Reflexões sobre morar sozinho
Todo mundo que mora ou já morou sozinho ouviu pessoas perguntarem se isso é ruim ou bom, já que para muitos estar sozinho é relacionado à solidão. Porém é necessário diferenciar o "estar sozinho" de "ser sozinho", já que são coisas diferentes e que proporcionam sentimentos diferentes. Morar sozinho é estar consigo em todos os momentos, aprendendo e evoluindo o seu eu interior a cada dia que passa e adquirindo mais e mais autoconhecimento. É somente em momentos de silêncio que podemos ponderar sobre os acontecimentos do dia e da vida, e essa oportunidade é um presente na vida de quem a desfruta. Por isso compartilhe uma reflexão para cultivar o aprendizado e expressar seus sentimentos!
Estimule a sua reflexão sobre morar sozinho com esta playlist de músicas inspiradoras!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
É sobre isso…Morar sozinho é a independência na sua mais completa dualidade. Vem aquela certeza de não precisar dar satisfação a ninguém, o gostinho inigualável da liberdade. Mas, ao mesmo tempo, vêm o medo, as incertezas sobre se estamos fazendo a coisa certa — especialmente para quem está nessa jornada há pouco tempo. Não tem mais mãe ou pai, nem aquele abrigo quando a insegurança bater. Agora sou apenas eu por mim.
CopiarCompartilhar
Sabendo dosar, dá certoMorar sozinha traz aquele sabor agridoce da solitude, que, se não for trabalhada de forma adequada, pode se transformar numa temível e assustadora solidão. Mas sabendo dosar, as coisas entram nos eixos e fica apenas a delícia de se conhecer cada vez mais e de forma mais profunda. E eu estou adorando esse exercício de autoconhecimento! Dá medo? Na maioria das vezes. Mas se não soubermos superar os desafios, como progrediremos?
Reflita com estas mensagens sobre autoconhecimento
CopiarCompartilhar
Um novo olhar sobre as coisasQuando eu morava com minha família, vivia querendo ter meu cantinho, minha independência. Sabe quando a gente quer sair do ninho e exercitar as asas? Acredito que a maioria de nós tenha esse anseio. Mas a verdade é que bate uma saudadezinha da comida de casa, do aconchego... e até das broncas. Morar sozinho traz esse novo olhar, essa valorização da família, mesmo que a gente precise crescer e cortar o cordão umbilical.
CopiarCompartilhar
A realidade dos boletosAs vantagens de morar sozinha? Autonomia, liberdade, crescimento e evolução. Não sei por que não batalhei por isso antes, por que esperei tanto tempo pra sair da casa de meus pais. Olha aonde cheguei! Meu cantinho, meu espaço, minhas regras! Amo minha família, mas a independência me seduziu. Por outro lado, tem as desvantagens… E qual é a maior delas? A realidade dos boletos, é óbvio!
Expresse o quanto as coisas mudam quando nos tornamos adultos
CopiarCompartilhar
Encontrei meu lugar de verdadeDiferentemente de quem teve na família um grande acolhimento, eu nunca me senti pertencendo a um lugar que pudesse chamar de lar. Hoje, morar sozinho não só me traz liberdade, como também me dá a sensação de ter encontrado o meu verdadeiro lugar, onde eu posso me sentir em casa, sentir que tenho aconchego. Quem sabe aqui, um dia, eu não construa minha própria família, com o amor acolhedor que eu tanto busquei e não tive?
CopiarCompartilhar
Conquistas diárias a celebrarMorar sozinha é um dos maiores desafios que eu pude ter na vida. Mas é gostosa essa sensação, pois parece que estou ganhando o mundo aos pouquinhos, a cada dia em que abro a porta e me sento no sofá, na paz da minha própria companhia. Olho ao meu redor e tudo tem cheiro de conquista, mesmo as pequenas coisas. Vou seguindo assim, dia a dia, agradecendo por tudo que me permito viver e celebrando com orgulho.
Demonstre o quanto você lutou para conquistar suas coisas
CopiarCompartilhar
Sozinho, mas não solitárioEngraçado, tem gente que acha que morar sozinho é triste, é sem graça, é entediante. Mas quem disse que eu estou sempre sozinho, num lar vazio? Bom, não vivo solitário, porque, antes de mais nada, adoro a minha própria companhia. E depois, minha casa é um convite aos amigos, é o ponto de convergência da galera, dos encontros e das boas conversas. Quando eles estão aqui, estou feliz. Quando não estão, estou em paz. Então nunca estou só!
CopiarCompartilhar
Só Deus e eu sabemosSó Deus sabe o quando batalhei para conquistar meu próprio lar. Só eu sei o quanto foi difícil, mas, no fim das contas, compensador. Aqui estou eu, colhendo os frutos dos meus esforços, celebrando as pequenas vitórias e me preparando para grandes e novos desafios. Morar sozinha não é um conto de fadas (e eu sempre soube disso). Tem percalços, tem micos, tem até momentos de desespero. Mas, olha, é libertador!
CopiarCompartilhar
Fui com medo, mas fui...Quando decidi morar sozinha, bateu aquele “medinho”. Coisas novas sempre assustam mesmo, é natural. Mas eu sou daquelas que, mesmo com medo, seguem em frente. E a cada dia que se passa, vou encarando tudo que a vida vai colocando no meu caminho. O que me ajuda é a minha fé, a certeza de que o Universo está conspirando para coisas boas acontecerem. Definitivamente é uma experiência de vida que transforma qualquer um.
CopiarCompartilhar
Descobertas diáriasÉ morando sozinho que a gente descobre as dores e delícias de ser responsável pelo próprio lar. É no dia a dia que eu descubro que tenho que resolver sozinho todos os problemas domésticos — mesmo que seja para ligar para um profissional, as decisões são minhas. Cada dia descubro uma coisa nova, uma nova tarefa... coisas que só dependem de mim. É bom e é ruim. Mas, incrivelmente, o saldo é sempre positivo.
Descubra dicas fáceis para cuidar da sua casa
CopiarCompartilhar