Biografia de Barack Obama
Além de ter sido o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, Barack Obama foi um político que lutou por causas antes esquecidas pelo país e teve coragem de fazer reformas jamais imaginadas. Sua candidatura foi de janeiro de 2009 a janeiro de 2017.
Quem é Barack Obama?Barack Obama (1961) é político dos Estados Unidos e o 44 º presidente norte-americano. Começou a governar o país em 2008 com término de gestão em 2012. Eleito pelo Partido Democrata, foi o primeiro presidente negro da história dos EUA. Além disso, Obama se tornou o segundo presidente mais votado do mundo com 69,4 milhões de votos, e o presidente mais votado da história dos Estados Unidos
CopiarCompartilhar
Parte I - InfânciaBarack Hussein Obama Jr. passou parte da infância no Havaí e na Indonésia, para onde sua mãe se mudou depois de divorciar-se do pai e se casar novamente. Aos dez anos, porém, o menino retornou ao Havaí, onde viveu sob os cuidados dos avós maternos.
CopiarCompartilhar
Parte 2 - CarreiraCasou-se com Michele Obama em 1992. Formou-se em Ciência Política na Universidade de Columbia e em Direito na Universidade Harvard, onde também obteve o seu doutorado. Lecionou Direito Constitucional na Escola de Chicago durante 12 anos. Atuou em organizações sociais, foi fundador da organização sem fins lucrativos Public Allies e na Fundação Woods of the Chicago. Foi defensor de causas dos direitos civis. Todas essas atividades fizeram com que fosse eleito senador dos EUA, em 1996, e reeleito em 2000.
CopiarCompartilhar
Parte 3 - PresidênciaEm 2008, concorreu às primárias do Partido Democrata enfrentando Hillary Clinton, quando ganhou e passou a enfrentar o republicano John McCain rumo à presidência da república. Obama elegeu-se com 52% contra 47% do seu oponente, o que foi conseguido graças ao apoio da família Kennedy e de muitos artistas. Outro fator importante para a sua vitória foi a impopularidade do governo Bush. Tornou-se famosa a frase “Yes, we can”, que foi o título de um vídeo e tornou-se mote de campanha.
CopiarCompartilhar
Parte 4 - ProblemasObama teve o êxito de conseguir capturar o terrorista Osama Bin Laden, o inimigo número 1 dos EUA, que promoveu os ataques terroristas de 2001. Porém, enfrentou problemas como a diminuição de sua popularidade, a perda da representatividade no congresso e a suposta falsificação de sua certidão de nascimento, que, comprovada, impossibilitaria sua permanência na presidência.
CopiarCompartilhar
Parte 5 - CríticasPara seus simpatizantes, Obama é um político único e estimulante como o presidente John F. Kennedy e não há dúvida de que exibe um carisma semelhante ao de Kennedy. Por outro lado, seus adversários o acusam de ser nada mais que um orador eloquente, de idéias ingênuas e políticas econômicas que tendem ao socialismo.
CopiarCompartilhar
Parte 6 - LeisComo membro da minoria democrata no período entre 2005 e 2007, ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Neste período, fez viagens oficiais para o leste europeu, o oriente médio e África. Na atual legislatura, contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assistência para militares americanos após o período de serviço.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Parte 7 - FilhasObama e Michelle casaram-se em 1992 e tiveram duas filhas, Malia, que nasceu em 1999, e Sasha, nascida em 2001.
CopiarCompartilhar
Parte 8 - PoderApós a derrota nas eleições intercalares do dia 2 de Novembro de 2010, Obama caiu para a segunda posição como uma das pessoas mais poderosas do mundo, pesquisa que é feita pela revista Forbes. No dia 4 de Novembro de 2010 que até então liderava esse ranking, o chinês Hu Jintao foi escolhido a pessoa mais poderosa do mundo.
CopiarCompartilhar
Parte 9 - Nobel da PazBarack Obama foi premiado com o Nobel da Paz de 2009, "pelos extraordinários esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos". Houve críticas a esta atribuição. Um dos motivos é o reforço de tropas norte americanas no Afeganistão, por parte de Barack Obama.
Segundo o Comitê do Nobel, em Oslo, o presidente dos Estados Unidos criou um "ambiente novo para a política internacional. Graças a seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais seu papel protagonista". Ainda de acordo com o Comitê, "a visão de um mundo sem armas nucleares estimulou o desarmamento e as negociações para o controle de armamento. Graças à iniciativa de Obama, os Estados Unidos estão desempenhando um papel mais construtivo para fazer frente aos desafios da mudança climática que enfrenta o mundo". De acordo com fontes ligadas ao Comitê, a escolha do laureado visa sempre transmitir uma mensagem política ao mundo. Assim, Obama foi escolhido pelo que representa - e não propriamente por realizações efetivas, ainda nos primeiros nove meses do seu mandato
CopiarCompartilhar
Parte 10 - Igualdade RacialA publicidade associada à sua eleição como primeiro afro-americano presidente da Harvard Law Review resultou em um contrato e adiantamento para que ele escrevesse um livro sobre questões relacionadas à raça. Em um esforço para contratar Obama para o seu corpo docente, a escola de direito da Universidade de Chicago ofereceu a ele uma posição em pesquisa e um escritório onde poderia trabalhar no seu livro. Ele planejara terminar o livro em um ano, no entanto a tarefa consumiu muito mais tempo à medida que evoluiu para um livro de memórias. A fim de trabalhar sem interrupções, Obama e sua esposa, viajaram para Bali, onde passou meses escrevendo. O manuscrito foi finalmente publicado como Dreams from My Father em meados de 1995, quando Obama estava com 34 anos.
CopiarCompartilhar
Dados PessoaisBarack Hussein Obama é seu nome de batismo. Nasceu em Honolulu, no Havaí, considerado estado americano. Seu pai era queniano e sua mãe americana. Sua educação primária foi realizada na Indonésia, país de seu padrasto, terminando o ensino elementar e secundário em Honolulu.
CopiarCompartilhar
Parte 11 - Homem de ProjetosObama dirigiu a iniciativa Project Vote em Illinois entre abril e outubro de 1992. O projeto, voltado para o registro de eleitores, contava com 10 funcionários e 700 voluntários. Ele atingiu seu objetivo de registrar 150 mil dos 400 mil afro-americanos não registrados do Estado, motivando a revista Crains Chicago Business a incluir, em 1993, Obama na sua lista de líderes promissores com menos de 40 anos.
CopiarCompartilhar
Parte 12 - SenadoFez sua carreira política em Chicago, Illinois, cidade onde trabalhou, conheceu sua esposa, constituiu família e onde durante anos foi líder comunitário e professor de Direito Constitucional numa universidade local.
Em 1996, Obama foi eleito senador estadual de Illinois.
Em 2004, fez campanha para o Senado dos Estados Unidos pelo lugar que o senador anterior, Peter Fitzgerald, deixara. Nas eleições primárias para a candidatura democrata, os seus opositores foram Blair Hull, um homem de negócios, e Dan Hynes, procurador do estado de Illinois. Obama começou abaixo de Hull nas sondagens de opinião, mas isso mudaria depois de um escândalo de violência doméstica que implicava Hull. A partir daí, melhorou notavelmente a sua imagem, começando a liderar nas sondagens. Foi recebendo apoios dos líderes democráticos. Nas primárias, Obama somou mais votos que os outros seis candidatos combinados, ganhando com 52% dos sufrágios.
Obama enfrentou o candidato Jack Ryan, o vencedor da primária republicana. Durante a campanha, contudo, um escândalo sexual implicou Ryan (foi acusado de levar a sua mulher a clubes de sexo).Devido a isso, Ryan retirou-se da campanha. O partido republicano no Illinois então escolheu como candidato conservador Alan Keyes para substituir Ryan. Finalmente, Obama venceu as eleições por uma diferença considerável: 70% contra 27% de Keyes
CopiarCompartilhar
Frase MarcanteNão é o quão forte você consegue bater, é o quão forte você consegue fazê-lo e continuar seguindo em frente.
CopiarCompartilhar
Mais uma Vez no PoderNo ano de 2012, Barack Obama derrota Mitt Romney e é reeleito presidente dos EUA.
CopiarCompartilhar