Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Curiosidades sobre o Natal

O Natal é uma data apaixonante e cheia de peculiaridades. Por isso, separamos uma lista com várias curiosidades que farão você amar ainda mais o dia 25 de dezembro.

Direto ao Ponto

Conheça as árvores de Natal de cada signo

Saiba quais são as maiores árvores de Natal

Melhores campanhas publicitárias de Natal


Copiar
Compartilhar
Os famosos pisca-piscas

Luzes de natal, os famosos pisca-piscas, foram usados nas árvores pela primeira vez no ano de 1895.

Antes disso, as árvores de Natal – pinheiros naturais – eram enfeitadas com velas acesas, o que era bem arriscado. Foi um ajudante de Thomas Edson, um rapaz chamado Albert Sadacca, quem desenvolveu as luzes de Natal coloridas, que definitivamente substituíram as velas a partir de 1917.


Copiar
Compartilhar
O marketing e a Rena do Nariz Vermelho

No fim dos anos 1930 foi criado Rudolph por Montgomery Ward, para fazer uma promoção de feriado. O resto é lenda.

Sim, a história da Rena do Nariz Vermelho é apenas uma muito bem-sucedida jogada de marketing, como alguns outros itens das tradições atuais de Natal.


Copiar
Compartilhar
Costume das canções de Natal

Cantar canções de Natal veio de um antigo costume inglês, que era chamado de Wassailing, quando vizinhos brindavam por uma vida longa e com saúde.

Wassail é uma bebida quente, à base de chá-preto e frutas, que os ingleses ofereciam aos vizinhos junto com uma serenata nas noites frias de inverno próximas ao Natal.


Copiar
Compartilhar
Ouça a nossa playlist de Natal e celebre a data mais linda do ano!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
O primeiro cartão de Natal

O primeiro cartão de natal foi feito no século XIX na Era Vitoriana, e tinha um estilo vintage.

Antes disso, a tradição era escrever cartas para os amigos e familiares desejando boas festas. A substituição aconteceu quando, em 1843, Sir Henry Cole pediu a um amigo artista para pintar vários cartões com os dizeres “Um feliz Natal e um ótimo Ano Novo” e os enviou no lugar das cartas, vendendo os que sobraram.

Viva as festas de final de ano intensamente
Copiar
Compartilhar
A canção mais famosa do Natal

Uma das canções mais famosas de natal, foi escrita na verdade para o Dia de Ação de Graças, assim é a história de Jingle Bells.

A canção é atribuída a James Lord Pierpont, que a publicou em setembro de 1857. A letra original fala sobre passear de trenó – que naquela época eram puxados por cavalos – na neve. A versão brasileira surgiu mais de 80 anos depois, em 1941. Essa, sim, com a letra falando do nascimento de Jesus.

Aproveite esta data especial
Copiar
Compartilhar
As surpresas de uma canção natalina

Caso você tivesse a sorte de ganhar todos os presentes da canção "Os doze dias do Natal", você ganharia 364 presentes.

Afinal, como a música é construída repetindo os presentes do dia anterior, a soma final é surpreendente!


Copiar
Compartilhar
Você conhece a Senhora Noel?

A primeira vez em que se ouviu falar em Senhora Noel, a esposa do Bom velhinho, foi em 1889 no livro “Goody Papai Noel”, onde deram um passeio de trenó.

Diferentemente do Papai Noel, que foi criado a partir da história de São Nicolau, um bispo do século III que secretamente entregava presentes aos pobres e necessitados, a Mamãe Noel surgiu no imaginário artístico, saindo da literatura para as lendas.

Descubra como cada religião comemora o Natal
Copiar
Compartilhar
O uso das bolas de Natal

As bolas natalinas começaram a ser usadas para substituir os enfeites antigos, que eram as maçãs e pedras que eram amarradas nos pinheiros.

O costume de enfeitar árvores no solstício de inverno, no Hemisfério Norte, vem de bem antes do nascimento de Cristo e está presente em diversas civilizações, desde a Antiguidade. Frutas e pedras eram utilizadas como simbologias próprias em cada uma das culturas. Foram substituídas por bolas de vidro coloridas e, hoje, existem dos mais diversos materiais.

Confira dicas para um Natal mais feliz
Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Mensagens de Natal para família

Feliz Natal para madrinha

História do Natal

Mensagens de bom dia para Natal

Símbolos do Natal

Votos de Natal para quem está de luto pela perda dos irmãos

A primeira árvore de Natal artificial

A primeira árvore de natal artificial foi construída por um grupo de alemães. Foram utilizadas penas de ganso tingidas de verde.

Isso ocorreu ainda no século XIX. As árvores de plástico, por sua vez, começaram a ser comercializadas em 1930, nos Estados Unidos da América (EUA).


Copiar
Compartilhar
Como surgiu a distribuição de presentes e doces no Natal?

Quando os presentes e doces de Natal começaram a ser distribuídos, eles eram pendurados na árvore de Natal. Em 1900, os presentes começaram a ser embrulhados em um papel de seda branco com fita vermelha.

A principal referência aos presentes é o fato de os três Reis Magos terem presenteado Jesus em seu nascimento. Em razão disso, inclusive, em alguns países, os presentes de Natal só podem ser abertos no Dia de Reis, em 6 de janeiro.


Copiar
Compartilhar
 

Conheça as árvores de Natal de cada signo

Signo de Áries Maria Eduarda Kamarad

A praticidade é marca registrada dos arianos. Ou seja, não espere entrar na casa de um amigo deste signo e encontrar o Natal mais mágico e enfeitado na sala, porque definitivamente isso não vai acontecer. Clean, simples, bonita e elegante. Esse é o jeito prático do ariano, para enfeitar a sua árvore!


Copiar
Compartilhar
Signo de Touro Maria Eduarda Kamarad

O taurino é aquela pessoa nostálgica, que gosta de compartilhar momentos especiais com a família. Por isso, o tradicional pinheiro, com certeza estará presente! E junto dele, enfeites antigos, “clássicos”, que estiveram embelezando a árvore desde sempre. Além disso, os presentes reunidos próximos a ela são indispensáveis.


Copiar
Compartilhar
Signo de Gêmeos Maria Eduarda Kamarad

A cor branca é aliada do geminiano. Além disso, sua pedra é topázio. Ou seja, o azul é bem-vindo. Praticidade e modernidade, também são características deste signo. Algo simples, diferente e bonito. É assim, que este signo se prepara para o Natal, valorizando sempre a parte mais importante da data: a diversão com as companhias bem-vindas!


Copiar
Compartilhar
Signo de Câncer Maria Eduarda Kamarad

Se tem uma coisa na qual o canceriano é apegado, é na família. Nada mais importante do que as pessoas que ama, para enfeitar e estarem presentes nesta data tão bonita. Por isso, muitos deles adorariam enfeitar a árvore com lindas fotos de seus netos, filhos, sobrinhos e etc. Sem dúvida nenhuma, um Natal super personalizado e pessoal.


Copiar
Compartilhar
Signo de Leão Maria Eduarda Kamarad

O leonino é o poder em pessoa e sua vaidade se reflete até mesmo nessas horas!
Pra esse signo, o dourado além do réveillon, é bem-vindo também no Natal! Uma árvore dourada, sofisticada, trabalhada no ouro e radiante, é a cara desta pessoa.


Copiar
Compartilhar
Signo de Virgem Maria Eduarda Kamarad

A organização do virginiano e a necessidade de um ambiente limpo, sem entulhos ou poluição visual, são inquestionáveis. Por isso, manter o ambiente sem excessos e com uma árvores simples, é uma dica bacana. Enfeites bonitos e modernos, alinhados e ornando, sem exageros. Essa é a árvore deste signo.


Copiar
Compartilhar
Signo de Libra Maria Eduarda Kamarad

Os librianos são intelectuais, equilibrados e super família. Por isso, uma árvore comportada e aconchegante, é sempre bem-vinda em sua casa. Livros são dicas bem legais, para montar uma coisa diferente!


Copiar
Compartilhar
Signo de Escorpião Maria Eduarda Kamarad

Escorpianos, são pessoas que gostam de chamar a atenção. Portanto, novidades e coisas irreverentes são de praxe quando há oportunidade. Uma dica bacana, é a árvore de ponta-cabeça, com estrutura! Bem enfeitada e bonita, ela pode ser uma ótima escolha na hora de mudar!


Copiar
Compartilhar
Signo de Sagitário Maria Eduarda Kamarad

Criatividade é infalível quando estamos falando desse signo. Árvores criativas, ou objetos queridos que possam ser iluminados por pisca-pisca, são ótimas idéias! Com certeza seu espírito aventureiro e criativo, falará mais alto!


Copiar
Compartilhar
Signo de Capricórnio Maria Eduarda Kamarad

Dedicados e responsáveis, árvores naturais são excelentes dicas para um capricorniano. Um ambiente iluminado e confortável, sempre será o Natal na casa de quem pertence a esse signo!


Copiar
Compartilhar
Signo de Aquário Maria Eduarda Kamarad

Aquarianos são inusitados e adoram inovar. Coisas com aparências futurísticas e etéreas, são sempre uma boa pedida para quando se trata deles. Uma dica legal, são as árvores que são formadas por bolas de enfeite. Presas a uma tela de metal, elas ficam suspensas e lindas!


Copiar
Compartilhar
Signo de Peixes Maria Eduarda Kamarad

Os piscianos tem uma ligação especial com a natureza. Por isso, essas pessoas, quando querem inovar, optam por coisas místicas. Uma dica muito bacana para quem é deste signo, é enfeitar o jardim com muitas luzes natalinas. Se você for passar o Natal na casa de um pisciano, se prepare, pois é muito provável que você encontre árvores de verdade e um ambiente zem.


Copiar
Compartilhar

Saiba quais são as maiores árvores de Natal

Árvores de Natal completam o espírito natalino

Para muitos, o espírito natalício não fica completo sem a tradicional árvore de Natal.

Seja natural ou artificial, maior ou mais pequena, em tons de branco ou de verde, ela faz parte do postal natalício de muitos lares e o ideal é que contenha muitos presentes à sua volta.


Copiar
Compartilhar
Árvores que mais se destacam

Por ter tanto significado e por ser uma espécie de atração e de estímulo ao consumo, muitos estabelecimentos comerciais e/ou regiões esforçam-se por apresentar as árvores de Natal mais impressionantes do mundo.

Saiba quais são as que mais se destacam e conheça um pouco da sua história.


Copiar
Compartilhar
Árvore de Natal flutuante Rio de Janeiro - Brasil

Esta árvore de Natal pode ser encontrada na lagoa Rodrigo de Freitas, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Ela faz parte do livro do Guiness como a maior árvore de Natal flutuante do mundo e atrai milhares de turistas à sua localização.

Ela tem uma estrutura de 85 metros de altura, pesa 542 toneladas e é decorada com mais de três milhões de lâmpadas que garantem uma decoração com 12 fases de luz e de cor.


Copiar
Compartilhar
Lego Londres - Inglaterra

A árvore de Natal em Lego que foi construída na cidade de Londres, em Inglaterra. No total, foram mais de 600 mil peças e luzes LED que deram forma a uma construção de 10 metros.


Copiar
Compartilhar
A maior da Europa Lisboa - Portugal

O título de maior árvore de Natal da Europa foi arrecadado pela árvore que esteve instalada na capital portuguesa.

Os seus respeitáveis 76 metros de altura, correspondentes a 15 andares, concederam-lhe essa distinção.

A estrutura de metal utilizada suportava mais de 1 milhão e 600 mil lâmpadas e quase 13 mil metros de mangueira luminosa, para além das estrelas em néon.

O seu tamanho e luminosidade permitiam que a árvore fosse vista de quase todos os pontos da cidade.


Copiar
Compartilhar
Estrutura LED São Paulo - Brasil

O Brasil aposta forte nas árvores de Natal para esta época festiva do ano.

Além de ter a maior árvore de Natal flutuante do mundo, a ponte Octávio Frias de Oliveira serve de base à árvore que supera, em altura, a rival que se encontra na cidade do Rio de Janeiro.

A árvore de Natal alternativa de São Paulo tem 138 metros de altura e 70 metros de largura, o que faz com que seja vista a cerca de três quilômetros de distância.

Também é de realçar que toda a imponência e beleza desta árvore se deve à sua estrutura LED com mais de 40 mil pontos de luz.


Copiar
Compartilhar
Cabos de lâmpadas Cidade do México - México

Com 112 metros de altura e 35 de diâmetro, a árvore erguida sobre o ponto turístico mexicano Paseo de la Reforma foi montada com cabos e lâmpadas azuis, brancas, vermelhas e amarelas.


Copiar
Compartilhar
Brilha, brilha Salerno - Itália

Com pouco mais de nove metros de altura, a árvore de Salerno, na Itália, é uma das mais populares dentre os turistas e também uma das mais famosas do mundo.


Copiar
Compartilhar
Iluminando há 75 anos Nova Iorque - Estados Unidos da América

A árvore de Natal que se encontra situada na praça do Rockefeller Center, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA) já pode ter sido ultrapassada, em termos de altura, por outras árvores, mas ela também é grande pela sua história.

Há 75 anos que, por altura do feriado do Dia de Ação de Graças, acontece a sua inauguração.

A primeira remonta ao período da Grande Depressão, quando os operários da construção do edifício Rockefeller plantaram, em 1931, uma pequena árvore no local.

Atualmente, a árvore continua a ser natural e é decorada com cerca de 40 mil lâmpadas e uma imponente estrela de cristal no topo.


Copiar
Compartilhar
Conheça mais tradições de Natal

Tradições de Natal ao redor do mundo

Confraternização de Natal

Músicas de Natal

Tradições natalinas

Natal nos EUA

Significado do Natal para crianças

Bolo gigante Jacarta - Indonésia

No Shopping Jacarta, na Indonésia, foi montado um grande bolo, com 33 metros de altura e nove metros de diâmetro, na forma de uma árvore de Natal. A ação foi pensada com o intuito de entrar para o Guinnes Book, o Livro dos Recordes.


Copiar
Compartilhar
Iluminação tecnológica Gubbio - Itália

Esta árvore está situada na cidade de Gubbio, em Itália, e é considerada como a maior árvore de Natal do mundo.

Ela encontra-se no Monte Ingino, tem uma altura de 750 metros e uma largura de 450 metros.

Está repleta de luzes coloridas que constituem a sua decoração e a estrela, qual cereja no topo do bolo, é formada por 250 pontos de luz.

Todos os anos, desde 1981, a árvore é instalada no dia 7 de dezembro por um grupo de voluntários, numa ação tradicional que antecede a festa da Santa Imaculada Conceição.

No ano de 2011, o Papa Bento XVI, diretamente do Vaticano, foi o responsável pelo ligar das luzes da árvore ao acionar a respetiva iluminação através de um iPad.


Copiar
Compartilhar

Melhores campanhas publicitárias de Natal

John Lewis. O homem na lua

A campanha transmite uma mensagem bem simples: mostre o seu amor a alguém neste Natal.


Copiar
Compartilhar
WestJet. O milagre do Natal

A empresa de viagens organizou uma surpresa para os seus passageiros. As reações são incríveis!

De uma forma bem divertida, os passageiros da WestJet fizeram seus pedidos ao papai Noel da companhia aérea sem imaginar que todos os seus desejos seriam realizados por ajudantes do Papai Noel. A mensagem principal da campanha é que os milagres acontecem quando menos esperamos.


Copiar
Compartilhar
Macy’s. A escritora de desejos

Faça o desejo de alguém virar realidade.


Copiar
Compartilhar
John Lewis. O Pinguim

Dê a alguma pessoa o Natal que ela estava sonhando.


Copiar
Compartilhar
Toys'R'Us

Ilumine o Natal de alguém!


Copiar
Compartilhar
Edeka. O valor do Natal

Essa rede de supermercados alemã criou a campanha que emocionou o mundo inteiro.
Estar com a família no Natal ou em qualquer data comemorativa deveria ser prioridade em nossas vidas. Mas por vezes deixamos de lado o que realmente é importante para nos apegarmos a rotinas e situações que, no fim, não fazem tanta falta quanto um ente querido. Com essa campanha, Edeka mostrou que está na hora de darmos mais atenção ao que temos ao nosso lado.


Copiar
Compartilhar
Coca-cola. O Papai Noel em todos nós

Várias pessoas se juntaram para fazer o Natal de crianças carentes inesquecível.
Em uma comovente campanha da MacCann para a Coca-Cola, as pessoas decidiram ajudar crianças carentes comprando os presentes que elas pediram para o seu Natal. Foram distribuídos presentes em cerca de dezessete orfanatos e, além de crianças felizes, a marca preservou o verdadeiro significado do Natal. A solidariedade.


Copiar
Compartilhar
Sainsbury’s. Natal é dividir

Uma história sobre o espírito de união que o Natal traz. Sainsbury’s é uma rede de supermercados do Reino Unido.
O anúncio Sainsbury’s – O Natal é para compartilhar – foi feito em parceria com a Royal British Legion e comemora os eventos do Natal de 1914, quando dois exércitos se encontraram em meio a guerra e compartilharam presentes, jogaram futebol e deixaram as suas diferenças de lado. O intuito dele foi mostrar que devemos deixar de lado as desavenças por um bem maior, celebrar o verdadeiro espírito natalino.

Veja o vídeo:


Copiar
Compartilhar
Apple. As aparências enganam

Um garoto não parava de olhar para o celular em uma viagem de Natal. O que ele estava fazendo emocionou a família.

Muitas vezes conhecemos pessoas que estão tão compenetradas na sua própria bolha, que não esperamos que ela esteja nos observando com carinho. Foi o caso do garoto do vídeo nessa comovente campanha da Apple, em que o olhar faz toda a diferença, mesmo que seja compenetrado na tela de um celular.


Copiar
Compartilhar
Loteria da Espanha. O segurança

O maior prêmio é compartilhar!


Copiar
Compartilhar
fechar