Quando não souber o que fazer
Você já se sentiu perdido e sem saber o que fazer diante de uma situação em particular? Nesses momentos, a melhor coisa a se fazer é respirar fundo e pensar duas vezes antes de agir. Confira mais algumas dicas que separamos e que com certeza irão lhe ajudar!
Não tome as dores dos outrosAs situações que prejudicam uma pessoa querida, às vezes, podem nos preocupar mais do que se fosse conosco e, sem dúvidas, devemos sim nos solidarizar e ajudar a quem precisa, mas é importante que não entremos na sintonia de estresse e pânico da pessoa. Em primeiro lugar, será mais difícil de ajudá-la, pois você se sentirá sob pressão também e não será capaz de encontrar uma boa solução. Segundo: vendo seu nervosismo, a pessoa também poderá ficar ainda mais aflita do que já está. Apesar de ser uma tarefa difícil, tente não ser “pego” pelo estresse.
CopiarCompartilhar
Mantenha a calmaMuitas vezes nos deparamos com situações em que somos postos à prova. A primeira atitude a se tomar em situações conflitantes é (tentar, pelo menos) manter a calma. A solução para o problema em algum momento vai chegar, então é melhor que você busque se tranquilizar para que uma ideia venha mais rapidamente.
CopiarCompartilhar
Não aja por impulsoÀs vezes, na sede de nos livrarmos de uma situação ruim, colocamos em prática o primeiro plano que nos vem à mente. Mas será que ele é o ideal para resolver o problema? Para evitar ao máximo erros e/ou arrependimentos, pense bem no que vai fazer e as consequências que sua atitude pode acarretar.
CopiarCompartilhar
Não duvide de sua inteligênciaÀs vezes, você sente que sabe exatamente como resolver a situação, mas não tem certeza se aquela é a via mais aceitável e ideal. Pode ser que seja, assim como pode ser que não, mas não duvide de seu plano porque não “se sente capaz”de resolver problemas como estes. Você pode se surpreender com o que pode fazer em situações de pressão e/ou estresse.
CopiarCompartilhar
Conte com o apoio de pessoas de confiançaCaso se sinta confortável para dividir este conflito com alguém, faça! Além de te dar uma outra visão sobre a situação, a pessoa pode te dar um caminho para encontrar a solução deste problema.
CopiarCompartilhar
Pense positivoA qualidade de nossas ações são compostas, grande parte, pela força de pensamento que colocamos nelas. Se fazemos algo realmente acreditando naquilo, as chances de se concretizar e/ou dar certo é bem maior daquilo que é feito com falta de confiança.
CopiarCompartilhar
Siga sua intuiçãoSe você tem uma ideia muito forte em sua cabeça de como resolver a “fria”, siga-a mesmo que digam para que não o faça. É melhor errar por algo que você acredita do que por um conselho no qual você nem estava “botando fé”.
CopiarCompartilhar
Quando o tempo não cura...É, nem sempre o tempo é a solução para tudo e é necessário tomar uma atitude. Então não espere a situação se complicar mais ainda para fazer algo. Peça ajuda se necessário, mas tome coragem e resolva suas questões.
CopiarCompartilhar
O tempo cura tudoOk, nem tudo. Mas muitas situações são resolvidas com o passar do tempo. Então, em alguns casos, não adianta querer por as próprias mãos para resolver a questão – às vezes, a melhor solução é esperar. Você saberá quando deixar o tempo resolver por você.
CopiarCompartilhar
Assuma seus errosColocar a culpa da situação nas costas dos outros sendo que o culpado é você não é nem um pouco legal. Se o problema não foi inteiramente causado por você, contudo, deve saber em que momentos deve tomar a responsabilidade e quando não. Mas, de qualquer forma, não abstraia de sua culpa e passe para outra pessoa. Aceite seu erro e aprenda com ele para evitar repeti-lo.
CopiarCompartilhar
Falando em coragem...É normal ficarmos apreensivos e ansiosos para resolvermos o problema, mas isso não deve impedir que o encaremos de frente. Somos responsáveis por nossos atos, então, se causamos algo, devemos ter seriedade e responsabilidade para resolver a questão. Arrumamos a bagunça que fizemos.
CopiarCompartilhar
Consulte pessoas que já passaram pela mesma situaçãoNem sempre esta pessoa é sua(seu) conselheira(o) oficial, mas é a pessoa que melhor pode te orientar por justamente já ter passado pela mesma situação em que está.
CopiarCompartilhar
Não jogue a responsabilidade para terceirosSe você não sabe como resolver determinada situação, não peça para que outra pessoa a resolva – principalmente se você foi o(a) causador(a) do conflito. Esses tipos de situações aparecem em nossa vida por uma razão e é através dos momentos de dificuldade que crescemos e amadurecemos.
CopiarCompartilhar
Não sofra por antecipaçãoÀs vezes, depois de cometermos um erro, achamos que ele se tornará algo grandioso e grave e já começamos a pensar em como repará-lo. Pense bem antes de fazer isso. Pode ser que o que você considera um erro passe despercebido pela pessoa supostamente afetada – ou é levado “numa boa”. Além disso, a situação pode ter um desdobramento totalmente diferente daquele que esperava, ou seja: você terá bolado todo um plano em vão.
CopiarCompartilhar
Não “invente” históriasÉ comum, quando precisamos resolver algo, analisarmos todas as possíveis reviravoltas que a situação pode ter dependendo de cada atitude que tomarmos. O problema é que, quando pensamos demais, às vezes acabamos dando uma profundidade maior para o caso do que ele realmente tem. Então, evite trabalhar com possibilidades e prefira trabalhar com fatos.
CopiarCompartilhar