Santa Ana: história, orações e muito mais!
Conheça mais sobre a história de Santa Ana, avó de Jesus Cristo, padroeira das avós e de mulheres com dificuldade de engravidar. Entenda sua jornada inspiradora por Jerusalém com seu marido, São Joaquim. Saiba o que lhe pedir e como honrar sua imagem, sendo proprietária de uma vida rodeada de vastos milagres e bênçãos! Não se esqueça de compartilhar sua fé com orações e conhecimentos da nossa devota e piedosa serva de Deus.
Direto ao pontoQuem é Santa Ana?
História de Santa Ana
Dia de Santa Ana
Quais foram os milagres de Santa Ana?
Orações a Santa Ana
O que pedir a Santa Ana?
Curiosidades de Santa Ana
Quem é Santa Ana?
Padroeira dos avós, esposa de São Joaquim, mãe de Maria de Nazaré e avó de Jesus Cristo, Santa Ana era descendente de Aarão. Sua história pode ser conhecida através dos textos apócrifos do Proto-Evangelho de Tiago. O nome de Santa Ana, por sua vez, deriva do hebraico “Hannah” e significa “graça”. Sua personalidade era dotada de grande fé, humildade e caridade.
CopiarCompartilhar
Imagem de Santa Ana
CopiarCompartilhar
História de Santa Ana
Santa Ana casou com São Joaquim conforme as tradições de sua época. O casal vivia em Jerusalém, mas sofria bastante devido a uma questão importante: anos após casarem, ainda não conseguiam ter filhos. Santa Ana, principalmente, era muito julgada por isso.
Foi pela fé que o casal conseguiu o milagre da gravidez. Depois de muita oração e do retiro de São Joaquim para o deserto, o anjo apareceu tanto para ele quanto para Santa Ana, anunciando o milagre. Pouco tempo depois, Santa Ana carregava Maria de Nazaré em seu ventre. Aquela que consideravam estéril deu à luz, enfim, à mãe de Jesus.
Quando Maria tinha apenas 3 anos, Santa Ana, ao lado do esposo, levou a filha ao Templo, a fim de consagrá-la ao Senhor. Lá a deixaram e voltaram a Jerusalém, onde viviam segundo a fé e visitavam Maria ocasionalmente. Santa Ana continuou com as visitas após a morte do esposo, mas infelizmente faleceu antes de Maria se casar com José.
CopiarCompartilhar
Dia de Santa Ana
Em 26 de julho é celebrado o Dia de Santa Ana. Aliás, nessa data, a comemoração é dupla: São Joaquim é homenageado ao lado de Santa Ana. Foi o papa Gregório XIII que escolheu a data, em 1584, para a santa. Já em 1960, o Papa Paulo VI estabeleceu a junção com a celebração de São Joaquim. Por isso, no mesmo dia, ficou marcado, também, o Dia dos Avós.
Descubra todas as celebrações e curiosidades do dia 26 de julho
CopiarCompartilhar
Quais foram os milagres de Santa Ana?
Por todo o mundo há relatos de milagres operados por Santa Ana. Alguns deles foram:
- Quebec, Canadá: durante a construção da Basílica de Santa Ana de Beaupré, contrataram um homem chamado Louis Guimond para ajudar. Ele tinha reumatismo, mas, após colocar 3 pedras na construção, foi curado.
- Porto Alegre, Rio Grande do Sul: as origens da cidade também carregam um milagre importante. A esposa de um dos fundadores da cidade, chamada Margarida de Freitas, adoeceu. Sua cura veio através de votos feitos a santa e resultou na construção de uma capela.
- Anápolis, Goiás: Em 1870, Ana das Dores partiu em uma viagem. Um de seus burros de carga portava a imagem de Santa Ana. A mulher fez uma parada na região hoje conhecida como Anápolis e, ao tentar prosseguir viagem, descobriu aquele burro empacado. Era a bagagem que estava tão pesada que ninguém conseguiu retirar dele. Isso foi recebido como um sinal para Ana das Dores permanecer no local. Prometendo ficar e construir uma igreja para a santa, o peso da bagagem voltou ao normal e o burro pôde se levantar.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarConfira o calendário com as datas comemorativas de todos os santos!
Orações a Santa Ana
Pela santificação da família Autor desconhecido“Senhora Sant'Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Formando Vós família tão santa, confiantes nós vos pedimos por esta nossa família.
Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos PAIS deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos FILHOS desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade e encontrem a vocação a que Deus os chamou.
E a TODOS nós, Pais e Filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para junto sermos eternamente felizes, no Cristo, pelo Espírito Santo. Amém.”
CopiarCompartilhar
Intercessão pelos filhos Autor desconhecido“Gloriosa Sant’Ana, protetora das famílias cristãs, a ti encomendo meus filhos e meus netos.
Sei que os recebi de Deus e que a Deus eles pertencem. Portanto te rogo que me concedas a graça de aceitar o que a Divina Providência dispuser para eles.
Abençoa-os, ó misericordiosa Sant’Ana, e toma-os debaixo de tua proteção. Não te peço para eles privilégios excepcionais. Somente desejo consagrar-te suas almas e seus corpos, para que os preserves de todo mal. A ti confio suas necessidades temporais e sua salvação eterna.
Imprime em seus corações, minha boa Sant’Ana, horror ao pecado, afasta-os do vício, preserva-os da corrupção, conserva em suas almas a Fé, a retidão e os sentimentos cristãos, e ensina-os a amar a Deus sobre todas as coisas, como ensinaste à tua puríssima Filha, a Imaculada Virgem Maria.
Sant’Ana, tu que foste espelho de paciência, concede-me a virtude de sofrer com paciência e amor as dificuldades que se apresentem na educação de meus filhos e de meus netos. Para eles e para mim, peço tua bênção, ó bondosa mãe celestial.
Que sempre te honremos, como a Jesus e a Maria, que vivamos conforme a vontade de Deus e que depois desta vida encontremos a bem-aventurança na outra, reunindo-nos contigo na Glória de Deus por toda a eternidade. Assim seja.”
CopiarCompartilhar
Clamor por uma graça Autor desconhecido“Ó misericordiosa e piedosíssima advogada minha Sant’Ana, vós que, por graça especial de Deus, fostes elevada à dignidade excelsa de mãe da mãe de Jesus, por tão grande prerrogativa que alcançastes junto à Santíssima Trindade, peço-vos conseguir do Senhor a Graça que tanto desejo (dizer a graça) se não servir de obstáculo à minha Salvação.
Suplico-vos pelo vosso dulcíssimo nome, que significa graça e misericórdia, pelo vosso espírito de adoração e de penitência que me atendais. Ouvi sem demora a minha prece, despachai a minha súplica, consolai meu coração. Ó Sant’Ana, atendei ao meu pedido (fazer novamente o pedido). Assim seja.”
CopiarCompartilhar
O que pedir a Santa Ana?
A própria Santa Ana viveu o milagre da fertilidade. Por isso, se há dificuldade em engravidar, a santa pode oferecer auxílio. A devoção à santa também pode oferecer a cura de doenças físicas através da fé. Além disso, por ser a padroeira dos avós, Santa Ana intercede pelas famílias que rogam à ela, para que vivam em harmonia, rodeados por amor e saúde.
CopiarCompartilhar
Curiosidades de Santa Ana
Santa Ana e São Joaquim - A virgem e o meninoSanta Ana e São Joaquim eram um casal comum, mas ambos descendiam de famílias bíblicas importantes: ela, descendente de Aarão; ele, descendente de Davi. Eles viviam bem, pois São Joaquim era um homem abastado e socialmente bem sucedido. Da união do casal, ainda, nasceria aquele considerado o Rei dos Judeus: Jesus Cristo. Assim, Santa Ana integra a família mais sagrada da Bíblia. Sua história foi a base para que o Salvador viesse ao mundo através de sua filha Maria de Nazaré, que, depois, seria chamada de Virgem Maria.
CopiarCompartilhar
Igrejas de Santa AnaNo Brasil, algumas igrejas foram fundadas em homenagem à santa. É o caso da Igreja Matriz de Santa Ana, fundada em meados do século XVII na cidade de Itanhaém/SP, tombada como patrimônio histórico em 1941. Há, também, a Igreja Matriz de Santana de Parnaíba, em Santana do Parnaíba/SP, construída em 1882, e a Paróquia de Sant’Ana, localizada em São Paulo/SP e fundada em 1895.
CopiarCompartilhar
Capelas de Santa AnaSão muitas as capelas dedicadas à santa no Brasil. Entre elas, estão: Capela de Sant’Ana, fundada em 1731, na cidade de Guapimirim/RJ; a Capela de Sant’Ana, fundada e fechada em 1891, em Santa Bárbara/MG; a Capela de Sant’Ana, criada antes de 1720, em Ouro Preto/MG; e a Capela de Santana, construída em meados de 1950, na cidade Belo Horizonte/MG.
CopiarCompartilhar