Cantigas de Dom Dinis 5
Dom Dinis foi um dos reis de Portugal, e ficou conhecido por suas obras e por suas cantigas guardadas por um cancioneiro. Leia e compartilhe as melhores cantigas de Dom Dinis, o Rei de Portugal!
Que foi Dom Dinis?D. Dinis I de Portugal foi o sexto rei na Lista de reis de Portugal, com o cognome o Lavrador pelo grande impulso que deu à agricultura e ampliação do pinhal de Leiria ou o Rei-Poeta devido à sua obra literária.
CopiarCompartilhar
De morrerdes por mi gram dereite Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão. Respondendo à pergunta da mãe, a rapariga confessa que morre de amores pelo seu amigo.
CopiarCompartilhar
O meu amig amiga non quereu Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão, com finda. A rapariga confessa à amiga como pretende tratar o seu amigo: nem muito bem nem muito mal.
CopiarCompartilhar
O vossamigo tam de coraçom Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão. Uma amiga explica à rapariga que o amor que o amigo lhe tem pode bem descobrir-se no modo como ele a mira.
CopiarCompartilhar
Que muitha ja que nom vejo Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão, com finda. Falando a uma amiga, a rapariga pensa que o seu amigo, visto ter transcorrido tanto tempo sem receber notícias dele, ou é morto ou mentia quando lhe prometeu não tardar.
CopiarCompartilhar
Rogam hoje filha o vossamigo Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão. A mãe transmite à rapariga a súplica amorosa do amigo, mas aconselha-lhe também prudência.
CopiarCompartilhar
Vos que vos em vossos cantares meu Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão, com finda. A rapariga, dirigindo-se ao amigo, manifesta-lhe o seu desdém.
CopiarCompartilhar
Bom dia vi amigo Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão. A rapariga, feliz porque recebeu notícias do seu amigo, roga a Deus que ela o veja consigo.
CopiarCompartilhar
Amiga sei eu bem dunha molher Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão, com finda. Uma amiga desvela à rapariga que outra mulher está buscando maneira de que perda o amigo.
CopiarCompartilhar
Levantousa velida Dom Dinis Ler livroCantiga narrativa; de refrão. Uma moça lava a roupa e estende-a ao vento.
CopiarCompartilhar
Non chegou madre o meu amigo Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão. A rapariga confessa à mãe a sua pena porque o amigo não veio como prometera.
CopiarCompartilhar
Pesar mi fez meu amigo Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão, com finda. Dirigindo-se a uma amiga, a rapariga desculpa o seu amigo, no qual tem plena confiança, pois está segura de que não lhe quis causar pesar.
CopiarCompartilhar
Que tristhoje meu amigo Dom Dinis Ler livroCantiga de amigo; de refrão, com finda. Dirigindo-se a uma amiga, a rapariga comenta a tristeza do seu amigo por não poder vê-la e falar-lhe.
CopiarCompartilhar
Senhor en tan grave dia Dom Dinis Ler livroCantiga de amor; de refrão. O trovador roga à amada que, pelas virtudes e qualidades que Deus lhe concedeu, tenha compaixão dele.
CopiarCompartilhar
En grave dia senhor que vos oi Dom Dinis Ler livroCantiga de amor; de refrão. Em diálogo com a amada, o poeta expõe-lhe o seu sofrimento desde que a conheceu; ela mostra-se disposta a prestar-lhe ajuda.
CopiarCompartilhar