Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino
Desde 1977, comemora-se o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino em 29 de novembro. A data foi instituída pela ONU como forma de conscientizar a comunidade mundial quanto ao sofrimento que o povo palestino tem sofrido desde a divisão do seu país, em 1947. Os palestinos já passaram por longos períodos de guerra e muitos são atualmente imigrantes e refugiados em partes distantes do mundo. Conheça essa data e compreenda a importância de se demonstrar apoio a população palestina, moradores de uma região conturbada, mas que merecem, assim como todos os outros povos, direito à sua soberania e independência.
O fim da guerra?Muitos foram os conflitos entre árabes e judeus, como esse que acarretou no êxodo dos palestinos foi um deles. Essa guerra terminaria em 1949, com Israel detendo 77% do território que fora dividido dois anos antes. Mas o conflito continuou, e em 1967, aconteceu a Guerra dos Seis Dias. O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, 29/11, é um alerta e um pedido pela paz e pelo fim desses conflitos, em que quem sempre perde são os inocentes.
Política se discute, sim! Saiba como debater de forma saudável
CopiarCompartilhar
A dataEm 29 de novembro, é comemorado o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Instituída pela ONU em 1977, essa data também é muito importante para os palestinos que vivem no Brasil.
CopiarCompartilhar
Origem da data29 de novembro foi escolhido como a data para a celebração do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino porque foi neste mesmo dia, em 1947, que a Assembleia Geral da ONU adotou a Resolução 181, que instituiu a divisão da Palestina em dois estados: um judeu e outro árabe.
CopiarCompartilhar
Conflitos entre árabes e judeusA divisão da Palestina em dois estados se daria da seguinte forma: 56% do território para os judeus e 44% para os árabes. O plano foi aceito pelos judeus, mas não pelos árabes, que viram na divisão um ensejo para que os judeus tentassem expulsá-los da região. O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, 29/11, também é um desdobramento desse fato.
Estamos sempre em luta. Conscientize-se sobre os efeitos da guerra
CopiarCompartilhar
Guerra ao Estado de IsraelTendo aceitado a divisão da Palestina, os judeus proclamaram a criação do Estado de Israel (em maio de 1948). Poucas horas após esse evento, quatro países árabes (Egito, Iraque, Jordânia e Síria) declararam guerra ao recém-criado Estado. No Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, 29/11, devemos também refletir sobre os conflitos que tiveram impacto muito grande sobre a vida dos palestinos.
CopiarCompartilhar
NakbaCom a vitória dos israelenses nesse conflito contra os países árabes logo após a criação do Estado de Israel, deu-se o êxodo de mais de 700 mil refugiados palestinos. No Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, 29/11, também devemos refletir sobre esse êxodo, conhecido entre esse povo como nakba, ou catástrofe.
CopiarCompartilhar
Comemoração ativistaO Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, celebrado em 29 de novembro, não é apenas uma mera comemoração. Mas também, e principalmente, um chamado à comunidade internacional para que sejam reconhecidos os direitos do povo palestino (como o direito à independência nacional e à soberania, assim como o de recuperar seus lares). Portanto, nesta data, não só comemoremos, mas também reflitamos sobre direitos humanos.
CopiarCompartilhar
Por um Estado de fato independente29 de novembro, dia em que se comemorar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestin, passou a ser, para muitos, um dia de luta pela paz, pela independência do povo palestino e contra a ocupação do território pelo Estado de Israel. Importante lutar para garantir os direitos a quem é de direito!
CopiarCompartilhar
ImigraçãoNum momento em que muito se discute sobre imigrantes e refugiados, sobretudo no Brasil, é de suma importância discutir os direitos de todos os povos. Principalmente os palestinos. E o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, 29/11, é uma excelente oportunidade para discutir – e também lutar – sobre as condições de violência e descaso em que vivem essas pessoas.
CopiarCompartilhar
Em busca da identidadeMesmo com todas as dificuldades que vivemos no Brasil, somos um povo com identidade própria, consciente dos direitos. Mas imagine um povo que não consegue firmar sua soberania e independência, um povo a quem foi negada sua identidade? O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, 29/11, não só é comemorado, como serve para um alerta para as condições do povo que vive na Palestina.
CopiarCompartilhar
Solidarize-seNeste Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, 29 de outubro, solidarize-se com a causa e com as pessoas. Aqui no Brasil vivem muitos palestinos, que adotaram o país como seu novo lar. Então, se você conhece algum palestino, demonstre sua solidariedade, não só pela situação do país dele, como também pela condição de imigrante. Abrace a paz junto com seu novo irmão de terra!
Reflexões para esse Dia da Solidariedade com o Povo Palestino
CopiarCompartilhar
Comemore tambémO Brasil é um país acolhedor, é fato. Os imigrantes que aqui encontram um novo lar, recebem o apoio e as boas-vindas da maioria dos brasileiros. Recebemos sempre de braços abertos. Que tal abraçarmos também o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, que é celebrado em 29/11, e comemorarmos junto com esse povo que hoje também é brasileiro?
CopiarCompartilhar
Direitos humanosTodos lutamos por melhores condições de vida. Mas não basta lutarmos só pelos nossos próprios direitos. Para fazermos deste planeta um lugar melhor e mais digno, é preciso que lutemos por toda e qualquer vida. Por isso, no Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino (29/11), vamos nos solidarizar com esse povo, que hoje só precisa de paz.
CopiarCompartilhar