Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Curiosidades sobre o Halloween

Conhecido popularmente como Dia das Bruxas, o Halloween é uma comemoração tradicional nos Estados Unidos. Celebrada anualmente no dia 31 de outubro, essa festa é marcada por fantasias aterrorizantes, que buscam assustar a todos ou simplesmente promover muita diversão! Nessa data, as crianças saem pelas ruas pedindo doces de casa em casa, fazendo aquela famosa pergunta: "Gostosuras ou travessuras?", e também se divertem com as mais obscuras decorações e máscaras. Mas será que você realmente sabe tudo sobre essa celebração? Confira neste artigo as 10 curiosidades sobre o Halloween que você nem imaginava!

Halloween

O Dia das Bruxas é celebrado no dia 31/10 em diversos países do mundo, principalmente nas culturas anglófonas! É uma festa de origem gaélica e celta que surgiu há cerca de 3000 anos! A festividade, que celebrava o final do verão no Hemisfério Norte e homenageava os mortos, se popularizou em quase todo o mundo com doces e fantasias!


Copiar
Compartilhar
Origem do nome

Existem inúmeras hipóteses sobre a origem do nome "Halloween". A mais aceita pelas pessoas é que esse termo tenha surgido a partir de uma variação da frase inglesa “All Hallow's Eve” – que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos", referindo-se assim ao dia 31 de outubro, data em que o Halloween é comemorado mundialmente até os dias de hoje.


Copiar
Compartilhar
Celebração

Já pensou em reunir seus amigos para comemorar o Dia das Bruxas? No dia 31/10, é tradição em vários países celebrar a data! Que tal organizar uma festa cheia de decorações temáticas ou uma noite cheia de histórias e filmes de terror? É garantia de muita comida e diversão! Ah, e alguns sustinhos talvez!


Copiar
Compartilhar
Veja as curiosidades ouvindo músicas para animar o Halloween.

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Samhain

Não é surpresa o quão importante é a comemoração do halloween, mas poucas pessoas sabem que essa é uma comemoração originada de "Samhain" um festival em que era comemorado o momento de mudança dos anos Eldianos, celebrando o fim da colheita e assim se iniciando o inverno, nessa época acreditava que os mortos voltavam neste dia para visitar parentes e amigos.


Copiar
Compartilhar
Popularização

Inicialmente popular apenas na Europa, a festa de Dia das Bruxas ganhou muita força nos EUA, onde se popularizou. A partir do século XIX, os EUA receberam inúmeros imigrantes irlandeses que levaram consigo a tradição e a festa. Atualmente, EUA, Irlanda e Canadá são os países que mais celebram o Halloween, no dia 31/10.


Copiar
Compartilhar
O Halloween no mundo 'Halooween no mundo' - 10 curiosidades sobre o Halloween

Na Irlanda, berço do Halloween, as tradições celtas são mantidas. As pessoas acendem fogueiras e as crianças pedem "doces ou travessuras".

No Brasil, a festa ganha cada vez mais popularidade, tanto que é comum encontrar roupas e decorações típicas no mês de outubro.

Em outras partes do mundo, a proximidade com novembro, quando muitos países homenageiam seus mortos, fez com que o Dia das Bruxas se misturasse aos costumes locais. Na Espanha, por exemplo, o Dia de Todos os Santos é celebrado em 1º de novembro. No México e no Peru, a data é encarada de maneira festiva, incluindo trajes e rituais locais.


Copiar
Compartilhar
Como uma tradição irlandesa ganhou os Estados Unidos?

O Halloween é um dos costumes levados para os Estados Unidos pelos irlandeses, no século 19.

Com o tempo, a festa ganhou ares de celebração infantil, comemorado nos EUA com feriado e muitas vendas, já que acessórios, guloseimas e fantasias fazem parte da tradição.


Copiar
Compartilhar
Halloween no Brasil

No Brasil, a comemoração do Halloween não é uma tradição, como é em outros países, porém é muito comum que as escolas de inglês reservem a data para organizar algum tipo de celebração, promovendo uma imersão mais aprofundada na cultura dos Estados Unidos da América, para além do idioma. Como usar fantasias e comer doces é muito divertido, esse se tornou um jeito lúdico de aprender mais sobre um dos países que falam inglês.


Copiar
Compartilhar
 
Halloween? De onde veio isso? ' O Halloween surgiu para espantar fantasmas.' -  10 curiosidades sobre o Halloween

Hoje em dia pode soar esquisito, mas o Halloween surgiu para espantar fantasmas. Uma antiga crença dos povos celtas dizia que as pessoas mortas durante o ano voltavam na noite de 31 de outubro e tentavam possuir os vivos.

A forma de escapar da maldição era tornar as casas indesejáveis: apagar fogueiras, vestir roupas esfarrapadas e sair pelas ruas dos vilarejos fazendo muito barulho. Acreditavam que tudo isso assustaria os espíritos.

Os romanos chegaram a adotar a tradição, mas abandonaram no século 1 d.C.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Mensagens para Whatsapp sobre Halloween

Frases de Bruxas

Poemas sobre o Dia das Bruxas

Mensagens de Dia das Bruxas

Legendas para fotos de Halloween

Legendas para fotos de comidas de Halloween

Conheça todas as datas comemorativas do dia 31 de Outubro

Aniversário em pleno Halloween?

Imagina fazer aniversário em pleno Dia das Bruxas? Olha só a pequena lista de famosos que nasceram em 31 de outubro.

Carlos Drummond de Andrade: poeta, contista e cronista.
Rob Schneider: ator americano que fez sucessos como "Gigolô Por Acidente".
Van Basten: craque da seleção holandesa e um dos componentes da Laranja Mecânica.
Paulo Nunes: ex-atacante de times como Palmeiras e Grêmio.


Copiar
Compartilhar
E as bruxas, o que tem a ver com isso? 'Para encontrar uma bruxa, basta vestir roupas do avesso e andar de costas na noite de Halloween. Será?' - 10 curiosidades sobre o Halloween

No Brasil, a festa que temia os mortos passou a ser a festa das bruxas. Diz-se que, assim como no 30 de abril, 31 de outubro é uma data em que as bruxas se juntam com o Diabo. A lenda inclui feitiços, vassouras voadoras e muita confusão.

Tudo isso é resultado da mistura de culturas, já que a tradição irlandesa que foi para os Estados Unidos acabou misturada aos contos de índios e africanos.

Aliás, contam que para encontrar uma bruxa, basta vestir roupas do avesso e andar de costas na noite de Halloween. Será?


Copiar
Compartilhar
Dia de todos os santos?

Se você já ouviu falar em Halloween, provavelmente conhece o Dia de Todos os Santos. Ele é comemorado um dia depois da festa mais assustadora do ano, e o motivo é surpreendente. Como o Halloween é uma celebração de espíritos ruins e de demônios, aos olhos da Igreja Católica, o Dia de Todos os Santos é um momento para enaltecer a bondade e a integridade de inúmeras santidades.


Copiar
Compartilhar
Uma tradição chamada doces ou travessuras

A tradição de pedir doces no Dia das Bruxas tem uma origem um pouco confusa. No dia 31/10, as crianças costumam bater às portas dizendo “doces ou travessuras”, para conseguir guloseimas. Dizem que tudo começou na Idade Média, quando as crianças pediam bolo em troca de orações pelos falecidos. Conta-se, no entanto, que tal tradição ganhou força com o período de crise entreguerras, quando os doces eram mais baratos que os alimentos!


Copiar
Compartilhar
E a abóbora?

É comum falar de Halloween e pensar nas clássicas abóboras esculpidas.

De acordo com as tradições irlandesas, um homem chamado Jack Miserable bebeu muito em um dia 31 de outubro, então o diabo veio buscar sua alma. Jack o enganou e viveu mais alguns anos.

Quando morreu, não foi aceito no céu. O diabo estava ressentido, e também não permitiu que Jack entrasse no inferno. Assim, ele passou a viver em uma escuridão sem fim, com uma única brasa de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido, que passou a usar como lanterna.

Depois de algum tempo, vieram outras versões para a história, esculpindo rostos assustados em batatas e abóboras.


Copiar
Compartilhar
E os outros ícones do Halloween? 'Ícones do Halloween' -  10 curiosidades sobre o Halloween

Vassoura:
Simboliza o poder feminino. A ideia é limpar a negatividade da vida.

Morcego:
É a visão que vai além das aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Maçã:
A fruta é associada aos deuses do amor. No Halloween, ela é símbolo de vida.


Copiar
Compartilhar
Conheça outros conteúdos sobre o Halloween

Halloween

Dicas para comemorar o Dia das Bruxas na pandemia

Halloween pelo mundo

Fantasias para Halloween

Gato preto X Bruxas

Por muito tempo, acreditava-se que as bruxas se transformavam em gatos pretos, e por esse motivo a sociedade sempre viu esses animaizinhos inofensivos como símbolos de azar. Na Alemanha medieval, quem passava por um gato preto pensava ter sido amaldiçoado. Por causa desse mito antigo, esse bichinho virou um dos símbolos do Halloween, mas a verdade é que gatos pretos só espalham amor por aí!


Copiar
Compartilhar
As cores do Halloween 'Doces ou travessuras' - 10 curiosidades sobre o Halloween

As cores mais usadas no Dia das Bruxas também têm significado.

Laranja:
Tem a ver com energia e vitalidade. Dizem que os espíritos sugavam as energias de quem usava essa cor.

Roxo:
Símbolo da magia que rodeia as comemorações do Halloween.

Preto:
Cor favorita dos magos, feiticeiras, bruxas e sacerdotes.


Copiar
Compartilhar
Tradição de fantasias

A tradição de se fantasiar no dia 31/10 para celebrar o Dia das Bruxas surgiu com o mito de que no último dia do ano os espíritos tomavam conta dos corpos dos vivos. Para evitar as possessões, as pessoas se disfarçavam vestindo-se como mortos e espíritos; por isso a tradição da fantasia!


Copiar
Compartilhar
Fantasia (Hipótese)

Outra teoria acerca do hábito de se fantasiar de forma assustadora no Dia das Bruxas (31/10) seria a de que, durante o século XV, a Europa sofreu com a peste e, portanto, temia muito a morte. Como forma de “satirizar” a morte, surgiram algumas representações e adornos com caráter mais burlesco.


Copiar
Compartilhar
As fantasias prediletas

Você sabe quais são as fantasias mais requisitadas para a data?

- Bruxa
- Capetinha
- Mortícia Adams
- Mago
- Vampiro
- Múmia
- Cleópatra
- Caveira
- Princesas
- Animais


Copiar
Compartilhar
Muito além da fantasia

Além da fantasia, outra tradição é passar de casa em casa gritando: "Doces ou travessuras?". Se a pessoa que atender tiver um bocado de gostosuras para ofertar, fica livre de pagar uma prenda.

A brincadeira é chamada de "souling" ("soul" quer dizer "alma"), e começou na Europa. No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, fiéis pediam "soul cakes" (bolos de alma). Eles eram feitos de pão com groselha e, para cada bolo recebido, a pessoa precisava fazer uma oração por um parente morto do doador.


Copiar
Compartilhar
Jack O´Lantern

Associado à lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, surge a lenda do Jack O´Lantern, com a cabeça de abóbora. Segundo a lenda, o cavaleiro era um homem cuja alma não foi aceita no céu, tampouco no inferno. Assim, o cavaleiro que vaga pelas noites se tornou um dos ícones do Dia das Bruxas, celebrado no dia 31/10.


Copiar
Compartilhar
Decorações com abóboras

Inicialmente, nabos eram decorados nas festas de Dia das Bruxas. Nos EUA, porém, a tradição de esculpir abóboras se popularizou devido ao período de colheita em outubro, o que corroborou para a decoração no dia 31/10. As velas dentro das abóboras seriam uma forma de iluminar o caminho dos mortos.


Copiar
Compartilhar
Confira mais conteúdos sobre o Halloween

Receitas para o Halloween

Símbolos do Halloween

Superstições de Halloween

Fantasias para Halloween inspiradas em filmes cult

12 coisas que você só pode fazer no Halloween

Samhain

O Dia das bruxas, celebrado no dia 31/10, era inicialmente o festival de Samhain. Uma festividade pagã, surgida há cerca de 3000 anos, que celebrava o final do verão e o início do ano novo celta. A festa era uma passagem para o dia 01/11, data em que se iniciava o novo ano celta. Na celebração, homenagens ao rei dos mortos eram feitas com danças, fogueiras e muita comida.


Copiar
Compartilhar
Dia do Saci

Uma grande polêmica surgiu em relação à celebração do Dia das Bruxas, visto que a festa seria uma exaltação a uma cultura americanizada. Para tentar ressignificar a data, dia 31/10 também é o Dia do Saci no Brasil, como forma de “resistência” da cultura brasileira.


Copiar
Compartilhar
Comemorações

Dia 31/10 é o Dia das Bruxas. A data ainda é novidade no Brasil, mas as atividades mais comuns da data são as atrações “assombradas” como: festas a fantasia, decorações e jogos de “terror”, contação de histórias assustadoras, pedir doces e bagunçar pela vizinhança, entre outros. Já sabe o que fazer para celebrar?


Copiar
Compartilhar
Ressignificação I

O Dia das Bruxas, da forma como é celebrado hoje (31/10), começou na Idade Média com intervenção da Igreja Católica. Para ressignificar a data, o Papa declarou o dia 01/11 como o “Dia de Todos os Santos” e o dia 02/11 como o ‘Dia de Finados”. Assim, o dia 31/10 se tornou o “Halloween” - “Hallow´s Eve”, que seria algo como “véspera do dia dos santos/espíritos”.


Copiar
Compartilhar
Confira páginas de filmes, livros e contos sobre o Halloween

Contos de Halloween

Livros de terror para ler no Halloween

Filmes de Halloween para as crianças

Filmes para assistir no Halloween

Ressignificação II

Durante a Idade Média, a perseguição a quem realizava práticas pagãs era frequente. Muitas pessoas foram levadas à fogueira, sendo acusadas de bruxaria e heresias. Com a cristianização da festa do 31/10, as celebrações de Dia das Bruxas passaram a ser ressignificadas para “véspera da celebração dos santos”. No entanto, muitos costumes pagãos se mantiveram.


Copiar
Compartilhar
Jogos de terror

No Dia das Bruxas, dia 31/10, os jogos de “terror” são a nova febre. Jogos como a famosa brincadeira do copo, o tabuleiro de Ouija, o jogo do compasso etc., os quais, teoricamente, se comunicam com espíritos, tornam-se populares com a comemoração do Halloween!


Copiar
Compartilhar
Lucrativo

A festividade cultural se popularizou tanto nos EUA que, atualmente, só é menor do que o Natal. A data se tornou um grande evento comercial: estima-se que a população americana gaste mais de 7 bilhões de dólares por ano para celebrar o Dia das Bruxas no 31/10. Entre fantasias, comidas e festas, a data virou um evento turístico.


Copiar
Compartilhar
fechar