Frases de Bolsonaro
Em 2018, Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. Mesmo antes de sua eleição, Bolsonaro manifestou diversas declarações com discurso de ódio e foi motivo de desconforto. Em poucos meses de presidência, muita polêmica já foi levantada em seu governo. Apesar de não se dizer racista, o presidente, que alega que não existe racismo no Brasil, já recebeu denúncias por posturas racistas e desrespeitosas. Ainda há quem admire Bolsonaro e o considere um "mito" capaz de erradicar a corrupção no país. Confira algumas frases do presidente que provocaram calorosos debates e movimentações em todo o país.
O futebol Jair BolsonaroSeu nome, como bom brasileiro, é a junção de duas paixões dos pais. A paixão do pai foi o futebol: "o Jair veio porque, naquele dia, 21 de março, era aniversário do Jair Rosa Pinto, meia-esquerda da seleção brasileira e do Palmeiras. E o meu pai, como palmeirense, botou o nome em mim de Jair".
CopiarCompartilhar
Como tudo começou Jair BolsonaroJair Bolsonaro cresceu no interior paulista, em Glicério. Filho de Percy Geraldo e Olinda, a paixão da mãe originou o nome: "Nasci em 1955, minha querida mãe ainda está viva. Uma gestação bastante complicada. Ela, como católica, botou o nome em mim, botou um dos meus nomes de Messias. Mas não sou o salvador da pátria".
CopiarCompartilhar
Defensor da ditadura Jair BolsonaroBolsonaro nasceu em 21 de março de 1955, foi deputado federal pelo Rio de Janeiro, de 1991 a 2019, quando venceu a disputa eleitoral para presidente do país. Defensor da ditadura, já chegou a afirmar, no início da carreira, que “a situação do país seria melhor se a ditadura tivesse matado mais gente”.
Os pensamentos polêmicos de Donald Trump
CopiarCompartilhar
Fim à democracia Jair BolsonaroBolsonaro foi um militar da reserva e hoje é o atual presidente do Brasil. Sua trajetória envolve polêmicas e um discurso conservador. Em 1994, no parlamento, defendeu a ditadura e disse que "preferia sobreviver no regime militar a morrer na democracia”.
CopiarCompartilhar
A decisão Jair BolsonaroA decisão de concorrer à eleição presidencial aconteceu logo após a reeleição de Dilma Rousseff (PT), em 2014. De acordo com Bolsonaro, tudo veio quando estava sozinho à mesa. "Depois eu levei para a minha esposa, que foi a segunda pessoa que tomou conhecimento. E depois botamos o plano em funcionamento. Ninguém acreditava."
CopiarCompartilhar
Nem ele acredita Jair BolsonaroNem mesmo ele acreditou no que havia pensado, já que ser o próximo presidente do Brasil envolve muita responsabilidade e foco de todos nele. "De vez em quando, eu confesso, até eu falava: será que eu estou no caminho certo?", afirmou Jair Bolsonaro.
CopiarCompartilhar
Ele é a cara da direita Jair BolsonaroApós a decisão, Bolsonaro lutou por sua candidatura e anunciou, em abril de 2014, os motivos de ser "a cara da direita". “Qual é a cara da direita? É a defesa da redução da maioridade penal. É uma política de planejamento familiar. É a defesa da família contra o kit gay", disse na Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Fim e respeito Jair BolsonaroAinda na Academia Militar das Agulhas Negras, Bolsonaro completou o discurso, respondendo sobre mais razões de ser "a cara da direita": "É a revogação do Estatuto do Desarmamento. É o fim da indústria de demarcação de terras indígenas. É o respeito e a valorização das nossas Forças Armadas”, afirmou Bolsonaro na ocasião.
CopiarCompartilhar
Ganhando fama Jair BolsonaroEm 2014, recém-eleito para o sétimo mandato consecutivo com recorde de votos (de 120,6 mil em 2010 para 464,5 mil votos em 2014), Bolsonaro percorreu o país, virou o queridinho das redes sociais e ganhou o apelido de "mito". Sobre isso, ele afirmou ao Jornal Nacional: “Mito, eu não sei de onde veio isso aí. Até brinquei, deve ser do meu apelido de criança, ‘parmito’”.
CopiarCompartilhar
Afirmação polêmica Jair BolsonaroSuas declarações renderam representações no Conselho de Ética da Câmara e ações na Justiça. Contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS), em 2014, Bolsonaro disse: "Ela não merece (ser estuprada) porque ela é muito ruim, ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria". Por isso chegou a ser condenado por incitar o estupro.
CopiarCompartilhar
Sobre mulheres no trabalho Jair BolsonaroDurante entrevista a Luciana Gimenez, declaração de Bolsonaro sobre mulheres no mercado de trabalho não foi bem recebida pelo público. Jair Bolsonaro disse: "Entre um homem e uma mulher jovem, o que o empresário pensa? 'Poxa, essa mulher tá com aliança no dedo, daqui a pouco engravida, seis meses de licença-maternidade…' Bonito pra c..., pra c...! Quem que vai pagar a conta?". A entrevista foi ao ar em 23 de fevereiro de 2015.
CopiarCompartilhar
Morto, não gay Jair BolsonaroSempre muito polêmico em suas declarações, Bolsonaro é visto como preconceituoso por muitos. O presidente sempre foi mais conhecido pelas declarações que deu. Para a revista Playboy, em junho de 2011, afirmou: "Prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim ele vai ter morrido mesmo".
Conheça o Dia Internacional do Orgulho Gay
CopiarCompartilhar
Nada de fobia Jair BolsonaroMas quando questionado sobre as declarações e a forma como enxerga os homossexuais, Bolsonaro nega ser homofóbico. "Eu não sou homofóbico, gordofóbico, flamengofóbico, heterofóbico. É o governo que estimula isso através do Plano Nacional de Promoção de Direitos Humanos e Cidadania LGBT. O governo é que joga homo contra hétero", disse em 14 de abril de 2015.
CopiarCompartilhar
Luta contra todos Jair BolsonaroQuando Dilma Rousseff venceu a eleição por pouco, em 2014, fez ganhar força a rixa entre regiões do país. Em 12 de abril de 2016, Jair Bolsonaro se pronunciou sobre o assunto: "O PT sempre pregou a luta de classes, homo contra hétero, pai contra filho, norte contra sul, rico contra pobre e agora chegamos à divisão física. Um muro como o muro de Berlim, o muro de Hitler".
Frases de Sérgio Moro: de ex-juíz para ministro da justiça
CopiarCompartilhar
Sobre o coronel Brilhante Ustra Jair BolsonaroAs polêmicas nunca acabam. Bolsonaro foi duramente criticado por exaltar a ditadura durante a votação do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 17 de abril de 2016, quando saudou um torturador na Câmara dos Deputados. "Pela memória do coronel Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff".
CopiarCompartilhar
O que importa é o agora Jair BolsonaroA candidatura de Jair Bolsonaro foi polêmica, dadas as suas declarações e manifestações contrárias e favoráveis no Brasil inteiro. Mas ele não se importava e deixou claro: "Gostem ou não gostem, eu sou candidato em 2018. Minha arma são as palavras, minha bomba atômica é a verdade", disse em 11 de setembro de 2016.
CopiarCompartilhar
Os quilombolas Jair BolsonaroAntes mesmo da oficialização de sua candidatura à presidência, Bolsonaro dava o que falar a partir de seus discursos. Sobre os quilombolas, em 3 de abril de 2017, disse: "Não fazem nada. Nem para procriador servem mais." A declaração colocou mais um processo nas costas do atual presidente.
CopiarCompartilhar
Abalando a vida pessoal Jair BolsonaroMesmo convicto de sua candidatura, Bolsonaro já previa tempos nebulosos, caso vencesse. A divisão do país e aqueles que não gostavam de sua forma de agir poderiam tornar sua vida difícil no Palácio do Planalto. Prevendo conflitos, disse, em 22 de setembro de 2017: “Se um dia eu chegar a ser presidente, vai ser uma desgraça”, revelou, ao falar sobre o impacto de sua vitória em sua vida pessoal.
CopiarCompartilhar
Quer acertar Jair BolsonaroMuita gente criticou o atual presidente por conta de suas declarações polêmicas e sua forma de falar, agir e até de se comportar diante de problemas reais do Brasil. Mas ele entende suas limitações e quer a ajuda de todos. "Estendo a mão aos senhores. Entendam a minha inexperiência em algumas áreas, mas o mais importante é a vontade de acertar", disse, em 2017, durante palestra fechada para investidores e analistas, nos Estados Unidos.
CopiarCompartilhar
As palavras fogem Jair BolsonaroAlém de saber que não era aquele que saberia tudo durante sua permanência na presidência, ele se confunde com as palavras, mas tem consciência disso e pede desculpas a todos. Na mesma palestra, fechada para investidores e analistas, nos Estados Unidos, disse: “De vez em quando me perco nas palavras, sim, me perco, me perco, peço desculpas. Mas o nosso objetivo é exatamente o bem de todos”.
CopiarCompartilhar
Tem gente mais preparada Jair BolsonaroAinda sobre não se sentir o melhor no cargo, Jair Bolsonaro admitiu que existia gente mais preparada que ele para governar o país, em 2017: "Tem muita gente mais preparada do que eu, mas no Brasil hoje o pessoal está alvejado", disse Bolsonaro, referindo-se às investigações da Lava Jato.
CopiarCompartilhar
Para defesa é preciso ser firme Jair BolsonaroRival da política de defesa dos direitos humanos, Bolsonaro não se limita quando o assunto é violência. Todas as suas declarações sobre o assunto são firmes. Para ele, é preciso agir com dureza quando se trata de violência. "Se morrerem 40 mil bandidos (por ano, por ação da polícia), temos que passar para 80 mil. Não há outro caminho. Não dá para combater violência com políticas de paz e amor", disse em 20 de novembro de 2017.
CopiarCompartilhar
Importa é tirar o PT Jair BolsonaroBolsonaro sempre teve um forte discurso antipetista, o que deu ainda mais força a ele durante sua ascensão no cenário político país. Ajudou muito também a insatisfação da população com o PT por causa do escândalo do partido com a corrupção na Petrobras. "O que queremos é o PT fora de combate. Eles fizeram besteira demais. Para mim, vale mais a questão ideológica do que a corrupção. O Brasil ganha", afirmou em 21 de janeiro de 2018.
CopiarCompartilhar
Uma visão melhor Jair BolsonaroDiante de como a mídia o tratava e da opinião pública a seu respeito, Bolsonaro nunca teve a pretensão de agradar a todos. Ao se encontrar com investidores, em 11 de fevereiro de 2018, Jair Bolsonaro disse que não acreditava que eles tinham uma visão boa sobre sua candidatura. "O mercado sempre me achou um rinoceronte. Vou me dar por feliz se sair daqui com vocês me achando um homem das cavernas".
CopiarCompartilhar
No mundo digital Jair BolsonaroCom uma campanha tocada principalmente nas redes sociais, sempre muito próximo de seu público, mas usando as mídias digitais, era natural que declarações atribuídas a Bolsonaro fossem disseminadas na rede. Ele desconhecia a maioria delas, então afirmou, em 24 de abril de 2018: "Tudo nosso é espontâneo, mas há muitas pessoas que trabalham para mim e que confiam em mim. Não conheço 99% delas”.
CopiarCompartilhar
Racismo não existe Jair BolsonaroSobre o racismo, ele foi enfático. Questionado sobre o assunto em 26 de junho de 2018, Jair Bolsonaro afirmou: "Aqui no Brasil não existe isso de racismo, tanto é que meu sogro é Paulo Negão e quando eu vi a filha dele não queria saber quem era o pai dela", disse para uma plateia de cerca de 15 mil pessoas em um hotel na praia de Iracema. A declaração ocorreu no mesmo dia em que o STF recebeu uma denúncia de racismo contra ele.
CopiarCompartilhar
Não houve golpe Jair BolsonaroEm entrevista ao programa Roda Vida, Jair Bolsonaro defendeu o golpe militar de 1964, ao afirmar que na época vivíamos na Guerra Fria. "Não houve golpe militar em 1964. Quem declarou vago o cargo do presidente na época foi o parlamento. Era a regra em vigor”, afirmou em 30 de julho de 2018. Bolsonaro defendeu que teria agido da mesma maneira se estivesse no lugar dos militares daquela época.
CopiarCompartilhar
Negro escravizando negro Jair BolsonaroSem medo de se envolver em mais uma polêmica, Jair Bolsonaro desafiou historiadores e não hesitou a afirmar que não existiu escravidão no Brasil. "O português nem pisava na África. Eram os próprios negros que entregavam os escravos".
Entenda o Dia Nacional de Combate ao Racismo
CopiarCompartilhar
O atentado Jair BolsonaroJair Bolsonaro sobreviveu a um atentado, quando, em 6 de setembro 2018, durante a campanha à presidência, era carregado no colo por simpatizantes em Juiz de Fora (MG). Postou um vídeo gravado na UTI em que dizia: "Eu estava muito preocupado. Parecia apenas uma pancada na boca do estômago, mas já levamos bolada no futebol. A dor era insuportável. Por isso parecia que tinha algo mais grave acontecendo", afirmou Bolsonaro.
Frases de FernandoHaddad, a nova aposta do PT
CopiarCompartilhar
Perfuração no abdômen Jair BolsonaroNesta ocasião, foi agredido por um homem que carregava uma faca e que perfurou seu abdômen. Bolsonaro passou três semanas internado após uma cirurgia e concentrou seu discurso para vencer a eleição nas redes sociais. Em vídeo, disse: "Essa equipe maravilhosa e abençoada evitou que o mal maior acontecesse. Será que o ser humano é tão mau assim? Eu nunca fiz mal a ninguém".
CopiarCompartilhar
Pede desculpas Jair BolsonaroDurante sua campanha, fez questão de se desculpar por suas declarações sobre preferir um filho morto a um gay. Em entrevista ao Jornal Nacional, disse: "Não, tem muito gay que é pai, que é mãe e concorda comigo. As declarações foram fortes, foram algumas caneladas. Peço até desculpas, mas foi um momento de temperatura alta em comissões, que quase houve vias de fato em muitas discussões, porque o ativismo LGBT levava para isso".
CopiarCompartilhar
Igualdade aos índios Jair BolsonaroSobre a questão dos índios no Brasil, todos os dias há pressão sobre desmatamento, reservas indígenas e direitos dos índios. Para Bolsonaro, só há uma solução possível. Ele defendeu o fim das demarcações indígenas em sua campanha. "Nosso projeto para o índio é fazê-lo igual a nós. Eles têm as mesmas necessidades que nós. O índio quer médico, dentista, televisão e internet", declarou em dezembro de 2018.
CopiarCompartilhar
Difícil ser patrão no Brasil Jair BolsonaroInflação, queda nas vendas, demissão em massa e crise financeira são fantasmas que podem assombrar o governo a qualquer momento. Para Bolsonaro, é preciso aliviar para o empresário: "Na última reforma trabalhista, que votei favoravelmente, já tivemos reflexo positivo. O número de ações trabalhistas caiu pela metade. Mas hoje em dia continua sendo muito difícil ser patrão no Brasil", disse Bolsonaro em dezembro de 2018.
CopiarCompartilhar
Ideologia de gênero Jair BolsonaroEm 2011, Jair Bolsonaro iniciou suas declarações contra propostas do Ministério da Educação de discutir a diversidade e combater a homofobia nas escolas. À época, disse: “A relação entre um homem e uma mulher já não é mais normal. Onde vamos parar?”.
CopiarCompartilhar
Homem e mulher Jair BolsonaroAinda sobre diversidade, Jair Bolsonaro acredita ser um desrespeito aos cristãos propagar a ideologia de gênero. "Com o tempo, passou-se a instituir outras coisas à sociedade, como a malfadada ideologia de gênero, que diz que ninguém nasce homem ou mulher, que isso é uma construção da sociedade. Isso é uma negação a quem é cristão, é uma negação a quem realmente acredita no ser humano. Ou se nasce homem ou se nasce mulher".
CopiarCompartilhar
Sem divisão Jair BolsonaroDurante a campanha de Jair Bolsonaro, foi evidente que o país se dividiu, o que gerou muitos problemas para o candidato. Querendo agora governar para todos, ele afirmou: "Não podemos deixar que ideologias nefastas venham a dividir os brasileiros. Ideologias que destroem nossos valores e tradições, destroem nossas famílias, alicerce da nossa sociedade", afirmou no parlatório do Palácio do Planalto, em seu discurso de posse.
CopiarCompartilhar
Promessa é promessa Jair BolsonaroUma das principais promessas de campanha de Bolsonaro foi mudar o Estatuto do Desarmamento com um projeto enviado ao Congresso. Em seu discurso da vitória, disse: “Mudar porque o cidadão de bem quer fazer com que o referendo de 2005 seja respeitado. O povo decidiu pelo direito de comprar armas e munições. Eu não estou inventando nada.”
CopiarCompartilhar
Com a ajuda de todos Jair BolsonaroJair Bolsonaro, presidente do país, não tinha pretensões de governar sozinho. Ele sempre disse que queria a ajuda de todos que puderem ajudar. Agora que assumiu o posto de presidente do Brasil, afirma que quer a ajuda de todos para que o país vá para frente. “Pretendo partilhar o poder, de forma progressiva, responsável e consciente, de Brasília para o Brasil. Do poder central para estados e municípios”, disse no dia primeiro de janeiro de 2019, discursando no Congresso.
Frases de presidentes brasileiros
CopiarCompartilhar