendo influenciados por outras pessoas. Não é errado ou ruim se inspirar nelas para mudar alguns pontos em si próprio, mas é importante que tenha sua opinião e discernimento sobre as coisas, principalmente sobre o que é ou não é bom para você.
CopiarCompartilhar
Ter sempre um pé atrás com as pessoasMoana não confiou no semideus Maui de cara; até porque, durante toda sua vida, ela foi ensinada de que ele não era “bonzinho”. Preconceitos à parte, ela não se abriu inteiramente para seu futuro amigo de cara, mas sim esperou que ele se abrisse também para, assim, construir a amizade. Se num filme as pessoas podem não ser confiáveis, imagine na vida real, não é mesmo?
CopiarCompartilhar
Ser humildeAssim como Moana, deixe que te ensinem a fazer algo que ainda não consiga fazer. Seja humilde e reconheça que podem existir pessoas mais sábias e com mais experiência do que você.
CopiarCompartilhar
Não desistirMoana teve mil e uma razões para desistir de seguir em sua jornada, mas mesmo assim não o fez. Os sonhos e desejos mais valiosos são aqueles que são mais difíceis de alcançar, então, dê valor a cada etapa dessa busca, por mais difícil que seja.
CopiarCompartilhar
Saber relaxarA jovem estava focada em resolver seu problema, mas isso não fez com que ela ficasse estressada. Ir atrás daquilo que deseja não precisa ser, necessariamente, desgastante – aliás, é importante que seja o menos desgastante possível. Ter constância e perseverança não é sinônimo de rigidez. Por isso, vá com calma e dê um passo de cada vez, pois o que tiver de acontecer, acontecerá (com ou sem estresse).
CopiarCompartilhar
Saber reconhecer a qualidade alheiaApesar de seu jeito egocêntrico, Maui soube reconhecer a força e determinação de Moana. Por isso, não feche os olhos para o que está a sua volta e entenda que valorizar as qualidades de alguém não fará com que as suas sejam minimizadas.
CopiarCompartilhar
Buscar ajuda quando necessárioMoana conseguiu finalizar sua missão com sucesso, mas ela certamente não fez isso sozinha. Sua avó e Maui estiveram sempre do lado dela colaborando para que seu plano desse certo. Ter ajuda de outras pessoas não tira o seu mérito; muito pelo contrário: fará com que mais pessoas te apoiem em seu objetivo e vibrem com sua vitória.
CopiarCompartilhar