Livro de Lamentações - Bíblia sagrada online
A Bíblia é uma obra tão extensa e dividida entre tantos capítulos que pode ser difícil estudar TODOS os seus capítulos e livros. Existem alguns, porém, que passam despercebidos por diferentes motivos. Esse é o caso do Livro de Lamentações. Entretanto, mesmo com apenas cinco capítulos, essa obra é impactante e poderosa. Além de falar sobre as consequências do pecado, demonstra a importância da esperança e da fé. Ou seja, deve ser estudado com atenção aos detalhes! Confira, agora, tudo sobre essa obra, desde seu resumo até curiosidades, principais versículos, autor e período de escrita e muito mais para compreender verdadeiramente o seu valor e contexto de desenvolvimento.
Direto ao pontoSignificado do nome Lamentações
Quem escreveu o Livro Lamentações?
Quando e onde foi escrito o Livro Lamentações?
Versículos populares de Lamentações
Resumo de Lamentações
Curiosidades sobre Lamentações
Livro Lamentações em áudio
Livro Lamentações em vídeo
Significado do nome Lamentações
O termo "lamentações" vem do hebraico. Sua tradução literal é "Oh! Como!", pranto que busca sentido em uma tragédia. Presente no grupo de "Profetas Maiores" do Velho Testamento, o Livro de Lamentações vem após o Livro de Baruque (ou Livro de Jeremias no caso das igrejas protestantes) e antes do Livro de Ezequiel. Ele retrata o período que se passa após a conquista babilônica sobre Jerusalém, mostrando a miséria, o sofrimento e a humilhação do povo.
CopiarCompartilhar
Capítulos do Livro de Lamentações
O Livro de Lamentações é composto por cinco capítulos que refletem o remorso dos pecadores. Poético e melancólico, cada um deles tem 22 versículos, cada um deles iniciando com uma letra do alfabeto hebraico - com exceção do terceiro capítulo, que é mais longo e denso, com 66 versículos.
01 | 02 | 03 | 04 | 05
CopiarCompartilhar
Quem escreveu o Livro Lamentações?
Durante muito tempo, acreditou-se que o Livro de Lamentações foi escrito por Jeremias. Inconsistências de ideias entre os dois livros, porém, fazem com que, hoje, existam teorias de que ele foi desenvolvido por um de seus discípulos. De qualquer forma, é impossível negar que, mesmo curto, ele é extremamente importante, já que seus poemas são lembrados, recitados e cantados com frequência na Semana Santa.
CopiarCompartilhar
Quando e onde foi escrito o Livro Lamentações?Os poemas do Livro de Lamentações foram escritos após a triste e devastadora destruição de Jerusalém, que ocorreu aproximadamente no ano de 586 a.C. pela Babilônia. Acredita-se que sua concepção se realizou ou na própria Jerusalém ou, então, no Egito, local onde muitos fiéis foram enviados para viver e refletir sobre seus pecados durante o período de exílio.
CopiarCompartilhar
Versículos populares de Lamentações
Lamentações 1:7Lembra-se Jerusalém, nos dias da sua aflição e dos seus exílios, de todas as suas mais queridas coisas, que tivera desde os tempos antigos; quando caía o seu povo na mão do adversário, e não havia quem a socorresse; os adversários a viram, e fizeram escárnio da sua ruína.
CopiarCompartilhar
Lamentações 1:18Justo é o Senhor, pois me rebelei contra o seu mandamento; ouvi, pois, todos os povos, e vede a minha dor; as minhas virgens e os meus jovens foram levados para o cativeiro.
CopiarCompartilhar
Lamentações 1:22Venha toda a sua maldade diante de ti, e faze-lhes como me fizeste a mim por causa de todas as minhas transgressões; porque os meus suspiros são muitos, e o meu coração está desfalecido.
CopiarCompartilhar
Lamentações 2:7Rejeitou o Senhor o seu altar, detestou o seu santuário; entregou na mão do inimigo os muros dos seus palácios; deram gritos na casa do Senhor, como em dia de festa solene.
CopiarCompartilhar
Lamentações 3:18Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor.
CopiarCompartilhar
Lamentações 3:22-23As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
CopiarCompartilhar
Lamentações 3:62Os lábios dos que se levantam contra mim e os seus desígnios me são contrários todo o dia.
CopiarCompartilhar
Lamentações 4:13Foi por causa dos pecados dos profetas, das maldades dos seus sacerdotes, que derramaram o sangue dos justos no meio dela.
CopiarCompartilhar
Lamentações 5:19-22Tu, SENHOR, reinas eternamente, o teu trono subsiste de geração em geração. Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias sobremaneira contra nós outros?
CopiarCompartilhar
Livro Lamentações em áudio
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Resumo de Lamentações
- A desolação de um povo
No primeiro capítulo do Livro de Lamentações, o narrador sofre ao retratar a nova realidade de Jerusalém: após o ataque, a cidade esta vazia e sem vida; as pessoas que ainda estão por ali, estão fracas e com fome; a desolação está estampada no rosto de todos. É entendido, então, que a queda de seu esplendor se deu pela vida de pecados do povo que lá vivia e se recusava a escutar as palavras de Deus.
- A nuvem de ira do Senhor
No segundo capítulo, o Livro de Lamentações segue descrevendo o momento de tristeza pelo qual Jerusalém passa. Agora, porém, ele começa a entender mais sobre a nuvem de ira do Senhor que possibilitou que isso acontecesse, percebendo que a região não só foi abandonada como também virou alvo de zombaria e vergonha dos inimigos.
- A fagulha de uma esperança
Diante de todo o sofrimento que o profeta presencia, ele passa a perder a sua fé em Deus. Ele acredita que Jerusalém, e ele, foram completamente abandonados pelo Senhor. Sua alma e seu corpo estão completamente derrotados. Porém, nesse momento de desespero, ele também se lembra de todas as misericórdias divinas que já presenciou. E é assim que a fagulha de esperança se renova em sua mente no terceiro capítulo do Livro de Lamentações.
- A humilhação da calamidade
Mesmo com a fé renovada, o profeta não deixa de perceber a humilhação da calamidade que o povo ainda sofre. No quarto capítulo do Livro de Lamentações, ele descreve que cerca de dois anos já se passaram e que a situação de tristeza persiste. E pior: essa situação irá se repetir em todos os lugares que recusarem os ensinamentos e lições do Senhor.
- A confiança no socorro
No quinto e último capítulo do Livro de Lamentações, o profeta percebe que é somente por meio da oração que vai recuperar a misericórdia do Senhor e salvar os sobreviventes. Portanto, seus prantos, além de descrever a situação em que Jerusalém está vivendo, clama por ajuda. E a esperança é recompensada, por sua oração é respondida. Afinal, Deus nunca abandona seus filhos.
CopiarCompartilhar
Curiosidades sobre Lamentações
- O Livro de Lamentações é o único livro bíblico composto somente por cânticos tristes, sendo considerado a obra mais taciturna da Bíblia.
- A obra é recitada por judeus e sinagogas ao redor do mundo durante o período do grande jejum no quinto mês do calendário judaico, que marca o “aniversário” da queda de Jerusalém.
- Além disso, alguns versículos e expressões foram incorporados em orações e hinos litúrgicos judaicos.
- Na tradicional procissão da Sexta-Feira Santa, durante o Canto de Verônica, o versículo 1:12 do Livro de Lamentações é citado.
- O título do quarto episódio da série "Missa da Meia-Noite", da Netflix, faz referência ao Livro de Lamentações.
CopiarCompartilhar
Livros sobre Lamentações
Deu para perceber que, apesar de ser um pouco mais curto, o Livro de Lamentações carrega um importante significado e lição para as pessoas, certo? Aprofunde-se nesses ensinamentos com a ajuda de profissionais. Veja livros que abordam esse tema:
1. "Lendo o Livro de Lamentações: Solidariedade e ternura em meio à tragédia", por Luiz Alexandre Solano Rossi
Ver este livro na Amazon
A obra reflete sobre o papel do sofrimento na vida das pessoas e, mais do que isso, a relação da esperança com esse sentimento. Como duas emoções tão contraditórias podem andar lado a lado? É isso que é explorado neste livro.
2. "Série Introdução e Comentário - Jeremias e Lamentações", por R.K. Harrison
Ver este livro na Amazon
Esse livro faz parte da coleção chamada "Série Cultura Bíblica" da editora Vida Nova. Nesta edição, focada no Livro de Lamentações, o autor busca trazer contextualizações históricas para garantir o entendimento completo dos versos bíblicos e textos sagrados.
3. "Comentários do Antigo Testamento - Lamentações", por John Mackay (e tradução por Markus Hediger)
Ver este livro na Amazon
Apesar de ser milenar, o Livro de Lamentações ainda é bastante atual e toca em sentimentos que perduram para sempre na mente dos fiéis: "Deus nos deixou?"; "Existe um caminho para a restauração?"; entre outros. Nessa obra, o autor fala um pouco sobre a relevância desses versículos até os dias atuais.
4. "Lágrimas de esperança: A mensagem de Lamentações para a igreja de hoje", por John McAlister
Ver este livro na Amazon
Além de explorar o papel da esperança, mesmo em situações desafiadoras, na vida das pessoas, essa obra também aborda como o Livro de Lamentações continua sendo muito pertinente para as igrejas de hoje.
CopiarCompartilhar
Livro Lamentações em vídeo
CopiarCompartilhar
Livros Antigo Testamento
Também conhecido como Velho Testamento, é a primeira parte da Bíblia Cristã. É constituído por 39 livros.Pentateuco
Gênesis | Êxodo | Levítico
Números | Deuteronômio
Livros Históricos
Josué | Juízes | Rute
1 Samuel | 2 Samuel | 1 Reis
2 Reis | 1 Crônicas | 2 Crônicas
Esdras | Neemias | Ester
Livros Poéticos
Jó | Salmos | Provérbios
Eclesiastes | Cânticos
Livros Proféticos
Isaías | Jeremias | Lamentações
Ezequiel | Daniel | Oseias
Joel | Amós | Malaquias
Abdias | Jonas | Miquéias
Naum | Habacuc | Sofonias
Ageu | Zacarias
Ver bíblia sagrada completa
Livros Novo Testamento
Escrita após o nascimento de Jesus, essa parte da Bíblia Cristã contém 27 livros que também são conhecidos por Nova Aliança.Evangelhos
Mateus | Marcos | Lucas | João
Livros Históricos
Atos dos Apóstolos
Epístolas do apóstolo Paulo
1 Coríntios | 2 Coríntios | Efésios
Filipenses | Colossenses
1 Tessalonicenses | 2 Tessalonicenses
1 Timóteo | 2 Timóteo | Romanos
Gálatas | Filêmon
Epístolas de autores diversos
Tito | Hebereus | Judas
1 João | 2 João | 3 João
Tiago | 1 Pedro | 2 Pedro
Revelações
Apocalipse