Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

História do Natal

Uma das datas mais esperadas por todos, o Natal traz com ele os mais diversos elementos que vão desde tradições, comidas e músicas até filmes, histórias e religião. É uma mistura de pontos que tornam a celebração uma das mais mágicas e especiais ao redor do mundo. Mas e para você? O que essa fase significa? Você costuma refletir ou o foco está em se reunir com as pessoas que você ama? Independentemente da sua resposta, é sempre bom estar por dentro de tudo o que envolve essa festa para compreender ainda mais as razões pelas quais todos nós a amamos. Confira a seguir algumas simbologias que marcam o dia 25 de dezembro!

Direto ao Ponto

Origem do Natal

História do Natal

Símbolos do Natal

Curiosidades do Natal

Filmes de Natal

Árvores de Natal

Receitas de Natal

Mensagens de Natal

Presentes de Natal

Mensagem de Feliz Natal

Natal: uma data importante

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.


Copiar
Compartilhar
O verdadeiro sentido do Natal

O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus e que é celebrada há mais de 1.600 anos. O simbolismo desse dia é passado de gerações em gerações, onde nos reunimos com nossos familiares e compartilhamos não só a vida mas o amor pela nossa fé e nossa família.

Desenhos de Natal para encantar a família toda!
Copiar
Compartilhar
Tradição das comemorações do Natal

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.


Copiar
Compartilhar

Origem do Natal

Natal é a celebração do nascimento de Jesus

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus.


Copiar
Compartilhar
Significado do nome Natal

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.


Copiar
Compartilhar

História do Natal

Origem do Natal e o significado da celebração

Origem do Natal e o significado da comemoração:
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV, que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Nazaré e entregarem os presentes ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam desmontar as árvores e outras decorações natalinas em até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio:
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois além de decorar, representam um símbolo de alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

O Papai Noel - origem e tradição:
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.


Copiar
Compartilhar
Playlist natalina

Não esquece que natal não é natal sem música! Aperte o play e sinta a energia dessa data entrar no seu coração.

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
História do Natal Imagem de um presépio de Natal

O dia 25 de dezembro é uma data cheia de comemorações e tradições. Mas quais são os relatos desse dia tão especial?


Copiar
Compartilhar
Data Oficial

Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.


Copiar
Compartilhar

Símbolos do Natal

A representatividade da estrela

Guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus.


Copiar
Compartilhar
Guirlanda, Reis Magos e Árvore de Natal Enfeites de natal

Guirlanda, os três Reis Magos e a Árvore de Natal. Todos são símbolos natalinos que vemos sempre em decorações. Mas você sabe qual o significado que cada um traz para essa data?

Desvende os mistérios por trás de cada símbolo natalino
Copiar
Compartilhar
O significado da guirlanda

Usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.


Copiar
Compartilhar
Presépio de Natal

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.


Copiar
Compartilhar
 
Os sinos e sua representatividade

Representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.


Copiar
Compartilhar
A figura do Papai Noel nos dias de hoje

Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.

Desvende a história do bom velhinho
Copiar
Compartilhar

Curiosidades do Natal

São Nicolau e a Igreja Católica

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.


Copiar
Compartilhar
Saiba o nome do Papai Noel em outros países

Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus)


Copiar
Compartilhar
Natal e as religiões Velas acesas e bíblia aberta ao fundo

Cada religião tem um jeito diferente de comemorar o Natal. Cada uma tem suas crenças, tradições e rituais de celebração. Saiba como cada religião comemora o Natal.

Descubra como cada religião comemora o Natal!
Copiar
Compartilhar
Papai Noel em Outros Países

Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), Portugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).


Copiar
Compartilhar
Uma nova imagem do Papai Noel

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.


Copiar
Compartilhar
Roupa do Papai Noel

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.


Copiar
Compartilhar
Acesse outros conteúdos sobre o Natal

Frases engraçadas de Natal

Cantadas de Natal

Frases de amor para Natal

Mensagens de Natal para amigos

Cartas para Papai Noel

Mensagens de Natal para WhatsApp

Data do Natal nos países eslavos e ortodoxos

Nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro.


Copiar
Compartilhar
Simbolismo do presépio

Simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu.


Copiar
Compartilhar
Ensinamentos do Natal

A magia do Natal está no ar e nos ensina que devemos dar e receber amor, que a mesa cheia é melhor do que a vida repleta de coisas terrenas. Comemorar essa data tão bonita vai além da nossa religião, é questão de amor, de todas as formas de amor. Família, amigos, companheiros, colegas de trabalho, animais de estimação, o que importa é ter com quem compartilhar esse dia tão significativo. O natal é mágico.


Copiar
Compartilhar
Simpatias Para Ano Novo

Lentilhas, Romãs, Uvas, roupas brancas, pé direito, 7 ondas. Tudo é válido para garantir um ano sempre melhor do que o que se passou ! Garanta o seu também!


Copiar
Compartilhar

Filmes de Natal

Filmes natalinos Mulher assistindo filme e comendo pipoca

O Natal está no ar! Que tal já ir entrando no clima do Papai Noel e assistir alguns clássicos que não podem passar despercebidos nessa data tão especial?

Os melhores filmes de Natal
Copiar
Compartilhar

Árvores de Natal

Significado das árvores de Natal

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.


Copiar
Compartilhar
Árvore de Natal e seu simbolismo cristão

Na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria.


Copiar
Compartilhar
Árvores: decoração natalina em um clima especial

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.


Copiar
Compartilhar
Tradição da árvore de Natal

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Saiba como fazer sua própria árvore de Natal
Copiar
Compartilhar

Receitas de Natal

Receitas light Biscoitos em formato de estrela

Tá de dieta mas quer aproveitar muuuuuito o Natal? Algumas receitas light podem te ajudar nessa missão tão difícil que é resistir às guloseimas natalinas. Que tal experimentar?


Copiar
Compartilhar
Peito de peru com laranja e ervas

Ingredientes
1 peito de peru bolinha já temperado
2 colheres (sopa) de azeite

Molho:
1 xícara (chá) de cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de suco de laranja
1 xícara (chá) de caldo de legumes
1 colher (chá ) de alecrim
1 colher (chá ) de tomilho
1 colher (chá ) de salsinha picada
Sal a gosto

Modo de Preparo
Ponha o peito de peru peru em uma assadeira com o azeite. Cubra com papel alumínio e asse por mais ou menos 40 minutos.

Enquanto isso, faça o molho: leve a cebola com o azeite ao fogo baixo e cozinhe devagar até ela ficar bem macia. Mexa de vez em quando.

Descubra o peru e asse por mais 10 minutos ou até ficar dourado, mas sem ressecar. Retire o peru da assadeira e reserve aquecido. Leve a assadeira ao fogo e adicione o caldo de legumes. Raspe bem para recuperar todos os resíduos da assadeira. Coe e reserve.

Despeje o molho da assadeira coado na panela da cebola. Junte o suco e deixe ferver por 5 minutos. Despreze o excesso de gordura do molho e junte as ervas picadas.

Fatie o peru, regue com o molho e sirva em seguida.


Copiar
Compartilhar
Coquetel de camarão

Ingredientes
2 xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de sal
20 camarões inteiros grandes sem casca, com cauda
1 frasco (250 g) de maionese
6 colheres (sopa) de ketchup
3 colheres (sopa) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (chá) de salsinha picada

MODO DE PREPARO
Retire a casca dos camarões mantendo a parte da calda
Em uma panela média, ferva a água em fogo médio e junte o sal e os camarões
Cozinhe por 3 minutos ou até os camarões ficarem rosados
Escorra e reserve
Em uma tigela, misture a maionese, o ketchup, o leite, o conhaque e a salsinha
Coloque em uma taça, distribua os camarões reservados e leve à geladeira por 30 minutos. Sirva a seguir


Copiar
Compartilhar
Arroz de pato

Ingredientes
3 xícaras (chá) de arroz parboilizado
1 pato limpo e em pedaços
1 cebola
2 dentes de alho
1 garrafa de vinho tinto
3 litros de água
1 colher (sopa) de azeite
2 paios sem pele em rodelas
1 colher (sopa) de échalote ou cebola roxa
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
Salsinha e cebolinha picadas a gosto

Modo de Preparo
Retire a pele e a gordura aparente do pato. Ponha em uma tigela e tempere com o sal, a cebola e alhos picados grosseiramente.

Acrescente a pimenta, regue com 3/4 da garrafa de vinho tinto e deixe marinar até o dia seguinte na geladeira.

Retire o pato da marinada e refogue com uma colher (sopa) de azeite até dourar ligeiramente. Junte o vinho da marinada e adicione dois litros de água aproximadamente.

Tampe e cozinhe por 2 horas, em fogo médio, até que o pato esteja macio e o caldo, reduzido a um litro. Se necessário, adicione mais água quente durante o cozimento.

Desosse o pato e reserve a carne e o caldo separadamente. Refogue a échalote com o azeite restante, junte o arroz e mexa por 2 minutos. Adicione o vinho restante e deixe evaporar.

Ponha o caldo de pato até cobrir o arroz, mexa e cozinhe em fogo baixo até começar a secar o líquido. Adicione mais um pouco de caldo e cozinhe até o arroz ficar bem al dente.

Retire do fogo, acrescente a carne de pato, mexa cuidadosamente e adicione mais caldo até envolver bem o arroz e devolva ao fogo.

Cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos e, se necessário pingue um pouco mais de caldo de pato. O arroz deve ficar úmido.

Enquanto isso, frite o paio rapidamente na sua própria gordura em uma frigideira aquecida. Distribua a linguiça sobre o arroz, polvilhe com a salsinha e retire do fogo. Sirva imediatamente.


Copiar
Compartilhar
Sobremesas natalinas Mesa com sobremesas de natal

O final de ano vai chegando e você, claro, vai pensando naqueles doces incríveis que todo Natal tem. Mas que tal inovar esse ano com sobremesas especiais?

Confira as melhores sobremesas para o seu Natal
Copiar
Compartilhar
Abacaxi Grelhado

O abacaxi é um clássico acompanhamento para o peru, tender ou lombo. Dê um toque mais leve para esse ingrediente!

Corte o abacaxi em fatias médias
Salpique com ramos de tomilho
Aqueça a grelha antiaderente somente untada com azeite e grelhe a fruta por 3 minutos de cada lado.

Dica: Menos calórico (53 kcal contra as 80 kcal médias do doce em calda)


Copiar
Compartilhar

Mensagens de Natal

Natal: uma época de amor

Comemorar o Natal é como celebrar a nossa vida e a vida de quem amamos. Essa data especial é uma oportunidade perfeita para fazermos as pazes com as pessoas e nos perdoarmos por nossas falhas. Uma chance de recomeço em uma época de amor.


Copiar
Compartilhar
Natal é um dia iluminado

O Natal é um dia iluminado, não só pelas luzes enfeitando as ruas, mas pela chama que é acesa em nossos corações. Um dia para deixarmos para trás tudo o que passou durante o ano e pensarmos no melhor para nós e focarmos no amor da nossa família, dos nossos amigos e das pessoas que admiramos.

Comece o dia com lindas mensagens de natal!
Copiar
Compartilhar
Natal é a noite mais feliz

O Natal é a noite mais feliz do ano, o momento onde podemos demonstrar tudo aquilo que sentimos pelas pessoas queridas. O sentimento presente nessa data é capaz de melhorar qualquer coisa no ano. É um momento onde estamos conectados com o que verdadeiramente importa: estar ao lado das pessoas que nos apoiaram.


Copiar
Compartilhar
Compartilhe felicidade no Natal

O Natal é uma data onde podemos dar o melhor de nós para as pessoas que estão em nossas vidas. Um motivo para seguir em frente e fazer do final de ano uma oportunidade perfeita para mudar os rumos, arejar o coração e transformar o nosso caminho. Natal é felicidade compartilhada, amor pelo próximo, perdão, doação. Natal é amor.


Copiar
Compartilhar
O verdadeiro significado do Natal

O Natal é comemorado por cristãos e simpatizantes, e faz parte da celebração da família para a passagem de ano. Com diversos símbolos tradicionais, ceia, decoração, troca de presentes e amigo secreto, o verdadeiro significado dessa data é levar o amor de Jesus Cristo para os lares.


Copiar
Compartilhar
Encante-se ainda mais com o espírito natalino

Histórias natalinas

Lugares para passar o Natal

Significado do Natal para crianças

Reflexões de Natal

Tradições de Natal no Mundo

Coisas que você só pode fazer no Natal

O Natal é feito de coração para coração

Não existe data mais perfeita que o Natal, chegar na casa dos familiares e demonstrar o quanto eles são importantes para nós. Conversar com os amigos, desejar felicidades à família deles. Se reunir com os colegas de trabalho, fazer amigo secreto com eles e mostrar que essas pessoas que convivemos diariamente são tão importantes na nossa vida quanto nossos parentes. O Natal é feito de coração para coração.


Copiar
Compartilhar
Celebrar o Natal é um momento único

Celebrar o Natal é um momento único nas nossas vidas, porque faz com que nós reparemos no quão sortudos somos por ter uma mesa farta de amor e de alimentos. Tantas pessoas no mundo desejam isso, portanto não celebramos somente o amor de Jesus, celebramos o amor a nossa própria vida e o orgulho de sermos seres humanos que criam laços.


Copiar
Compartilhar
União também é um sentido do Natal O verdadeiro sentido do Natal

O Natal é um momento de união entre corações e pessoas, uma celebração das mais bonitas onde aprendemos muito sobre como é importante termos quem nos ame por perto. Uma grande oportunidade de deixarmos as mágoas para trás e focarmos no que realmente importa na vida, o amor e as conexões. O Natal é uma das nossas chances de aprendermos mais e mais sobre o amor.


Copiar
Compartilhar
Natal: oportunidade de dar e receber amor

O Natal é a oportunidade perfeita para darmos amor e sermos amor, porque é por meio dele que nos reunimos com pessoas diferentes e com um propósito bonito. O Natal é sobre estarmos lá, presentes, para acolher as pessoas que queremos bem e mostrar que o ano está chegando ao fim e valeu muito a pena batalhar todos os dias.


Copiar
Compartilhar
Pense no Natal com amor

Pense em uma mesa cheia, farta de comida e de afeto. Pense nas decorações, na árvore de natal e nas luzes que iluminam os nossos caminhos. Pense no amor da sua família, dos seus amigos e dos seus relacionamentos. Pense no Natal como uma data que ressignifica o nosso ano e faz com que ele seja um dos mais incríveis. Pense no Natal com amor.

Amigo secreto: surpreenda com esse mistério!
Copiar
Compartilhar
Natal: quanto mais amor, melhor

No Natal, quanto mais amor melhor. Seja pelas pessoas que conhecemos faz anos ou pelas pessoas que acabamos de conhecer. Essa noite é abençoada por Deus e une pessoas em nome do amor. O verdadeiro significado do Natal é compartilhar memórias, cuidar uns dos outros e fortalecer laços.


Copiar
Compartilhar

Presentes de Natal

Ideias de Presentes de Natal

Para você não ficar perdido com tantas compras, selecionamos as melhoras ideias de presente para dar às pessoas queridas nessa data tão especial, o Natal.

Ideias de Presentes de Natal!
Copiar
Compartilhar
Bijuterias

Barato e bonito!
Não precisa ser muito intimo da pessoa para perceber seus gostos com relação a esse tipo de acessório.
É só reparar um pouquinho e você já percebe se ela usa muitos anéis, colares delicados ou grandes, brincos chamativos ou discretos, pedras mais elegantes ou não.
Isso reflete na frequência do uso, e você não terá dificuldade nenhuma em perceber!

Você sabe quais foram os 12 presentes de Natal mais caros do mundo? Confira!
Copiar
Compartilhar
Livros

Também é uma ideia ótima!
Livro não faz distinção à seu dono!
Serve para homens e mulheres de todas as idades!
E acredite, um bom leitor, além de não desperdiçar nenhum livro, não se importa com gênero!


Copiar
Compartilhar
Signos e o Natal Círculo com os símbolos dos 12 signos

Cada signo tem a sua personalidade, seus gostos e peculiaridades... Ah, eles também têm um estilo diferente para receber o Papai Noel. Quer saber qual é o seu?

Veja o presente de Natal de cada signo
Copiar
Compartilhar
Relógio de parede Relógios decorativos com o mapa-mundi e talheres.

Além de serem muito úteis, relógios de parede são itens ótimos para decoração tanto de lares quanto de ambientes mais profissionais, como escritórios. Por isso esse é um presente certeiro para se dar no amigo secreto! Dentro disso, você pode escolher um relógio mais temático e personalizado ou mesmo algo mais neutro e discreto, a depender do perfil de quem você vai presentear.

Relógio "Só Bebo Depois das 6"

Relógio decorativo de frigideira com ovo frito

Relógio de gato


Copiar
Compartilhar

Mensagem de Feliz Natal

Viva o Natal em sua plenitude

Aquele velhinho sempre povoou os meus sonhos!
Ao acordar, eu olhava e não o via...
O saco de brinquedos era minha adoração!
Ao acordar, eu procurava e não o encontrava.
O sapato, na janela, continuava vazio...

Em cada aniversário dele, eu sonhava e buscava.
E os sinos repicando na torre da Igreja
"Blim, blom, blim, blom"
Pareciam me dizer: desilusão, desilusão, desilusão.

O tempo foi passando, a dor acalentando,
Até que entendi que o brinquedo era simbólico
Que o velhinho não existia
Que aquele, era o dia da Salvação!
Que Maria deu seu filho Jesus
para a nossa Redenção!

Com alegria percebi
que os sinos mudaram o som
que em mim agora
ecoava a palavra: coração, coração, coração.
E o espírito do Natal, eu comecei a viver

Feliz Natal!
Que você possa ter a alegria de vivê-lo em sua plenitude

Um Ano Novo cheio de paz!
Ouvindo sempre os sinos do amor fraterno, da solidariedade e da compreensão.


Copiar
Compartilhar
Natal de Cristo!

Que não façamos do Natal de Cristo, o mercado da fé. Que não sejamos tão profanos em nossas comemorações para que não esqueçamos dos cantos de louvor, de dividir as orações, de sermos ouvintes fiéis de todos os humildes, tal como era Cristo, sua família. Mesa farta não traduz coração feliz, alma encantada.
Que em todas as casas, ricas ou pobres, esteja presente a nossa esperança em Cristo, nosso Salvador. Nosso guia. A porta aberta da nossa verdadeira morada. Que ele seja lembrado como o verdadeiro significado de todas as luzes de todas as cidades. De todos os símbolos do Natal. De todas as cores de todos os presentes. De todos encantamentos de todos os presépios.
Que sejamos justos, enfim, para merecermos as bênçãos de todos os céus.
Feliz Natal!


Copiar
Compartilhar
Desejos de um Natal repleto de alegrias e paz

Natal, época em que estamos tão sensíveis e alegres...
Que contagiamos a todos e que podemos refletir sobre nossos verdadeiros amigos.
Fazemos um balanço de nossas vidas, somamos todas as alegrias e subtraímos as tristezas. Gostaria que nesta noite de confraternização, o nosso relacionamento se estreite ainda mais e que nossa amizade perdure para sempre. Ter você como amigo, é uma dádiva. Sua companhia nos momentos mais difíceis, faz tudo ficar mais leve. Que o seu Natal seja repleto de alegria e paz, sinceramente é o que eu desejo.
Feliz Natal!


Copiar
Compartilhar
O verdadeiro sentido do Natal

O Natal é um momento para reunirmos a família, os amigos, os amores e acima de tudo compartilhar as alegrias do ano com aqueles que queremos bem. Nessa data é muito importante nos lembrarmos do que é realmente importante, valorizar os laços que criamos na vida.

Feliz Natal!

Entre no clima para o natal!
Copiar
Compartilhar
Natal é tempo de Paz

Natal, tempo de paz, de luz, de alegria e gratas recordações.

Tempo em que relembramos nossa infância repleta de fantasias,
expectativas impregnadas de amor e saudades.

Tempo em que revivemos o carinho de nossos pais,
o aconchego da família e todas as pessoas queridas
que marcaram positivamente nossas vidas.

Feliz Natal!


Copiar
Compartilhar
Natal: época de reflexões

Uma época maravilhosa para refletirmos
e buscarmos encontrar, a verdadeira felicidade,
e o maior presente de todos os tempos é Jesus.
Ele não é Papai Noel,
mas pode dar felicidade verdadeira.
Não pode ser confundido com o bom velhinho
porque está vivo, não só no coração dos que o seguem,
mas independente desses.
Jesus nasceu com o objetivo global e específico,
uma missão clara de vida, determinada
desde o começo dos tempos.
Ele nasceu para dar uma solução que funcione
objetiva a separação que existe entre os homens e Deus.
Nós insistimos em vivermos a nossa própria maneira
orgulhosos, e procurando trazer alívio ao
insistente vazio interior.
Felicidade é possível,
desde que nós tenhamos coragem
de nos comprometer com Deus,
convidando o agora mesmo para assumir
o controle total de nossa vida,
e não só de nossos problemas,
e nos fazer uma nova pessoa de dentro pra fora.
Ai sim!
A época do Natal terá real significado para todos,
os efeitos serão eternos um abração e um Natal feliz sobre os cuidados de Jesus.
Feliz Natal!


Copiar
Compartilhar
Agradeça por mais um Natal

Senhor,
começo a ouvir os primeiros toques
das músicas de Natal.
O meu coração começa a bater mais forte.
Não sei se é porque está acabando o ano
ou se é porque tenho muito que agradecer.
Ou se tenho que dizer para Ti,
para meus amigos,
muito obrigado...

São tantas as ideias,
são tantas as coisas que aconteceram.
São tantos os momentos que ocorreram neste ano.
que já me perdi em lágrimas, sorrisos, recordações...
Mas ficaram os apertos de mão e os abraços recebidos.

São tantas e tantas coisas,
muito obrigado...

Sei que devo agradecer
por mais um ano e com ele mil sonhos
e mil idéias para acontecerem.

Mas, diante deste turbilhão de coisas e acontecimentos,
eu venho Te pedir...
Tu mesmo me ensinaste a pedir,
mas não sei pedir...
Estou como uma criança,
diante de uma loja de brinquedos.

Senhor,
ensina-me a pedir!
Ensina-me a ter um coração de Salomão,
que só pediu sabedoria.
Um coração de criança,
que só pede amor.
Um coração de doente,
que só pede saúde.
Um coração de monge,
que só pede tranqüilidade.
Um coração de cego,
que só pede enxergar.
Um coração de guerreiro,
que só pede coragem.
Um coração de mãe,
que só pede união na família.
Um coração de pai,
que só pede que não falte nada.
Um coração de virgem,
que só pede realização na vida.
Um coração de médico,
que só pede para que possa ajudar os outros.
Um coração de sábio,
que só pede a paz.

Senhor,
que este pobre e humilde coração, possa neste Natal apenas bater uníssono com o coração de Cristo e que possa ter em minha mente um só pensamento: o teu pensamento.
Para que saiba dizer Feliz Natal!


Copiar
Compartilhar
Natal: tempo de felicidade

Natal é tempo...
de dar um toque na vida com as cores da esperança,
da fé, da paz e do amor.
Também é tempo de preparar,
em nosso coração e em nosso lar,
um espaço para acolher
as sublimes lições da Sagrada Família de Nazaré
e aceitar as inevitáveis surpresas da vida.

Natal é tempo...
de olhar para o céu,
encantarmo-nos com a luz das estrelas
e seguir a estrela-guia.
É tempo abençoado de dar mais atenção
à criança que mora em cada um de nós
e às que encontramos em nosso peregrinar,
à procura do caminho que nos leva ao Deus-Menino.

Natal é tempo...
de mais uma vez ouvir, acolher
e repetir a mensagem alegre dos Anjos de Deus.
É tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz e,
olhando para os “anjos aqui na Terra”,
dar a nossa contribuição,
para tornar este nosso espaço
um pouco mais parecido com o Céu.

Natal é tempo...
de contemplar o Menino Jesus e Sua Mãe
e envolvermo-nos em silêncio orante.
É tempo de agradecer as manifestações de Deus
e deixarmo-nos extasiar por esse Divino Amor que,
na fragilidade de uma Criança, nos braços de Maria,
veio iluminar nossa fé.

Natal é tempo...
de olhar para o mundo, alimentar a chama do amor
e apreciar o milagre da vida.
É tempo de seguir com atenção
e humildade os passos dos pastores
e os daqueles que têm coração simples e,
em gestos de ternura,
sintonizar mentes e aconchegar corações.

Natal é tempo...
de pensar no irmão próximo e distante
e de colaborar para o renascer do amor.
É tempo de, amorosamente, recompor a vida,
perdoar e abraçar, com a ternura
e a misericórdia do Coração de Deus,
os registros de nossa infância e dos anos que já vivemos.

Na jubilosa esperança do Natal de Jesus Cristo,
estejamos atentos para perceber e realizar o bem que estiver ao nosso alcance
e sermos um compreensível eco da mensagem de paz
daquela noite em que gerado por obra do Espírito Santo,
de Maria nasceu o Salvador.

Feliz Natal!


Copiar
Compartilhar
fechar